Close
FILMES CRÍTICAS

Wolverine Imortal (X-Men 2013).

Wolverine Imortal  (X-Men 2013).
  • Publishedmaio 20, 2016

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos do segundo filme solo do mutante mais querido das HQs.

Marvel-The-Wolverine-Movie-2013-HD-Wallpaper

Wolverine Imortal:

Direção: James Mangold, roteiro Frank Miller e Chris Claremont, elenco Hugh Jackman, Tao Okamoto, Rila Fukushima, Svetlana Khodtchenkova, Famke Janssen, Brian Tee, Hal Yamanouchi e Will Yun Lee.

w2

Sinopse: Em 1945, Logan, o Wolverine, é mantido em um campo de prisioneiros japoneses perto de Nagasaki. Durante o bombardeio atômico de Nagasaki, Logan resgata um oficial chamado Yashida e o protege da explosão. Logan é incinerado durante a explosão mas a sua mutação o faz sobreviver. Em 2006, Logan vive como um eremita em Yukon, atormentado por alucinações de Jean Grey, que ele foi forçado a matar um ano antes, no final de X-Men: O Confronto Final. Ele é localizado por Yukio, uma mutante com a capacidade premonitória de prever a morte das pessoas, no nome de Yashida, agora o CEO de uma empresa de tecnologia. Yashida, que está morrendo de câncer, quer Logan para acompanhar Yukio ao Japão para que ele possa pagar sua dívida de vida.

Em uma cena no meio dos créditos, Logan retorna aos Estados Unidos dois anos mais tarde e é abordado no aeroporto por Magneto e Xavier, o primeiro avisa de uma nova ameaçada da sepultura para a raça mutante (prenúncio X-Men: Days of Future Past).

Assista séries e filmes assinando Disney Plus!

w3

Crítica: Assisti quatro vezes ao filme, reli minhas revistas do Logan no Japão e pensei bastante antes de escrever esta crítica. Não porque o filme não fosse bom, se pensarmos nele fora do mundo das HQs e de seu antecessor, mas os principais motivos para se apreciar esta obra estão na fotografia japonesa, as boas cenas de ação, um elenco afinado, a ótima Famke Janssen, minha eterna Fênix, que transforma uma ponta do filme em algo grandioso e Hugh Jackman, que representa tudo o que o Logan é e poderá ser um dia no cinema. Jackman simplesmente dá uma sensibilidade ao personagem e mantém sua fúria atuando, o que me deixa sérias dúvidas se um dia alguém poderá refazer este papel e encarar o personagem tão carismático. Contra ele apenas sua altura e o roteiro. Imortal deixa entender que é sequencia de XMen 3. O filme Wolverine Origens, seu péssimo antecessor, não  é nem lembrado,  o que é uma pena apenas pela ótima atuação de Liev Schreiber, que surpreendeu no personagem Dente de Sabre. Não é a primeira vez que a Fox faz isso com seus personagens, é bom lembrar que o também ótimo Noturno, do ator Alan Cumming (não tão ótimo), no filme XMen 2, foi esquecido para o Fraco Xmen 3. A principal falha no filme Wolverine Imortal está em seu roteiro. Ao mesmo tempo que a mão do Diretor James não nos deixa perder o fio da trama, são os detalhes e a falta de profundidade do conceito “Imortal” que nos deixa perplexo, principalmente para os fãs do personagem principal,  pois ela é tratada de maneira casual. A conclusão que chegamos, até pelo fato da pré produção do filme, troca de diretores, roteiro refeito várias vezes  entre outros problemas é que o Diretor James tentou tornar o filme mais  dramático, romântico e não tão brutal, até por ser uma opção para se diminuir a classificação etária de 18 para 14 anos e atrair uma gama maior de fãs e não fãs, mas com isso criando buracos imensos na trama do filme. Mesmo assim, Wolverine Imortal é melhor que filmes como  Wolverine Origens, Blade 3, Conan, O Bárbaro (Remake), Homem Aranha (Remake) entre outros e vale muito a pena conferir nosso herói preferido. Agora com a chuva de acordos entre Sony e Marvel, este que vos escreve ainda torce muito para ver, conforme até pedido do próprio Hugh Jackman, que nosso querido Wolvie seja também introduzido no Universo Cinematográfico Marvel e possamos ter um Hulk VS Wolvie. Seria a “Imortalização” de Hugh Jackman no personagem, se é que ele ainda precisa disso. Só para quem não viu, na cena dos Vimgadores em que a Viúva tenta convencer  Banner a se juntar ao grupo, o nome do Logan é citado pela mesma.

w4

Curiosidades e Dificuldades:

Em 2009, Gavin Hood, diretor de Wolverine: O Filme, especulou que haveria uma sequência do filme a ser feita no Japão. Durante uma das cenas pós-créditos, Logan é visto bebendo em um bar no Japão. Esta localização foi irada da HQ do personagem de 1982, de Chris Claremont e Frank Miller. Jackman disse que: “o que precisamos fazer é estabelecer quem Logan é e descobrir como ele se tornou Wolverine”. Jackman declarou que a série Claremont-Miller é a sua HQ favorita de Wolverine. Do arco japonês, Jackman também afirmou: “Eu não vou mentir para você, eu fui falar com os escritores e eu sou um grande fã da saga japonesa nas HQs.” Antes do lançamento de Wolverine: O Filme, Lauren Shuler Donner se aproximou de Simon Beaufoy para escrever o roteiro, mas ele não se sentiu confiante o suficiente para escrever, mas mesmo assim a sequência foi confirmada oficialmente. Christopher McQuarrie, que foi creditado por seu trabalho em X-Men, foi contratado para escrever o roteiro para a sequência de Wolverine. Segundo Shuler Donner, a sequência iria incidir sobre a relação entre Wolverine e Mariko, a filha de um senhor do crime japonês, e o que acontece com ele no Japão. Wolverine teria um estilo de luta diferente, devido ao pai de Mariko ter “esta vara como arma. Haverá samurai, ninja, lâminas katana, diferentes formas de artes marciais. Lutas Mano a Mano, o combate extremo”. Ele continuou: “Queremos torná-lo autêntico, então eu acho que é muito provável que vamos fotografar no Japão. Eu acho que é provável que os personagens vão falar Inglês ao invés de japonês com legendas”. Em 2010, na People’s Choice Awards, Jackman afirmou que o filme iria começar a filmar em meados de 2011 e em março de 2010 McQuarrie declarou que o roteiro foi concluído para a produção começar em janeiro do ano seguinte.

w6

Fontes indicaram Darren Aronofsky estava em negociações para dirigir o filme depois que Bryan Singer recusou a oferta. Em outubro de 2010, Jackman confirmou que Aronofsky iria dirigir o filme. Jackman comentou que com Aronofsky como diretor, Wolverine não iria ser “normal”, afirmando: “Isto é, espero que, para mim, vai ser fora de caixa. Vai ser o melhor, espero… bem, eu diria isso, mas eu realmente sinto isso, e eu sinto que isso vai ser muito diferente. este é Wolverine. isto não é Popeye. Ele é meio escuro… mas, você sabe, esta é uma mudança de ritmo. Chris McQuarrie, que escreveu The Usual Suspects, escreveu o roteiro, de modo que vou dar-lhe uma boa pista. Aronofsky vai fazer isso ser fantástico. Lá vai para ser um pouco de carne sobre os ossos. Haverá algo para se pensar como quando você sair do cinema, com certeza.” Também em outubro, foi relatado que o filme iria começar a filmagem principal, em março de 2011, em Nova Iorque, antes da produção deslocar-se para o Japão pela maior parte da filmagem. Enquanto Jackman em 2008 caracterizou o filme como “uma continuação de Wolverine: O Filme”, Aronofsky em novembro de 2010 disse que o filme, agora intitulado The Wolverine, era um “one-off” em vez de uma sequência. Também em novembro, a Fox Filmed Entertainment enviou um comunicado à imprensa afirmando que assinaram com Aronofsky e sua produtora Protozoa Pictures para um novo contrato de dois anos, negócio global. Sob o acordo, Protozoa iria desenvolver e produzir filmes, tanto para 20th Century Fox e Fox Searchlight Pictures. Filme de estréia de Aronofsky sob o pacto teria sido The Wolverine. Em março de 2011, Aronofsky deixou a direção do filme, dizendo em um comunicado: “Como eu falei mais sobre o filme com os meus colaboradores na Fox, ficou claro que a produção de The Wolverine iria me manter fora do país por quase um ano…. eu não estava confortável em estar longe da minha família por esse período de tempo. Estou triste porque eu não vou ser capaz de ver o projeto passar, pois é um roteiro fantástico e eu estava muito ansioso para trabalhar novamente com meu amigo, Hugh Jackman”.

w8

Fox também decidiu “não ter pressa” para iniciar a produção devido aos danos incorridos no Japão pelo sismo e tsunami de Tohoku de 2011. Apesar disso, Jackman disse que o projeto foi avançando. “É muito cedo para chamar sobre o Japão, eu não tenho certeza de onde eles estão. Portanto, agora estamos descobrindo outro diretor, mas Fox está muito ansioso para fazer o filme e estamos avançando a todo vapor para encontrar outro diretor”. Em maio de 2011, a Fox tinha uma lista de oito candidatos para substituir Aronofsky, incluindo diretores José Padilha, Doug Liman, Antoine Fuqua, Mark Romanek, Justin Lin, Gavin O’Connor, James Mangold e Gary Shore. Em junho de 2011, a Fox entrou em negociações com Mangold e pretendia começar a filmagem principal no outono de 2011. Em julho de 2011, Jackman disse que pretende começar a filmar em outubro de 2011 e que ele iria lutar contra o Samurai de Prata. Em agosto de 2011, The Vancouver Sun informou que as filmagens ocorreriam a partir de 11 de novembro de 2011 a 1 de Março de 2012 no Canadian Motion Picture Park em Burnaby, Colúmbia Britânica. Quase imediatamente, as filmagens foi adiado para a Primavera de 2012 para que Jackson pudesse trabalhar em Os Miseráveis. Em setembro, Mark Bomback foi contratado para reescrever o roteiro de McQuarrie. Em um ponto, Bomback tentou trabalhar com Rogue no script, mas ele a rejeitou por ser “pateta” e “problemática”. Em fevereiro de 2012, a data de lançamento foi definida em 26 de julho de 2013, e em abril, as filmagens foi marcada para começar em agosto de 2012, na Austrália, que serviria como o local principal devido a incentivos financeiros e fiscais. Em julho de 2012, atores Hiroyuki Sanada, Hal Yamanouchi, Tao Okamoto e Rila Fukushima haviam sido escalados como Shingen, Yashida, Mariko e Yukio, respectivamente. Adicionalmente, Will Yun Lee foi escalado como Harada, e Brian Tee como Noburo Mori. Também em julho de 2012, foi noticiado que Jessica Biel iria interpretar Viper. No entanto, no San Diego Comic-Con International de 2012 Biel disse que seu papel no filme “não era um negócio feito”, explicando: “As pessoas continuam falando sobre isso. Eu não sei nada sobre isso. É um pouco cedo demais para esse tipo de anúncio”. Poucos dias depois, as negociações entre Biel e 20th Century Fox haviam quebrado. Mais tarde, em julho, a Fox tinha começado as negociações com Svetlana Khodchenkova para assumir o papel. Algo incomum para filmes de ação, The Wolverine apresenta quatro papéis principais femininos e “passa o Teste de Bechdel cedo e muitas vezes”, segundo a Vulture. Mangold notou que ele escreveu suas heroínas para que “todas elas têm missões. Todos elas têm trabalho a fazer que não seja o objeto de afeto”, com a intenção de evitar o “desgastado” tropo da donzela em apuros.Em agosto de 2012, Guillermo del Toro revelou que ele estava interessado em dirigir o filme, como o arco japonês era sua história favorita de Wolverine. Após o encontro com Jim Gianopulos e Jackman, del Toro desistiu, decidindo que ele não queria passar dois ou três anos de sua vida trabalhando no filme, como de costume.

w9

 

6 – Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Written By
Marcelo Moura

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *