Crítica: Plano de Aposentadoria | Comédia de ação com Nicolas Cage chega aos streamings

O longa-metragem de suspense, ação e com pitadas de comédia  Plano de Aposentadoria chegou recentemente às principais plataformas de streaming para locação. O filme protagonizado por Nicolas Cage e Ashley Greene, que aqui representam pai e filha, é uma sequência de ações divertidas e eletrizantes.

Matt interpretado por Nicolas Cage (O Homem dos Sonhos, 2023) estava vivendo sua aposentadoria numa boa, na mais perfeita paz, em sua casa nas Ilhas Cayman. Até o momento que é surpreendido com a visita inusitada de sua neta Sara (Thalia Campbell), que até o momento ele nem sabia que existia.

Sua filha Ashley (Ashley Greene, Mudança Mortal, 2021) viveu afastada do pai nos últimos anos, justamente pelo trabalho que ele tinha. Ela não sabia bem do que se tratava, mas sabia que não era algo bom e por isso resolveu manter uma distância minimamente segura para viver com sua família.

Ashley Greene, Thalia Campbell e Nicolas Cage em cena de ‘Plano de Aposentadoria’ Imagem: Divulgação

Entretanto o marido de Ashley, Jimmy (Jordan Johnson-Hinds, Á Espreita, 2023), acaba colocando toda a sua família em perigo quando pega um pen drive que contem provas que  incriminam uma grande organização criminosa e como uma forma de proteger a si mesma e a família Ashley coloca o pen drive na mochila da filha e manda ela para casa do avô.

Assista ao trailer de Plano de Aposentadoria

Agora que os criminosos sabem que o pen drive está sob a posse da família de Ashley, eles vão caça de um por um até conseguirem recuperar o objeto que pode colocar todo o esquema deles em risco.  E, não leva muito tempo para que eles descubram que o pen drive está com a menina e vão atrás dela.

Escolha do diretor em abordar as nuances do bem e mal em um longa-metragem que fala sobre uma organização criminosa

Diretor Tim Brown e Nicolas Cage nos bastidores de ‘Plano de Aposentadoria’ Imagem: Reprodução/Variety

Tim Brown (A Criatura Sombria, 2017) é o diretor e roteirista de O Plano de Aposentadoria, que decidiu expressar em seu filme que, às vezes, mesmo em lados opostos, necessariamente não existirá só um lado bom e um lado ruim, mas sim jogos de interesse e quem têm mais poder para conquistar o que está em jogo.

No longa-metragem, isso é expressamente demonstrado nas cenas e diálogos entre Bobo (Ron Perlman) e Sara. Ele sequestra a menina e fica com ela durante boa parte do filme, enquanto seus comparsas tentam recuperar o pen drive e ela é a garantia de que Ashley entregará o dispositivo para eles. Acontece que ele, apesar de ser um homem carrancudo e, de fato, violento. Diante da jovem e inteligente Sara, que está lendo “Otelo” de William Shakespeare, Bobo demonstra um lado humano e sensível com a garota.

Além disso, o próprio protagonista levanta também essa questão do bem e mal. Pois, afinal de contas ele era um assassino, mesmo que trabalhando para o governo ou organizações governamentais, não deixa de ser um emprego que põe em cheque essa questão ética e moral de bem e mal.

Até porque qualquer pessoa, embora tenha escolhido a vida do crime é um ser humano. Um indivíduo com medos, anseios e que também tem uma família. Pessoas que se importam com ele, que vão sentir sua falta e sofrer consequências caso algo aconteça com eles.

Afinal de contas ‘Plano de Aposentadoria’ vale o play no streamings?

Nicolas Cage em cena de ação de ‘Plano de Aposentadoria’ Imagem: Divulgação/A2 Filmes

Eu resumo, eu diria que sim. Afinal de contas não é o tempo todo que você vai ter a oportunidade de assistir um senhor de 60 anos como Nicolas Cage dando uma surra em vários capangas e atirando com precisão em vários outros. Sem contar que, a mensagem principal, além dessas nuances de bem e mal, é a importância da família.

Em momento algum Matt deixa de medir esforços a fim de salvar sua filha e sua neta.  Assim como Ashley também faz tudo que pode na perspectiva de se livrar daqueles bandidos. Portanto, é um filme que pode facilmente ser assistido por toda a família. Pelo menos com os integrantes com mais de 16 anos, devido as cenas de violência.

É um filme bobo, ele não se propõe também ser uma ação cabeça por causa da sua veia cômica. Poderia até ter se aproveitado melhor das coisas mais funcionais, como: a troca entre Bobo e Sofia. Talvez ter aproveitado melhor o personagem ou ter entregado outro final para ele. Talvez outra troca entre ele e Matt, seria algo bem interessante de ver. Mas, Plano de Aposentadoria até funciona da forma como se propôs, uma comédia de ação para se assistir sem muitas exigências.

Nota: 3/5

Ficha Técnica

Titulo Original: The Retirement Plan

Duração: 93 minutos

Direção: Tim J. Brown

Elenco: Nicolas Cage, Ron Perlman, Ashley Greene, Jackie Earle Haley, Joel David Moore, Ernie Hudson, Grace Byers, Rick Fox, Lynn Whitfield

Sinopse: Quando Ashley e sua filha Sarah se envolvem em um crime que coloca suas vidas em risco, elas recorrem à única pessoa que pode ajudar – o distante, Matt, pai de Ashley que atualmente vive a vida de um vagabundo de praia aposentado nas Ilhas Cayman. A reunião de família dura pouco, pois logo eles são perseguidos pelo chefe do crime Donnie e seu capanga, Bobo. Enquanto Ashley, Sarah e Matt se envolvem em uma teia cada vez mais perigosa, Ashley rapidamente descobre que seu pai tinha um passado secreto do qual ela nada sabia e que há mais em seu pai do que aparenta.

Mais do NoSet