Social Comics - Contos Sombrios: terror brasileiro de qualidade. - NoSet
Livros & HQs

Social Comics – Contos Sombrios: terror brasileiro de qualidade.

Introdução

Contos Sombrios trata-se de uma coletânea de três pequenas HQ nacionais independentes – “A Companhia das Sombras”, “Admirável Novo Mundo” e “Uma noite no fim do mundo” -, escrita por Wellington Srbek (o mesmo de Estórias Gerais) e desenhada por Flavio Colin, lançada entre 2000 e 2002. Esses três contos contam cada um uma historia diferente, tendo um elemento em comum que os liga: todas as histórias tratam dos desejos mundanos e o que acontece caso você se renda a eles ou viva toda a sua vida na santidade sem se arriscar ou sentir prazer pelo menos uma vez.

Achei muito bom e explico o porquê…

Trabalhar com uma obra focada no horror não é uma tarefa fácil, visto que cada pessoa possui uma maneira diferente de interpretar cada cena da obra, ou seja, ao mesmo tempo um leitor pode ficar incomodado com uma passagem da obra que para uma outra pessoa é leve demais para ter qualquer impacto. Sabendo disso, o autor deve trabalhar com cuidado cada passagem da história para que o tom fique equilibrado o suficiente de modo que não haja uma grande diferença de interpretação como citado acima. Contos sombrios consegue fazer exatamente isso ao equilibrar a trama escolhendo o momento certo para cada clímax.

A maneira como o autor conseguiu fazer isso é simples mas bem feita, visto que para que ocorra o equilíbrio ele decidiu adotar um ritmo mais calmo para a obra, deixando para que ocorra algum impacto apenas em momentos crucias para a narrativa. Isso impressiona o leitor que, mesmo sabendo que algo está por vir, acaba relaxado graças à calmaria momentânea, e logo depois dos momentos de impactos, Srbek volta para o ritmo mais calmo. Essa alternância surpreende positivamente o leitor e permite manter a atenção e a tensão durante toda a HQ.

As narrativas de cada uma das três hqs, apesar de buscarem passar uma mensagem semelhante ao tratar dos desejos que cercam os humanos, conseguem ser diferentes por tratar do tema de maneira diferente em cada uma delas, algo que impede que o leitor fique cansado. Isto se dá por não haver repetição em nenhuma das obras que, além disso, também conseguem estabelecer uma narrativa solida com início, meio e fim mesmo tendo poucas páginas para abordar as histórias. Claro que por possuírem poucas páginas não lerão contos longos e densos, mas certamente são curtos e impactantes (como todo conto curto bem construído).

A simplicidade do tema acaba por ser o elemento que liga as três narrativas ao mostrar no primeiro conto a punição daqueles que traíram quem confiava neles por dinheiro; já no segundo, o autor mostra o que acontece com aqueles que buscam o prazer acima de tudo e são capazes até de matar por ele; por fim, no terceiro conto, vemos o fim calmo e sem dor daqueles que viveram a vida sem cometer o mal, ao mesmo tempo em que é revelada a punição daqueles que se aproveitam dos outros em uma sinistra cena onde uma pessoa que comete esse erro acaba julgado… adivinhem por quem.

Enfim…

Contos Sombrios deve ser lido não só p59or ser uma obra brasileira, mas sim pelos seus feitos que permitem que a HQ seja uma obra de horror bem construída e que ainda consegue passar uma mensagem sobre os caminhos da vida e a consequência caso opte pelo caminho errado.

Não percam a oportunidade de ler uma ótima coletânea de histórias de terror, disponível pela plataforma Social Comics.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo