Thunderbirds are Go (A Série das Marionetes):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu a série e indica,

Thunderbirds (1965 – 1966):

Criadores Gerry Anderson e Sylvia Anderson, produção Gerry Anderson e Reg Hill, elenco Sylvia Anderson, Ray Barrett e Peter Dyneley, emissora de televisão original Associated Television. Com 2 temporadas e 32 capítulos, Thunderbirds are Go foi um seriado infanto-juvenil para televisão muito popular, produzido entre 1965 e 1966 por Gerry Anderson e Sylvia Anderson. O seriado consistia em animação com marionetes chamados nos créditos da série de Supermarionation. O casal de produtores realizou outros seriados com marionetes como Joe 90, Capitão Escarlate, Stingray e Fireball XL-5.

Sinopse: A série tratava das missões de uma organização secreta de resgate internacional, formada pela família Tracy e alguns empregados, que possuíam um arsenal de foguetes e máquinas escondidas em uma ilha secreta. Seu lider é Jeff Tracy, um ex-astronauta milionário, pai de Scott Tracy, Virgil Tracy, Alan Tracy, Gordon Tracy e John Tracy. Compõem ainda os personagens da história Kyrano, empregado dos Tracy, e sua filha Tintin.

Curiosidades: Thunderbird 1: Era uma nave que decolava como foguete, de baixo da piscina que se abria, mas voava como avião e era usada para ir na frente preparando a chegada dos equipamentos de resgate. Seu piloto é Scott Tracy. Thunderbird 2: A nave de carga que levava os equipamentos para o local de ação, inclusive carregava frequentemente o Thunderbird 4 e/ou a “Toupeira”. Ele é pilotado por Virgil Tracy. Thunderbird 3: Era um foguete, que decolava em meio a um prédio, usado em missões no espaço. O astronauta que o pilota é Alan Tracy. Thunderbird 4: Um pequeno submarino, para missões no fundo do mar. Seu piloto é Gordon Tracy. Thuderbird 5: Era uma estação espacial para monitorar as comunicações da terra. Seu controlador é John Tracy. Toupeira: Era um engenho mecânico, capaz de perfurar o solo para missões em baixo da terra. Todas estas máquinas eram fruto da genialidade do engenheiro Brains, personagem que usava óculos “fundo de garrafa”. A sequência de lançamento de cada uma das naves era deliciosa, incluindo escorregadores e rampas de lançamento, sempre com a música tema ao fundo. Um outro personagem importante da trama é Lady Penelope, a agente de Londres, sempre com seu mordomo e motorista Parker, um ex-ladrão que de vez em quando voltava às velhas práticas, normalmente em aventuras a bordo de um incrível Rolls-Royce futurista de seis rodas chamado Fab-1. Frequentemente o resgate internacional envolvia-se nas tramas armadas pelo seu arqui-inimigo, cujo nome era Hood. Hood, que é irmão de Kyrano, tinha poderes hipnóticos e era um mestre dos disfarces. Também houve dois longas-metragens para cinema, intitulados Thunderbirds are Go e Thunderbirds 6, produzidos em 1966 por Sylvia Anderson, usando também marionetes e maquetes como na televisão. Finalmente, em 2004 foi lançada uma reedição de Thunderbirds are Go, desta vez com atores de verdade e efeitos de computador. Os primeiros nomes dos filhos de Jeff Tracy foram copiados dos astronautas do Projeto Mercury americano: Scott Carpenter, Virgil Grissom, Alan Shepard, Gordon Cooper e John Glenn. As marionetes dos principais personagem tiveram os rostos modelados com base nos artistas famosos da época: Jeff Tracy recebeu os traços de Lorne Greene, conhecido por Bonanza. Alan, Robert Reed; Scott, Sean Connery e John, um misto do cantor Adam Faith e do astro Charlton Heston.

Thunderbirds (2004):

Direção Jonathan Frakes, roteiro William Osborne, Michael e McCullers, elenco Brady Corbet, Bill Paxton, Anthony Edwards, Sophia Myles, Vanessa Hudgens e Ben Kingsley. Thunderbirds é um filme franco-britânico do gênero Ficção Científica e Aventura, que se baseia na série homônima de TV dos anos de 1960. A série tinha o elenco formado por marionetes, ao contrário do filme, realizado com atores reais.

Sinopse: No ano de 2020, o adolescente Alan Tracy está em uma escola distante de seu lar, pai e irmãos, o que o deixa insatisfeito. Seu pai é o rico ex-astronauta viúvo Jeff Tracy, que, após a morte da esposa em um acidente, resolveu montar a equipe do Resgate Internacional, auxiliado pelo grande inventor Brains que construiu uma série de máquinas de alta tecnologia apelidadas de “Thunderbirds” e pilotadas pelo próprio Jeff e seus outros filhos. Ao retornar da escola para as férias, Alan, juntamente com seu amigo Fermat (filho de Brains), conduzido pela amiga da família e espiã britânica Lady Penélope, a bordo de seu super-carro dirigido pelo chofer e ex-ladrão de jóias Parker, revê a família e seu lar, uma ilha paradisíaca que serve também de base camuflada dos Thunderbirds. Alan discute com seu pai, pois quer entrar para a equipe juntamente com ele e seus irmãos, mas sua impetuosidade o faz com que ele não seja considerado ainda pronto para as arriscadas missões. Nesse momento o vilão The Hood chega a bordo de seu submarino e dá início ao seu plano para destruir a família Tracy.

Curiosidades: Hood usa seus poderes mentais para fazer com que Brains se movam contra sua vontade, simulando uma “marionete” numa alusão à série e ao Brains original. O filme é dirigido por Jonathan Frakes, o William T. Riker de Star Trek: The Next Generation. Sophia Myles consegue com sua performance repetir o estilo inconfundível da Lady Penélope original. Contudo, seu super-carro FAB-1 que era um Rolls Royce, aparece em algumas cenas como um Ford adaptado, em função da BMW não entregar modelos adicionais para as filmagens. A Ford disponibilizou vários modelos, inclusive um veículo off-road, um modelo Ford C-MAX e um Ford F-150. O design dos Thunderbirds foi alterado para se aproximar das tecnologias atuais, principalmente os Thunderbirds 2 e o 4. Alan não era o protagonista da série, embora tenha participação importante como capitão do Thunderbird 3. Fermat foi criado para o filme, pois na série não se fazia menção a um filho de Brains. O mesmo acontece com a personagem Onaha, mãe de Tin-Tin. Na série se presumia que Kyrano fosse viúvo. Outra diferença era que na série aparecia a mãe de Jef, que não foi mencionada no filme. Na série, o filho mais velho era Scott, seguido de John, Virgil, Gordon e o caçula Alan. No filme,John é o mais velho, seguido de Virgil (provavelmente), Scott, Gordon e Alan. Na série, o ano da primeira missão é 2026 (episódio ‘Give or Take a Million’). Na série, Gordon Tracy pilota o Thunderbird 4 e Alan Tracy o Thunderbird 3. No filme Gordon está no Thunderbird 3 enquanto Alan se torna o piloto do Thunderbird 4. O filme é o terceiro longa-metragem baseado na série. Houve antes Thunderbirds Are Go de 1966 e Thunderbird 6 de 1968, que usaram as mesmas técnicas de marionete da série.

Att.

Marcelo The Moura.

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *