The “Watchmen” by Zack Snyder (Versão Estendida Blu Ray): - NoSet
Cinema

The “Watchmen” by Zack Snyder (Versão Estendida Blu Ray):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de maus um bom lançamento em versão estendida do clássico filme de Snyder.

Watchmen (DC Comics):

Watchmen é uma série de HQs escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada em doze edições mensais pela editora americana DC Comics entre 1986 e 1987. Considerada um marco importante na evolução das HQs nos EUA, a série introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas as HQs ditas alternativos, além de lidar com uma temática mais madura e menos superficial, quando comparada às HQs publicadas da época. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como Graphic Novel, até então pouco explorado pelo mesmo mercado. Diz-se que Watchmen foi, no contexto das HQs da década de 1980, juntamente o que foi A Queda de Murdock e The Dark Knight Returns de Frank Miller, e Maus, de Art Spiegelman, um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil. A série foi ganhadora de vários Prêmios Kirby e Eisner, incluindo o de “Melhor Minissérie”, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo, voltado à literatura. Watchmen também é a única HQ presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. Gerou um filme em 2009, uma “continuação” em Before Watchmen em 2012 e agora é introduzido ao universo DC com a mega saga DC Rebirth 2016.

Enredo: A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em via de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero. Isto, combinado com sua adaptação inovadora de técnicas cinematográficas, o uso frequente de simbolismo, diálogos em camadas e metaficção, influenciou tanto o mundo do cinema quanto das HQs. Apesar de os heróis de Watchmen serem inicialmente inspirados em personagens da Charlton Comics, vale dizer que Moore tomou emprestado elementos de vários outras HQs, além de criar grande parte dos detalhes.

Watchmen – Versão Estendida Blu Ray.

Watchmen é um filme americano de ação, dirigido por Zack Snyder. É uma adaptação das HQs com mesmo nome escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons.No elenco Malin Åkerman, Billy Crudup, Matthew Goode, Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan e Patrick Wilson.

Sinopse: A história de Watchmen é situada em 1985, numa realidade alternativa onde super-heróis existem, Richard Nixon é presidente pela terceira vez e as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética estão mais fortes do que nunca. Enquanto isso, o vigilante Rorschach, ao investigar o assassinato do ex-vigilante Edward Blake, desconfia de que alguém quer matar heróis mascarados. Rorschach alerta todos os ex-vigilantes da morte de Edward Blake e do possível assassino de heróis e poucos dias depois tentam matar Ozymandias, Coruja e Espectral. A versão do diretor inclui a cena das HQs onde um o ex Homem minuto, Edward Blake, O Comediante, é assassinado. Os Minutemen eram heróis da década de 1940 que foram obrigados a revelar suas identidades para o governo, deixando de ser heróis. Outra parte muito importante da história é sobre as relações de Dr. Manhattan e Espectral. Eles, em 1985, têm um relacionamento, porém Espectral, depois de uma briga deixa Dr. Manhattan e esboça um novo relacionamento, dessa vez com Coruja. Antes do relacionamento com Espectral, Manhattan já tinha um relacionamento sério. A trama, apesar de ser em um ambiente muito fictício e futurista, é considerada muito realista, por tratar de assuntos sérios da época e por ter uma narrativa cruel e sem medo de censura.

Crítica: Parece que o mega diretor Zack Snyder, de Batman Vs Superman, é melhor diretor de versões estendidas dos seus filmes para Blu Ray do que suas versões Cinematográficas. Aqui em Watchmen para Blue Ray seu filme tem mais de 3 horas e uma versão de desenho animado incluso no roteiro. Watchmen é amado e odiado por varios Fãboys, principalmente por causa de seu estilo de adaptação. A parte muiscal do filme, que tem Bob Dylan entre outros clássicos envolvidos, é sensacional e dá o tom do primeiro filme clássico de uma adaptação de qualidade de uma HQ para o cinema, e isso não pdeos er tirado de Snyder. A adaptação estendida para Blu Ray, indiscutivelmente é sensacional, mas exige atenção e paciência. Se você não gostou da versão cinematográfica, nem se arrisque, o ritmo aqui e mais lento e intelectual, muito parecido com sua irmã mais nova Batman Vs Superman, há mais conteúdo aqui. Novamente é impressionante o trabalho de Snyder, que também já tinha produzido o excelente 300, é grandioso.  É claro que choveu críticas de filme violento, sanguinário e tudo mais, pois é difícil se aceitar um filme de HQ com conteúdo social, como no caso semelhante de V de Vingança. Talvez o maior diferença entre a versão cinematográfica e a adaptação são os cortes de orçamentos que ocorrem nos projetos, porque pouco muda na história.  De acordo com os projetos de Snyder, sua versão do roteiro em 2007 gastaria 190 minutos de filme e um orçamento de 150 milhões de dólares. A Warner exigiu que o orçamento permanecesse em 100 milhões e a duração do filme em 145 minutos. O custo final foi estimado em 130 milhões de dólares.  A primeira versão editada por Snyder tinha três horas de duração, mas em dezembro foi confirmada que a duração total seria de 155 minutos, com a versão do diretor ficando em torno de 190 minutos, e uma versão estendida (incluindo a história de pirata Black Freighter) com duração de aproximadamente 220 minutos. Dois elementos importantes nas HQs foram tirados da versão de cinema: “Contos do Cargueiro Negro”, história sobre um homem que viaja em uma jangada e acaba destruindo sua vida e “Sob o Capuz”, sobre relatos contados por Hollis Mason, ex-Minuteman. Eles foram lançados separadamente e seguiram o roteiro do HQ com bastante fidelidade. A produção, sendo fiel as HQs, decidiu exibir pela primeira vez em um filme de super-heróis, o nu frontal masculino do ator Billy Crudup. Após isso os problemas com a divulgação e tamanho do filme se tornaram notórios, pois o ritmo do filme não conseguiu encantar o público, que o achou monótono, e acabou se enterrando na receita de apenas US$ 185 milhões. Só que o filme atingiu o nível Cult entre fãs de HQs e é reverenciado por muitos até hoje como a melhor adaptação de um filme para HQ, ou o mais odiado por outros. Você escolhe.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo