Max Payne – Dos Games ao Filme (2008):

Salve Nosetmaníaco. Noset assitiu ao filme baseado no game e até indica sem medo.

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Max Payne (2008):

Direção John Moore, roteiro Beau Thorne, elenco Mark Wahlberg, Beau Bridges, Mila Kunis, Ludacris, Nelly Furtado e Olga Kurylenko. Max Payne é um filme norte-americano de 2008 baseado no jogo de homônimo lançado em 2001, baseado nos personagens criados por Sam Lake para o jogo. O filme trouxe de volta o detetive Max Payne que é interpretado por Mark Wahlberg.

Sinopse do Filme: O policial Max Payne (Mark Wahlberg) tinha uma vida feliz até que sua mulher e seu filho foram assassinados por três homens que invadiram sua casa. O crime muda completamente as atitudes do oficial, que se torna alguém obcecado em encontrar o único assassino que conseguiu sair vivo do local. Trabalhando na divisão de casos não solucionados, ele passa seus horários de folga seguindo seu cargo, com ainda mais afinco, mas apenas no caso de seus familiares. Quando conhece a bela Natasha (Olga Kurylenko), Max acredita que está próximo de encontrar pistas sobre o culpado, mas a russa é brutalmente morta logo após o encontro. Seu ex-parceiro, Alex, descobre uma pista que pode ajudá-lo, mas também é assassinado e Payne passa a ser investigado pelos dois crimes. Sem o apoio da corporação, o policial imagina que as mortes estão relacionadas à de sua esposa, mas a única pista que tem é uma tatuagem. Porém, ele contará com a ajuda da assassina Mona (Mila Kunis), irmã de Natasha. Durante as investigações, Max Payne e Mona percebem que há algo de sobrenatural no caso. Anjos das sombras estão sempre rondando quase todos os envolvidos e, muitas vezes, causando suas mortes. Tudo indica que eles sejam controlados por um violento homem, Lupino. Quanto mais a dupla investiga, mais percebe que há muito por trás deste caso. Decididos a solucionar os crimes, eles entrarão cada vez mais em um universo violento cercado por drogas e seres sobrenaturais.

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Max Payne (Game):

Max Payne é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido pelo estúdio finlandês Remedy Entertainment, produzido pela 3D Realms e publicado pela Gathering of Developers em 2001 e pela Rockstar Games em 2002. O jogo gira em torno do detetive da NYPD Max Payne, que tenta vingar o assassinato de sua família. Ele apresenta um estilo neo-noir arenoso e usa romances gráficos narrados no lugar de cutscenes, uma vez que se inspira em romances policiais duros de autores como Mickey Spillane. O jogo contém muitas alusões à mitologia nórdica, particularmente o mito de Ragnarök e vários dos nomes usados no jogo são dos deuses nórdicos. A jogabilidade é fortemente influenciada pelo gênero de cinema de acção de Hong Kong, particularmente o trabalho do diretor John Woo, tendo sido o primeiro jogo a apresentar o efeito bullet time popularizado por The Matrix. O Game recebeu críticas muito positivas e foi elogiado por seus tiroteios emocionantes e utilização de dispositivos de contar histórias noir. O jogo ganhou um grande número de prêmios, incluindo o Prêmio BAFTA de Melhor Jogo de PC de 2001. Em 2011, a série Max Payne já tinha vendido mais de 7,5 milhões de cópias. Também inspirou um filme com o mesmo título.

Enredo do Game: Em dezembro de 2001, Nova Iorque perpetua o fim da cauda da pior nevasca na história da cidade, sirenes da polícia soam no sentido da Praça Aesir. Max Payne, um agente do DEA renegado e ex-detetive da NYPD, está de pé no topo de um arranha-céus com um rifle de precisão em suas mãos sorrindo, enquanto unidades da polícia chegam ao local e prendem-no. Ele, então, experiencia flashbacks de há três anos e os últimos dois dias que ele vivenciou. Três anos antes, a 22 de agosto de 1998, Max estava trabalhando como um detetive regular da NYPD em Hell’s Kitchen. Seu amigo de longa data e agente do DEA Alex Balder, convida-o a transferir-se para o DEA, mas Max recusa a oferta, querendo se concentrar em sua vida em tempo integral com sua esposa Michelle, que trabalha a tempo parcial no escritório do advogado de distrito, e sua filha recém-nascida Rose. Max diz a Alex que vai parar de fumar por causa de sua filha. Quando Max retorna a sua casa em Nova Jersey, ele encontra três viciados que conseguiram entrar, todos viciados em uma nova droga sintética chamada de Valquíria. Max recebe um telefonema de uma mulher misteriosa que parece satisfeita com o problema e se recusa a pedir ajuda. Max corre para o andar de cima para ajudar sua família e consegue matar os viciados, mas já é tarde demais e encontra sua esposa e filha mortas. Depois do funeral de sua família, Max aceita a oferta e se transfere para o DEA a pedido de Alex, para impedir a disseminação da droga. Atualmente, três anos depois, com pouca ou nenhuma pista sobre a produção ou a distribuição da droga, a equipe finalmente recebe uma ligação que Jack Lupino é o traficante da droga, um subchefe da máfia da família criminosa Punchinello. Max atua como agente infiltrado na Punchinello, sob o implacável Don Angelo Punchinello. Alex e o agente administrativo do DEA B.B. são os únicos contatos que estão cientes da posição secreta de Max. Durante um telefonema, B.B. informa Payne que algo urgente aconteceu com Lupino e pede a ele para se encontrar com Alex na estação de metrô Roscoe Street Station. Max chega à estação apenas para descobrir que mafiosos trabalham para Lupino. Eles estão tentando assaltar um banco através da rutura de uma antiga estação adjacente fechada e abandonada desde os anos 40. Com os mafiosos mortos, Max encontra entre os objetos de valor no cofre, títulos corporativos para a Corporação Aesir, uma corporação-conglomerado misteriosa e a mais rica empresa de Nova Iorque. A polícia chega ao local com o subchefe Jim Bravura e faz um telefonema para os criminosos dizendo para cessarem e se renderem. Max foge com esperança, antes que possa ser colocado na cena do assalto ao banco. Voltando à estação, ele encontra Alex, que começa a revelar informações sobre Lupino. Antes de Alex poder informar Max de qualquer coisa, é morto por um assassino desconhecido.

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Crítica: Com um interessante roteiro e orçamento de apenas US$ 30 milhões, este diferenciado filme de ação com pitadas de sobrenatural baseado em games, que foi praticamente esquecido pelos fãs, é um dos mais interessantes filmes que já assisti, mesmo que a crítica americana tenha açoitado o filme, principalmente pela indefinição do roteio quanto aos efeitos da droga. Apesar de um razoável bilheteria de US$ 80 milhões em todo mundo, Payne é aquele trabalho B que se você assistir com boa vontade, vai achar várias tentativas de um produção com qualidade, principalmente na fotografia. Talvez o maior erro do diretor esteja justamente na dificuldade de se contar uma boa história com tantos detalhes no enredo sobre policia, drogas, sobrenatural e uma tentativa de se fazer um que romântico quase gótico, em um filme pseudo noir baseado em games com efeitos Matrix. O diretor John Moore de Duro de Matar (2013) e Atrás das Linhas Inimigas (2001) faz o que pode com o que tem e junto com Beau Thorne, tenta adaptar uma game para as telonas, mas se perde em meio a tantas oportunidades apresentada e abandona a continuidade do roteiro para se aprofundar nas boas imagens e fotografias. Do elenco Wahlberg (TED) está bem como detetive que combate drogas que fazem você ver anjos, misturando da pior maneira o filme Constantine (Reeves) com o filme do Justiceiro (Travolta). O filme também traz no elenco de apoio Mila Kunis (TED), Ludacris (Velozes e Furiosos) e Chris O´Donnel (Batman e Robin), mas nem esse elenco consegue segurar o filme para os críticos, que adoram meter o pau em filme baseados em Games.

6

Att.

Marcelo The Moura.

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