A Morte do Superman (Animação de 2018) - NoSet
Desenhos

A Morte do Superman (Animação de 2018)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Moura e agora você também pode me acompanhar no Instagram como marcelo.moura.1253. Hoje falaremos de um clássico das HQs do Superman que foi adaptado algumas vezes em animações e uma no cinema. Em 2018 A Morte do Superman foi novamente atualizada em uma Animação dividida em duas partes.

The Death of Superman (2018)

Direção Jake Castorena, produção James Tucker, elenco Jerry O’Connell, Rosario Dawson, Nathan Fillion, Christopher Gorham, Matt Lanter, Shemar Moore, Jason O’Mara, Rocky Carroll, Rebecca Romijn, Rainn Wilson e Patrick Fabian, Companhias produtoras Warner Bros. Animation e DC Entertainment, distribuição Warner Bros. Home Entertainment. A Morte do Superman é uma animação baseado na clássica HQ da DC Comics, que narra a batalha entre Superman e Apocalypse. É a 10ª animação do Universo da DC e será distribuído digitalmente em 24 de julho e em DVD e Blu-Ray em 7 de agosto 2018, pela Warner Bros Home Entertainment. A sequência narrará o retorno do Superman e será lançado em 2019.

Sinopse:

Superman impede Manheim e sua Intergangue de atacarem o prefeito de Metrópolis. Vendo que a Intergangue está usando uma tecnologia semelhante a da Caixa Materna usada por Cyborg, Superman o contata e leva o fragmento da armadura para o STAR Labs. Lá, o pai de Cyborg, Silas Stone, e o recém chegado funcionário John Henry Irons (Aço), analisam o fragmento, descobrindo uma ligação com tecnologia da LexCorp. Enquanto isso Superman concede uma entrevista a Lois contanto sobre sua origem kryptoniana e as informações sobre Krypton e os pais biológicos dele que estão contidas nos cristais da nave que o trouxe a Terra. No Planeta Diário, Clark, que terminou o seu relacionamento com Diana e começou um relacionamento com a repórter Lois nos últimos meses, avisa que não poderá sair com ela à noite pois estará com os pais dele. Ela o questiona sobre ele não querer deixá-la se tornar mais íntima dele e ele justifica dizendo que tudo o que está acontecendo entre eles é novo para ele.

Crítica:

Seguindo Liga da Justiça: Guerra, O Trono de Atlantis e Titãs, esta sequencia é simplesmente perfeita e grandiosa, quase um clássico as HQs da Liga da Justiça e Superman de todos os tempos.  Existem tantas referências e easter eggs, que vão desde a barba e cabelos vermelhos da peruca de Lex, passando pelos desenhos dos Superamigos da Hanna Barbera. até a roupa vermelha do Superboy, que fica difícil enumerá-las, ou dizer de que época são das HQs, como a Era de Ouro, Prata e animações da tv , mas dá para dizer que até o Superman de Christopher Reeve é lembrado ou mesmo o Filme Superman vs Batman: A Origem da Justiça. Ainda que a nova  animação mantenha a sequência dos Novos 52, sendo que nas HQs já estamos no Rebirth, onde o Superman é casado e tem um filho com a Lois, vemos algumas correções e avanços para o mesmo sentido. A relação Superman e Mulher Maravilha, Novos 52, voltou ao antigo padrão pré crise, quase como primos que se amam e respeitam, mesmo com alguma atração, e Lois volta a ser o contra ponto humana da relação amorosa do Clark, o que também fortalece o lado humano do mesmo. Achei fantásticas a versão atualizada de Doomsday (Apocalipse), e sua evolução física no combate, sem os exageros do filme de Snyder, com a cara das Tartarugas Ninjas da franquia do produtor e diretor Michael Bay (Transformers). A participação humana de Batman em um filme de super seres, também demonstra a influência que o filme teve na animação, já que os limites do Batman o comprometem em um combate corpo a corpo, onde, contra uma força bruta inimaginável, sem nenhuma estratégia a não ser lutar sem ter nada a perder, Batman pode apenas observar e tentar ajudar seus companheiros da Liga da justiça. Mesmo sabendo o final, já que falamos da morte do Superman, o pós crédito é fantástico se você leu a série e traz quatro personagens que não tinham dado as caras ainda, e assim como a fantástica animação baseada também na HQs Batman: O Cavaleiro das Trevas, que foi dividida em duas partes, teremos que esperar um ano pela volta do Superman.

Outro ponto interessante é que, por enquanto não há uma revelação do passado do Doomsday (Apocalipse). Apesar de apresentar poderes semelhantes ao Superman, não há nenhum traço ou pista que ligue o vilão ao passado kriptoniano, assim como mostrado na série Kripton (2018). Aqui também não relação nenhuma entre o personagem e a Cadmus (como na animação anterior) ou mesmo com Luthor (como no filme).  Do elenco de dublagem temos Jerry O’Connell (Canguru Jack) como Clark Kent/Superman, Rosario Dawson (Marvel Luke Cage) como Diana Prince/Mulher Maravilha, Nathan Fillion (Castle) como Hal Jordan/Lanterna Verde, Christopher Gorham (Ugly Betty) como Barry Allen/Flash, Matt Lanter (90210) como Arthur Curry/Aquaman, Shemar Moore (Criminal Minds) como Victor Stone/Cyborg, Jason O’Mara (Terra Nova) como Bruce Wayne/Batman, Rebecca Romijn (Os Bibliotecários e X-Men)  como Lois Lane e Rainn Wilson (Vida de Escritório) como Lex Luthor.

Pós Crédito:

Após o funeral do Superman, Lois e a equipe do Planeta Diário recebem a notícia de que o túmulo dele foi violado. Ao ir lá com Jimmy, Lois descobre que o túmulo foi aberto e vê alguém parecido com o Superman voando acima deles e desaparecendo. Nas cenas pós-créditos do filme, esse mesmo alguém parecido com o Superman constrói a Fortaleza da Solidão, John monta sua armadura. um jovem foge de um invólucro em laboratório e o que parece ser uma versão mecânica de Superman vem voando do espaço em direção à Terra.

As Diferenças entre A Morte do Superman (2018) e A Morte do Superman (2007)

A Morte do Superman é 32º filme no Universo Animado de Filmes Originais da DC desde que foi iniciado, além de ser a 10ª animação da fase moderna do Universo da DC, sendo baseado na saga de mesmo nome. A história já havia sido adaptada em 2007, com a animação A Morte do Superman. No entanto, o de 2007 alterou em muito a trama das HQs e a condensou para se adequar ao tempo de duração que era de setenta e cinco minutos. A Morte do Superman de 2018 foi escrita para ser fiel à história original. De acordo com Tim Beedle a animação é “muito menos condensado e incluirá muitos dos grandes momentos da história que foram deixados de fora na animação de 2007.” A animação é co-dirigido por Jake Castorena e produzido pela Warner Bros Animation e a DC Entertainment. De acordo com o supervisor de produção James Tucker, o principal tema são as relações e o impacto que o Superman tem no mundo. A versão de 2018 retrata o Superman dos Novos 52, antes do Rebirth,  enquanto que o filme de 2007 retrata o Superman Pós-Crise. No de 2018 Clark está em um relacionamento amoroso com Lois, que não sabe que ele é o Superman. No de 2007, Superman está em um relacionamento amoroso com Lois, que não sabe que ele é o Clark. No de 2018 os pais adotivos de Clark estão vivos. Já em 2007, somente Martha está viva. No 2018 Superman enfrenta Apocalypse com a ajuda da Liga da Justiça. No de 2007 Superman enfrenta Apocalypse sozinho. Node 2007 o corpo de Superman é roubado por Kelex que identifica que há sinais de vida. No de 2018 o corpo de Superman é roubado no final do filme, mas o responsável só será revelado na sequência de 2019. O de 2018 introduz John Henry Irons, que após a morte do Superman tanto nas HQs como na animação se torna o Aço, e também já introduz durante as cenas pós-créditos do filme o Erradicador, Superboy e Super Ciborgue. No de 2007 esses personagens não foram inseridos na trama. Ao invés disso foi introduzido apenas um clone do Superman, que serve como uma amálgama do Superboy e do Erradicador, criado por Lex que passa a agir de forma violenta e se torna o antagonista final no clímax do filme.

As Diferenças entre A Morte do Superman (Animação) e A Morte do Superman (HQs)

O Superman retratado na animação é o Superman dos Novos 52 enquanto que quando a história ocorreu nas HQs foi com o Superman Pós-Crise. Na cronologia dos Novos 52 nunca foi retratada a morte do Superman pelas mãos de Apocalypse, embora houvesse menções a Superman ter morrido e voltado à vida. O primeiro confronto entre Superman e Apocalypse nessa cronologia só se deu após os eventos dessa suposta morte, quando Superman estava em missão com a Mulher Maravilha. Todavia, como no final da saga Superman Renascido o Superman dos Novos 52 e o Superman Pós-Crise se fundiram, tornando-se um único Superman e a vida do Superman Pós-Crise foi transferida para a cronologia Novos 52/Renascimento, e sendo assim, nessa nova cronologia Superman foi morto por Apocalypse. Superman na animação é um membro da Liga da Justiça, mas nas HQs quando sua morte ocorreu ele estava trabalhando ao lado da Liga da Justiça Internacional. Na animação Superman revela a Lois sua origem kryptoniana, mas nas HQs a origem kryptoniana do Superman já era de conhecimento público muito antes de sua morte. Clark e Lois na animação estão namorando, mas ele ainda não contou para ela que é o Superman, fazendo isso apenas posteriormente na animação. Nas HQs quando ocorreu a morte do Superman, Clark já havia revelado a Lois seu segredo, tendo feito isso, pois como os dois estavam noivos, ele não queria que houvesse mais segredos entre eles. John Henry Irons na animação trabalha para o STAR Labs, tendo aparecido antes durante a invasão dos soldados do Mestre dos Oceanos em Liga da Justiça: Trono de Atlântida. Nas HQs, apesar de ser explicado que ele havia conhecido o Superman antes da morte dele pelas mãos do Apocalypse, John é somente introduzido após o evento. Os membros da Liga que enfrentam Apocalypse junto com Superman são Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman, Cyborg, Caçador de Marte e Gavião Negro. Nas HQs, com exceção de Barry que morreu nas Crises, eles só aparecem apenas durante o funeral de Superman e Cyborg não era membro da Liga, mas sim dos Titãs. Os membros da Liga que enfrentam Apocalypse nas HQs são os membros da Liga da Justiça Internacional. Lex na animação está em prisão domiciliar, devido aos eventos de Liga da Justiça vs Jovens Titãs. Nas HQs, quando ocorreu a morte do Superman, Lex, em decorrência de ter desenvolvido câncer por exposição à kryptonita, havia meses antes transferido sua consciência para um clone jovem e vivendo como Lex Luthor II, uma identidade que o próprio Lex forjou como sendo de seu filho perdido, podendo assim viver uma vida nova.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Marcelo Moura

    Marcelo Moura Configurações

    11 de agosto de 2018 em 17:55

    Salve Nosetmaníacos, eu sou o Moura e agora você também pode me acompanhar no Instagram como marcelo.moura.1253. Hoje falaremos de um clássico das HQs do Superman que foi adaptado algumas vezes em animações e uma no cinema. Em 2018 A Morte do Superman foi novamente atualizada em uma Animação dividida em duas partes.

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 116.082 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo