A Casa Branca por ser destruída por dentro – “Mark Felt” - NoSet
Cinema

A Casa Branca por ser destruída por dentro – “Mark Felt”

Fonte: IMDB

A partir dos anos de 1970 surgiu um boato no jornalismo estadunidense, a existência do “Garganta Profunda”, fonte de dentro da Casa Branca que forneceu informações privilegiadas que pode até ter levado Nixon a sua renúncia.

Já nos anos 2000’s descobriu-se que essa fonte realmente existia e se chamava Mark Felt, um ex-agente da CIA que foi testemunha de todas as intrigas da época. E é justamente o que o filme “Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca” mostra.

Mark Felt era aquele agente confiável da CIA, daqueles que era possível confiar as missões mais secretas e delicadas, podia-se confiar tanto nele que ele era o agente responsável pela segurança da Casa Branca. Foram mais de 15 anos de serviço exemplar.

A virada na dele surgiu quando a chefe da CIA morre sem motivos aparentes, alguns apontam o caso como um suicídio. A partir daí Felt passa a cuidar dos assuntos mais urgentes, mesmo não visando a ascensão a posto de chefe da CIA.

Porém o FBI começa a se intrometer nos assuntos, o que faz Felt querer investigar as possíveis razões, começando pelas evidências do suicídio do seu antigo chefe. Ele percebe que há muito mais envolvido, segredos de Estado que poderiam acabar com o governo atual e com a reputação de muitos homens públicos da época.

Tendo todas essas informações na mão Mark Felt começa a ser fonte dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein. O caso ficou conhecido como “Escândalo de Watergate”.

Além dessa situação delicada no trabalho, Mark Felt também tinha uma questão familiar para resolver, encontrar sua filha, que anos antes saiu de casa e não deu mais notícias. Ela passou a ser alvo dos inimigos que Felt fez quando não quis burlar regras na CIA e na Casa Branca. Descobriu que ela vivia em uma comunidade hippie e já tinha dito um filho.

Mark Felt é interpretado por Liam Neelson, famoso por seus personagens policiais e sérios, incluindo a triologia “Busca Implacável”. Ou seja, ninguém melhor para ser esse agente exemplar e que está sempre procurando a filha.

O elenco ainda conta com grandes nomes, como Michel C. Hall (“Dexter”), Josh Lucas (“Sweet Home Alabama”, “J. Edagar”), Diane Lane (“Sob o Sol da Toscana”, “Liga da Justiça”), Tony Goldwyn (“Ghost”, “Scandal”, sendo ele o presidente dos EUA), Kate Walsh (“Grey’s Anatomy”, “13 Reasons Why”) e outros grandes nomes.

Para contextualizar, é a essa história de fundo do indicado ao Oscar “The Post”, que mostrou como a impressa se comportou ao receber as informações do “Garganta Profunda”. É possível entender as tramas separadas, mas assistir os dois filmes seguidos pode ajudar no entendimento de toda a problemática.

 

Sempre bom ver que a toda poderosa Casa Branca tem seus pontos sensível, não é mesmo?!

 

Beijinhos e até mais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Siga nosso Twitter

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 125.004 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo