Verstappen vence corrida imprevisível no circuito Gilles Villeneuve.

Os fãs da Formula 1, tiveram no último domingo, uma corrida digna dos desejos de 9 em cada 10 fãs, sendo imprevisível e com disputas no pelotão da frente até o fim da prova.

Treinos livres e classificação:

Na sexta-feira, já era sabido que o final de semana inteiro seria de clima instável e que as equipes e pilotos teriam que lidar com o “chove e para” na pista de Montreal.

Durante os treinos livres, já era possível dizer que a Red Bull não estava em um final de semana dominante, visto que, Max não liderou nenhum dos treinos livres, tendo sua melhor posição, o 2⁰ lugar no treino livre 3. Também houve um problema de motor que acendeu o sinal de alerta na garagem de Verstappen, ocorrido no treino livre 2, mas sem maiores prejuízos ao holandês.

Os treinos livres 1, 2 e 3 foram liderados por Lando Norris, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, respectivamente. Já na classificação, vimos uma Red Bull brigando de igual pra igual com McLaren e Mercedes, porém já era nítido que o desempenho das duas Ferraris, era inferior ao visto nos treinos livres. No decorrer do Q1, já era possível ouvir no rádio de Leclerc e Sainz, reclamações sobre a falta de aderência do carro, indicando que a equipe italiana sofreria com o acerto dos carros.

No final do Q3, vimos algo raro: 2 pilotos com o mesmo tempo. Russell e Verstappen cravaram 1:12:000 e empataram na disputa pela pole position. Russell acabou garantindo a pole pois, pela regra da categoria, em caso de empate, fica a frente quem fez o tempo primeiro.

Corrida:

Largada do Grande Prêmio do Canadá de 2024. Foto: F1

No domingo, antes da largada, a pista foi novamente molhada devido à chuva, porém a largada ocorreu de forma normal. Vimos 18 carros largando com pneus intermediários e os 2 carros da Hass, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg sendo os únicos a largar com os compostos azuis, pneus para chuva extrema. Como no início da prova a pista estava muito molhada, ambos os pilotos escalaram o grid, porém com a pista secando rapidamente, tiveram que parar para trocar pneus e perderam muitas posições.

Na ponta Russell e Verstappen trocavam décimos de segundo, sem haver uma briga direta, até que na volta 20, Verstappen erra e perde a posição para Norris, que era naquele momento o carro mais rápido da pista. Após passar Verstappen, Norris foi pra cima de Russell e assumiu a liderança. No 25º giro, Logan Sargent perde o controle de seu carro na curva 3 e bate, causando o primeiro Safety Car da corrida. Ao entrar o carro de segurança, Verstappen, Russell e Piastri foram as boxes trocar pneus, aproveitando que, durante o Safety Car, o tempo perdido nos boxes é menor, dando vantagem a quem para, porém a McLaren não chamou Norris, fazendo o piloto inglês vir para a sua troca apenas uma volta depois. Como resultado, Lando perde a posição para Verstappen e Russell, voltando para a 3ª posição.

Magnussen e sua Hass a frente da Ferrari de Leclerc Foto: F1

Nas Ferrari, víamos Leclercq acusando problemas de potência no motor de sua Ferrari, em 12º e Carlos Sainz sem muito ritmo, em 14º. Ainda durante o Safety Car, Leclerc para e a equipe consegue reiniciar a eletrônica do carro, corrigindo o erro de motor, porém perdendo muito tempo. A equipe então decide tentar algo arriscado: voltar a pista usando pneus de pista seca, já que a chuva prometida para cair novamente na volta 28, não caiu e seria um grande trunfo para a Ferrari, porém assim que a corrida recomeça na volta 30, a chuva da as caras novamente em Montreal, colocando por terra quaisquer chances de recuperação de Leclercq.

Após a rel argada as posições se mantiveram, até que com a pista secando, vários pilotos vieram aos boxes para trocar seus pneus para pneus de pista seca. A McLaren tentou ali, sua última cartada para ganhar a corrida: Enquanto Russell e Verstappen eram chamados aos boxes, a equipe chamou apenas Oscar Piastri, deixando Norris na pista com pneus intermediários, afim de tentar um overcut, que é quando o piloto fica na pista e anda o mais rápido possível para que quando fizer sua parada, retorne a frente dos pilotos que pararam antes. A manobra foi quase um sucesso, pois ao voltar pra pista, Lando estava a frente de Max e assumiria a liderança da corrida, não fosse por um detalhe – A saída dos boxes ainda estava molhada e Norris escorregou muito, quase bateu, e com isso Max assume a ponta novamente.

 

Verstappen e Norris Foto: F1

A corrida estava bem agitada, porém, faltava um personagem deste duelo: Sergio Perez. O piloto mexicano não conseguia extrair o potencial de sua Red Bull e ficou por toda corrida fora da zona de pontos, até que na volta 53, Perez roda sozinho e bate no muro, quebrando o aerofólio traseiro e em seguida, abandonando a prova. Já na volta 54, um acidente entre Carlos Sainz e Alexander Albon, causou o 2º Safety Car da corrida, tirando da prova não só Sainz e Albon, mas a Ferrari (que já tinha retirado o carro de Leclercq) e a Williams (que estava sem Sargent, que bateu na volta 25).

Neste Safety Car, foi a vez da Mercedes tentar o trunfo da vitória: Chamaram ambos os pilotos para trocar pneus novamente, ambos para pneus novos, sendo Russell de pneus médios e Hamilton de pneus duros. A aposta se mostra válida, já que ambos os pilotos performavam bem e voltaram a pista em 4º e 5º respectivamente. Na relargada, na volta 58, Russell era o carro mais rápido dentre os 4 carros que disputavam o podium e na volta 63, ao tentar ultrapassar Piastri ao final da reta oposta, os 2 pilotos se tocaram e Russell levou a pior, foi para fora da pista e ao retornar, foi ultrapassado pelo seu companheiro, Hamilton. O que vimos foi uma perseguição das 2 Mercedes para cima de Piastri, que naquele momento parecia sofrer com o desgaste de Pneus.

Piastri sendo perseguido por Russell e Hamilton. Foto: F1

Enquanto a briga acontecia, Verstappen e Norris abriam distância dos de Hamilton, Piastri e Russell. Na volta 66 finalmente Russell consegue ultrapassar Piastri, desta vez sem colisões. Russell que tinha um ritmo muito bom, foi em busca do Podium e ultrapassou Hamilton a 2 voltas do fim, na volta 68. Por fim, Russell ainda tentou uma aproximação a Norris na última volta, porém não havia mais tempo e Lando garantiu a 2ª posição enquanto Russell ficou em 3º.

A próxima etapa, em 23 de junho, será no circuito de Barcelona – Espanha, pista muito conhecida das equipes, onde poderemos verificar se de fato a Mercedes melhorou, após as atualizações de seu carro e como estão as distribuições de força da Formula 1.

Segue abaixo, o resultado oficial do Grande Prêmio do Canadá:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 70 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes), +3.879s
3) George Russell (Mercedes), +4.317s
4) Lewis Hamilton (Mercedes), +4.915s
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), +10.199s
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), +17.510s
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +23.625s
8) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT), +28.672s
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault), +30.021s
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +30.313s
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), +30.824s
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +31.253s
13) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), +40.487s
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), +52.694s
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 69 voltas
16) Carlos Sainz (Ferrari), DNF
17) Alexander Albon (Williams/Mercedes), DNF
18) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), DNF
19) Charles Leclerc (Ferrari), DNF
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), DNF

 

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