Titanic está de volta aos cinemas | Confira 7 curiosidades do longa-metragem que completou 25 anos

O filme que estreou em 19 de dezembro 1997, está de volta as telonas em comemoração ao seu 25º aniversário. O longa-metragem soma não apenas anos, mais muitos outros números. Entre eles uma das maiores bilheterias da história, arrecadando aproximadamente US$ 2,194 bilhões e também é um dos filmes mais premiados do cinema. Só no Oscar, ele levou 11 estatuetas, incluindo, Melhor Filme em 1998.

Diante de tantos números apoteóticos, resolvi separar aqui 7 curiosidades sobre o filme:

1 – O filme volta ao cinema em 3D, mas essa não é a primeira vez.

Em 2012, o filme foi relançado nos cinemas em 3D pela primeira vez em celebração ao centenário do navio real que naufragou em 14 abril de 1912. Ele voltou para os cinemas no dia 13 de abril de 2012. Além disso, ele foi relançado em mídia física com essa versão 3D em Blu-ray e em DVD ganhou uma nova versão com um disco repleto de bônus com bastidores e tudo mais, um presentão para quem é fã!

2 – Alguns problemas de saúde durante as filmagens.

A atriz Kate Winslet que interpreta a Rose, abriu mão da roupa térmica nas cenas na água, pois queria passar mais veracidade e realismo as suas cenas, porém acabou contraindo pneumonia e precisou se ausentar das gravações por diversos dias. Além dela, boa parte da equipe da produção precisou ir ao hospital após comerem uma sopa de frutos do mar adulterada com uma droga que causava alucinações. Até hoje ninguém sabe explicar a origem do produto ou quem teria feito isso.

3 – Qual a verdade por trás do colar ‘O Coração do Oceano’?

É inevitável que o público, assim como Rose (Kate Winslet), fiquem completamente impressionados com o colar que Cal (Billy Zane) presenteia Rose. Ele diz que diamante pertenceu a Luis XIV. Bom, essa é uma história real, porém não do ‘Coração do Oceano’, mas sim do Diamante Hope. Hope é o maior diamante azul do mundo, tem 45,52 quilates e é avaliado em aproximadamente 200 milhões de dólares. Ao entregar o colar para Rose, Cal chega a ironizar o diamante ‘Hope’ alegando que o ele está presenteando é maior e mais valioso. Mas, acredita-se que a presença do colar na trama seja o fato de uma passageira real, ter usado um colar de safira azul, rodeado de diamantes, ela foi Kate Florence Phillips. Kate ganhou o colar de seu amado Henry Samuel Morley, ele infelizmente morreu afogado no naufrágio e ela sobreviveu e usava o colar no dia da tragédia, essa história te lembra alguma coisa?

4 – James Cameron é a melhor definição de “É pau para toda obra”

O homem além de dirigir, roteirizar, editar e produzir o filme, em Titanic descobrimos ainda que o cineasta é um excelente desenhista. Pois, a icônica cena de Rose fazendo um nú artístico foi feita pelas mãos de Cameron. Os demais desenhos do personagem Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) também foram feitos pelo diretor.

5 – Um filme de recordes!

A atriz Gloria Stuart que interpreta a Rose na fase idosa, foi a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar. Ele concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em 1998, na época da indicação ela tinha 87 anos. Entretanto, quem levou a estatueta foi Kim Basinger por sua atuação em Los Angeles – Cidade Proibida.

Número 6 – Será que a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

O filme Titanic seria a segunda alternativa, a arte imitando a vida e ele fez isso com maestria. Não é à toa, é um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema. Mas, você sabia que existe um livro que é quase como uma premonição da tragédia ou talvez uma grande coincidência. Em 1898, o autor Morgan Robertson publicou um livro chamado ‘Futilidade ou O Naufrágio de Titan’ e a história do navio é sobre um transatlântico chamado Titan que afunda no Atlântico Norte, após colidir com um Iceberg.

Número 7 – Jack poderia ter sobrevivido?

Uma das maiores revoltas do público é a possibilidade de que Jack poderia ter sobrevivido. Caso tivesse ficado em cima da porta flutuante, junto de Rose. Baseado nisso, o diretor James Cameron fez um experimento que foi ao ar no National Geographic Channel e trata-se de um documentário chamado “Titanic: 25 Years Later with James Cameron” que aborda isso e outras coisas sobre o filme.

Lembrando que, o filme encontra-se em cartaz em todos os cinemas do Brasil, estreou dia 9. Portanto, não perca a oportunidade de assistir essa obra-prima nas telonas e ainda por cima em 3D!

Relembre o Trailer

Mais do NoSet