A Paixão de Cristo de Mel Gibson.

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos do polêmico filme de Mel Gibson.

A Paixão de Cristo (2004)

Direção Mel Gibson, produção Bruce Davey, Mel Gibson, Stephen McEveety e Enzo Sisti, roteiro Mel Gibson, Benedict Fitzgerald e William Fulco, baseado em A Paixão no Novo Testamento da Bíblia. Elenco Jim Caviezel, Monica Bellucci, Maia Morgenstern e Hristo Shopov, companhia produtora Icon Productions, distribuição Newmarket Films e Alliance Atlantis.

Com orçamento baixíssimo de US$30 milhões e uma belíssima receita de US$ 612 milhões, The Passion of the Christ, por vezes referido como The Passion e no  Brasil como A Paixão de Cristo, é um filme bíblico americano de 2004, do gênero drama épico, dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel como Jesus Cristo. Ela retrata a Paixão de Jesus, em grande medida de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento. Inspira-se também sobre a Sexta-Feira das Dores, juntamente com outros escritos devocionais, como os atribuídos a mística e visionária Anna Catarina Emmerich, beata da Igreja Católica. Parte do filme foi inspirado no livro A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O filme abrange principalmente às doze horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com uma breve descrição de sua ressurreição. Flashbacks de Jesus como uma criança e como um jovem com sua mãe Maria, dando o Sermão da Montanha, ensinando aos Doze Apóstolos, e na Última Ceia são algumas das imagens retratadas. O diálogo é inteiramente reconstruído em aramaico e latim com legendas em vernáculo.

O filme tem sido muito controverso e recebeu críticas mistas, com alguns críticos que afirmam que a violência extrema no filme “obscurece a sua mensagem”. Fontes católicas têm questionado a autenticidade do não-material bíblico baseado para o filme. O filme, no entanto, foi um grande sucesso comercial, arrecadando em excesso de US$ 600 milhões durante seu lançamento. A Paixão de Cristo é a maior bilheteria de um filme restrito na história dos Estados Unidos. É o filme feito em língua estrangeira de maior bilheteria de todos os tempos.

Sinopse: O filme começa em Getsêmani quando Jesus ora e é tentado por Satanás, enquanto os seus apóstolos Pedro, Tiago e João estão dormindo. Satanás apareceu em forma humana, tentando, dizendo: “Não é certo para um homem morrer por seus pecados”. Depois do suor de Jesus tornar-se como sangue e pingar no chão, uma cobra sai de Satanás. Jesus ouve seus apóstolos chamando-o, em seguida, ele pisa na cabeça da serpente, e o diabo desaparece. Depois de receber trinta moedas de prata, um dos apóstolos de Jesus, Judas, se aproxima com os guardas do templo e trai Jesus com um beijo na bochecha. Enquanto os guardas se movem para prender Jesus, Pedro corta a orelha de Malco, mas Jesus cura o ouvido. Como os apóstolos fogem, os guardas do templo prendem Jesus e o levam durante a viagem para o Sinédrio. João diz a Maria e Maria Madalena da prisão enquanto Pedro segue Jesus à distância. Caifás detém julgamento sobre a objeção de alguns dos outros sacerdotes, que são expulsos do tribunal. Quando questionado por Caifás se ele é o filho de Deus, e Jesus responde: “Eu sou”, Caifás fica horrorizado e rasga suas vestes, e Jesus é condenado à morte por blasfêmia. Pedro, que secretamente assiste, é confrontado e três vezes nega conhecer Jesus, mas depois foge chorando depois de lembrar que Jesus havia predito. Enquanto isso, Judas arrependido tenta devolver o dinheiro para ter Jesus libertado, mas é recusado pelos sacerdotes. Atormentado por demônios, ele foge da cidade e se enforca com uma corda que ele encontra em um burro morto.

Caifás leva Jesus a Pôncio Pilatos para ser condenado à morte, mas depois de questionar Jesus e encontrar nenhuma falha nele, Pilatos manda vez à corte de Herodes, para a decisão sobre Jesus ser feita. Depois de Jesus ser novamente absolvido e devolvido, Pilatos oferece a multidão que ele vai castigar Jesus e, em seguida, irá libertá-lo. Ele, então, tenta libertar Jesus dando ao povo uma opção de libertar Jesus ou o violento criminoso Barrabás. Para sua consternação, a multidão exige ter Barrabás libertado e Jesus morto. Em uma tentativa de apaziguar a multidão, Pilatos ordena que ele fosse punido, mas não morto. Jesus é brutalmente açoitado e zombado com uma coroa de espinhos por seus guardas. No entanto, Caifás, com o apoio das multidões, continua a exigir que Jesus seja crucificado, e Barrabás liberado. Pilatos lava as mãos e, relutantemente, ordena a crucificação de Jesus.

Ao início da Via Dolorosa de Jesus para o Calvário, Maria o encontra e o conforta, e este retribui-lhe dizendo: “Veja, mãe, eu farei tudo novo” e prossegue. Simão de Cirene é pressionado para carregar a cruz com Jesus. Verônica enxuga o rosto de Jesus com seu véu. Jesus é então crucificado. Como ele pende da cruz, Jesus reza o perdão para aqueles que fizeram isso com ele e redime um criminoso crucificado ao lado dele. O tempo sobrenaturalmente muda após isso: o sol se escurece e há trevas por toda a parte. Ao bradar Jesus ao céu “Pai, em Tuas mãos entrego o meu Espírito” e morrer, uma única gota de chuva cai do céu, provocando um terremoto que destrói o templo e rasga o pano que cobre o Santo dos Santos em dois, para o horror de Caifás e os outros sacerdotes. Aos soldados, foi recebido ordens de matar os dois criminosos ao lado quebrando suas pernas, menos a de Jesus, que um soldado prova ao outro que está morto, furando um lado seu, e que era verdadeiramente filho de Deus. Satanás é mostrado gritando agonizante na derrota. Jesus é descido da cruz e é abraçado por sua mãe e amigos. No final, a tumba se abre e Jesus ressuscita dos mortos e sai do túmulo.

Curiosidades: Em The Passion: Photography from the Movie “The Passion of the Christ”, do diretor Mel Gibson diz: “Este é um filme sobre amor, esperança, fé e perdão. Jesus morreu por toda a humanidade, sofreu por todos nós. É hora de voltar para a mensagem básica. O mundo ficou louco. Todos nós poderíamos usar um pouco mais de amor, fé, esperança e perdão.” De acordo com Gibson, o material de fonte primária para A Paixão de Cristo são as quatro narrativas canônicas do Evangelho da Paixão de Cristo. O filme inclui um julgamento diante de Herodes Antipas, que só é encontrado no Evangelho de Lucas. Muitas das afirmações de Jesus no filme não podem ser diretamente de origem do Evangelho e são parte de uma narrativa cristã mais ampla. O filme chama também a partir de outras partes do Novo Testamento. A parte falada por Jesus no filme, “Eu faço novas todas as coisas”, encontra-se no livro do Apocalipse. O filme também se refere ao Tanakh. O filme começa com uma epígrafe da quarta canção do Servo Sofredor de Isaías.[19] Na cena de abertura definido no Jardim de Getsêmani, Jesus esmaga a cabeça de uma serpente em alusão visual direto para Gênesis 3:15[20] Ao longo do filme, Jesus cita o Salmos, além dos casos registrados no Novo Testamento.

Muitas das representações no filme espelham deliberadamente representações tradicionais da Paixão na arte. Por exemplo, as catorze estações da Via Sacra são fundamentais para a representação da Via Dolorosa em A Paixão de Cristo. Todas as estações são retratadas, exceto para o oitavo posto, Jesus encontra as mulheres de Jerusalém, uma cena deletada do DVD, e da décima quarta estação, Jesus é colocado no sepulcro. Gibson também foi inspirado visualmente pela representação de Jesus sobre o Sudário de Turim. Por sugestão da atriz Maia Morgenstern, o Sêder de Pessach é citado no início do filme. Maria pergunta: “Porque que esta noite é diferente das outras noites?”, e Maria Madalena responde com a resposta tradicional: “Porque uma vez que éramos escravos e nós já não somos escravos”. A fusão de Maria Madalena com a adúltera salva de apedrejamento por Jesus tem alguns precedentes na tradição, mas não das melhores escrituras, que não continham a história da adúltera de João 8 e de acordo com o diretor foi feito por razões dramáticas. Os nomes de alguns personagens do filme são tradicionais e extra-bíblica, como os ladrões crucificados ao lado do Cristo, Dimas e Gesmas (também Gestas.

Roteiristas Gibson e Benedict Fitzgerald disseram que eles leram muitos relatos da Paixão de Cristo para a inspiração, incluindo os escritos de devoção dos místicos católicos romanos. A fonte principal é A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo as visões relatadas da estigmatizada freira alemã Anne Catherine Emmerich (1774–1824), como escreveu o poeta Clemens Brentano. A leitura atenta do livro de Emmerich mostra alto nível de dependência do filme nele. No entanto, atribuição de Clemens Brentano no livro The Dolorous Passion de Emmerich tem sido objeto de disputa, com alegações de que Brentano escreveu muito do próprio livro; uma investigação do Vaticano concluindo que: “Não é absolutamente certo que ela já escreveu isso”. Em sua opinião sobre o filme na publicação católica America, padre jesuíta John O ‘Malley utilizou os termos “ficção devota” e “fraude bem-intencionada “para se referir aos escritos de Clemens Brentano.  Entre os muitos elementos extraídos da Dolorosa Paixão são cenas como a suspensão de Jesus a partir de uma ponte depois de sua prisão pelos guardas do templo, o tormento de Judas por demônios depois que ele entregou Jesus ao Sinédrio, a limpeza acima do sangue de Jesus depois de sua flagelação, e o deslocamento do ombro de Jesus, de modo que a palma da mão seria alcançar o buraco furado pela unha.[23]

Diferenças Históricas e Cinematográficas: Certos elementos de A Paixão de Cristo não tem precedentes na representações anteriores da Paixão. Na cena do Jardim de Getsêmani no início do filme, Satanás aparece e tenta distrair Jesus enquanto ele está orando. Jesus então esmaga uma serpente debaixo de seu calcanhar, esta é uma referência para o Protoevangelho, Gênesis 3:15 – uma profecia do Messias, isso não ocorre em nenhum dos evangelhos. Em outro exemplo, Judas Iscariotes é atormentado por crianças que aparecem como demônios para ele. O filme dá foco para o frágil relacionamento de Tibério César com Pôncio Pilatos por meio da discussão de Pilatos com sua esposa sobre as ordens imperiais para evitar novas revoltas da Judéia. O filme identifica claramente Simão de Cirene como judeu, embora os Evangelhos Sinópticos fornecer apenas seu nome e lugar de origem. No filme, um soldado romano ridiculariza Simon, que ajuda Jesus a carregar a cruz, por ironicamente chamando-o judeu. Em contraste, Simon é descrito como um pagão em A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Outras cenas exclusivas do filme incluem aquele em que o ladrão crucificado que zomba de Jesus está de olho arrancado por um corvo, e o flashback do carpinteiro Jesus na construção, uma mesa de quatro patas elevada por um romano. A cena de Satanás carregando um bebê demoníaco durante a flagelação de Cristo tem sido interpretado como uma perversão de representações tradicionais da Madonna e a Criança. Gibson descreveu a cena como se segue: “É o mal que distorce o que é bom. O que é mais macia e bonita do que uma mãe e um filho? Então o diabo toma isso e distorce um pouco. Em vez de uma mãe normal e criança você tem uma figura andrógina segurando um velho bebê de 40 anos com cabelo nas costas. É estranho, é chocante, é quase demais, apenas como o giro sobre Jesus para continuar flagelando-lo em seu peito é chocante e quase demais, que é o momento exato em que esta aparência do Diabo e que o bebê tem lugar.”

Roteiro e linguagem: Gibson anunciou inicialmente que ele iria usar dois idiomas antigos sem legendas e dependem da “narrativa fílmica”. Porque a história da Paixão é tão bem conhecido, Gibson sentiu a necessidade de evitar línguas vernáculas, a fim de surpreender o público: “Eu acho que é quase contraproducente dizer algumas dessas coisas em uma linguagem moderna. Dá vontade de se levantar e gritar a próxima fala, como quando você ouve “Ser ou não ser” e você instintivamente dizer a si mesmo: ‘Essa é a questão.” O roteiro foi escrito em Inglês por Gibson e Benedict Fitzgerald, em seguida, traduzido por William Fulco, S.J., professor da Loyola Marymount University, em latim, reconstruído aramaico e hebraico. Gibson escolheu usar Latim em vez de grego, que era a língua franca de determinada parte do Império Romano, no momento, para que o público poderia facilmente distinguir entre o som do Latim italiano e semita aramaico. Fulco integrava por vezes deliberados erros nas pronúncias e terminações de palavras quando os personagens estavam falando uma língua desconhecida para eles, e algumas das linguagens obscenas usadas pelos soldados romanos não foi traduzido nas legendas.

Filmagem: O filme foi produzido de forma independente e gravado na Itália, principalmente na Cinecittà Studios em Rome, na parte antiga da cidade dee Matera, e na cidade fantasma de Craco (Basilicata). O estimado custo de produção de US$ 30 milhões, além de um adicional estimado US$ 15 milhões em custos de marketing, foram totalmente suportados por Gibson e sua empresa, a Icon Productions. O filme foi lançado na quarta-feira de cinzas, 25 de fevereiro de 2004. Ele foi classificado com R de restrito pela Motion Picture Association of America para “sequências de violência gráfica”. Icon Entertainment distribui a versão do filme no cinema, e 20th Century Fox distribuiu a versão do filme em VHS/DVD/Blu-ray. Gibson consultou vários consultores teológicos durante as filmagens, incluindo Fr. Jonathan Morris. Durante as filmagens, assistente do diretor Jan Michelini foi atingido duas vezes por raios. Minutos depois, Jim Caviezel também foi atingido. A cena da crucificação de Cristo levou duas semanas até ser concluída da forma que Mel Gibson queria.

Embora Gibson queria chamar seu filme A Paixão, em 16 de outubro de 2003, o seu porta-voz anunciou que o título usado nos Estados Unidos seria A Paixão de Cristo porque Miramax Films já havia registrado o título A Paixão junto a MPAA para o livro de 1987 de Jeanette Winterson. Mais tarde, o título foi alterado novamente para A Paixão de Cristo para todos os mercados.

Trilha Sonora: Três álbuns foram lançados com co-operação de Mel Gibson: a trilha sonora original orquestral do filme de John Debney e conduzido por Nick Ingman;  The Passion of the Christ: Songs, pelos produtores Mark Joseph e Tim Cook, com composições originais de vários artistas, e (3) The Passion of the Christ: Songs Inspired By. Os dois primeiros álbuns recebeu cada um prêmio Dove 2005, ea trilha sonora recebeu uma nomeação ao Oscar nomeação de melhor banda sonora. A pontuação preliminar foi composta e gravada por Lisa Gerrard e Patrick Cassidy, mas estava incompleto no lançamento do filme. Jack Lenz foi o pesquisador musical primário e um dos compositores, vários clips de suas composições foram publicadas on-line.

Apoio Religioso: A Paixão de Cristo recebeu apoio entusiástico da comunidade evangélica americana. Antes do lançamento do filme, Gibson se aproximou ativamente de líderes evangélicos que buscando seu apoio e comentários. Com a ajuda deles, Gibson organizou e participou de uma série de exames de pré-lançamento para o público evangélico e discutiu o making of do filme e sua fé pessoal. Em junho de 2003, ele exibiu o filme para 800 pastores presentes a uma conferência de liderança na New Life Church, pastoreada por Ted Haggard, então presidente da National Association of Evangelicals. Gibson deu mostras semelhantes com Joel Osteen da Lakewood Church, Greg Laurie da Harvest Christian Fellowship, e 3,600 pastores em uma conferência com Rick Warren da Saddleback Church em Lake Forest. A partir do verão de 2003 para o lançamento do filme em fevereiro de 2004, porções ou cortes brutos do filme foram mostrados para mais de oitenta audiências, muitos dos quais foram as audiências evangélicas. Gibson recebeu inúmeras menções públicas de líderes evangélicos, incluindo Billy Graham, Robert Schuller, Darrell Bock, e David Neff, editor da Christianity Today.[51] Em uma carta aberta publicada antes do lançamento do filme, James Dobson, fundador e presidente da Focus on the Family, aprovou o filme e defendeu-o contra seus detratores. Apoios similares públicos do filme foram recebidas de líderes evangélicos Pat Robertson, Rick Warren, Lee Strobel, Jerry Falwell, Max Lucado, Tim LaHaye, and Chuck Colson.

Proibições e Edições: Na Malásia, a censura do governo inicialmente o proibiu completamente, mas depois de líderes cristãos protestarem, a restrição foi levantada, mas apenas para o público cristão, permitindo-lhes ver o filme nos cinemas especialmente designados. Em Israel, o filme não foi banido. No entanto, ele nunca recebeu distribuição no cinema porque nenhum distribuidor israelense procurou para comercializar o filme. Apesar das várias controvérsias e recusa de certos governos para permitir que o filme para ser visto em grande lançamento, A Paixão de Cristo rendeu US$ 612 milhões mundialmente. O filme também foi um relativo sucesso em alguns países com grandes populações muçulmanas, como no Egito, onde ficou em 20º geral em seus números de bilheteria para 2004. O filme continua a ser o filme não em Inglês maior bilheteria de todos os tempos.

Uma versão editada intitulada The Passion Recut foi lançada nos cinemas americanos em 11 de março de 2005, com cinco minutos de cenas excluídas, onde havia cenas de violência mais explícitas. O poster da nova edição mostrava claramente isso: Uma sombra escondendo as cicatrizes de Jesus, sendo que, no poster original, as marcas são mostradas. Gibson fez isso para tentar aumentar o público para o filme. O diretor explicou seu raciocínio para a nova versão do filme: “Após a versão original ter sido lançada nos cinemas, recebi inúmeras cartas de pessoas de todo o país. Muitos me disseram que queriam compartilhar a experiência com os entes queridos, mas estavam preocupados que as imagens mais fortes do filme, e que poderia ser muito intenso para eles suportarem. Com isso, decidi reeditar A Paixão de Cristo. Apesar da tentativa de suavizar o conteúdo, a Motion Picture Association of America considerou o filme muito violento para avaliar com classificação Livre, como Gibson queria, e lançou com uma classificação de 14 anos. O relançamento acabou não sendo um sucesso comercial, e isso fez que a produtora do filme tirasse o longa dos cinemas, ficando apenas por três semanas em exibição.

Em 31 de agosto de 2004, o filme foi lançado em DVD,VHS e, posteriormente, D-VHS na América do Norte pela 20th Century Fox Home Entertainment. Tal como acontece com a versão original do cinema, o lançamento do filme em home video provou ser muito popular. Os primeiros relatórios indicam que mais de 2.4 milhões de cópias do filme foram vendidos por meio do dia. O filme estava disponível em DVD com legendas em Inglês e Espanhol, e em fita VHS com legendas em inglês. Em 17 de fevereiro de 2009, o filme foi lançado em Blu-ray na América do Norte como um conjunto definitivo edição de dois discos.Ele também foi lançado em Blu-ray na Austrália, uma semana antes da Páscoa. Embora a versão original em DVD tenha vendido bem, não continha qualquer opção de seleção de idiomas, trilha sonora ou materiais extras. Esta edição simples provocou especulações sobre quando uma edição especial seria lançada. Em 30 de janeiro de 2007, um de dois discos Definitive Edition foi lançado nos mercados norte-americanos, e 26 de Março em outros lugares. Ele contém vários documentários, trilhas sonoras comentários, cenas deletadas, outtakes, 2005 unrated versão, e a versão teatral original de 2004.

A versão britânica do DVD de dois discos contém duas cenas adicionais excluídos. Na primeira, Jesus encontra as mulheres de Jerusalém, que é a oitava estação da cruz, Jesus cai no chão como as mulheres chorar ao redor dele e Simão de Cirene tenta manter a cruz e ajudar-se Jesus simultaneamente. Depois, enquanto ambos estão segurando a cruz, Jesus diz às mulheres que choravam por ele, “Não chores por mim, mas por si mesmos e para os seus filhos”. Na segunda, Pilatos lava as mãos e se vira para Caifás e diz: “Olha você a ela” (ou seja: os fariseus deseja ter crucificado). Pilatos se vira para Abanader e diz: “Faça o que eles desejam”. A cena então mostra Pilatos chamando a seu servo que está carregando uma placa de madeira no qual Pilatos escreve “Jesus de Nazaré Rei dos Judeus’ em latim e hebraico. Em seguida, ele detém a placa acima de sua cabeça em plena vista de Caifás, que depois de ler desafia Pilatos sobre o seu conteúdo. Pilatos responde com raiva, a Caifás, em aramaico não legendado. O disco contém apenas duas cenas deletadas no total. Nenhum outro cenas do filme são mostradas no disco 2. No Brasil, foi lançada uma versão em DVD e Blu-ray, somente com o filme original. Mais tarde, houve uma versão com dois discos em DVD. O disco 1 continha o filme original de cinema, mais a versão do diretor (The Passion Recut), além de ter comentários em áudio. Já o disco 2 continha o Making Of do filme, mais cenas excluídas, além de galerias de fotos, como artes de produção, imagens de divulgação do filme e fotos da produção durante as filmagens.

No Brasil, a Rede Record comprou os direitos do filme, vencendo a Rede Globo, que não topou cobrir a proposta financeira da Fox, que distribuiu o filme no país. A Record apresentou o filme em 3 de novembro de 2006, às 20h30 na Tela Máxima.O filme foi exibido sem dublagem, “Mel Gibson tem que aprovar o negócio. Ele não deixa tocarem no filme, não admite dublagem. É bem provável que só seja exibido em aramaico [mais hebraico e latim, as línguas faladas no filme com legendas”, disse Eli Wahba, diretor da Fox no Brasil. Uma outra exibição pela Record, em 31 de março de 2010 na Super Tela, deixou a emissora na liderança do ranking de audiência durante 1 hora. Foram registrados 9 pontos de média, 16 de pico e 21% de share. O horário de exibição foi das 23h02 à 01h21.[69] Em 3 de abril de 2015, pela primeira vez, a Rede Record exibe a versão dublada do filme em português.

Críticas: The Passion Of The Christ recebeu críticas polarizadas, com o desempenho de Jim Caviezel, a partitura musical, o som, a maquiagem e a cinematografia recebendo elogios, enquanto violência gráfica do filme e conotações anti-semitas foram alvo de críticas. O filme tem uma classificação ‘podre’ de 49% sobre Rotten Tomatoes baseado em 267 comentários com uma pontuação média de 5.9 de 10. Com o consenso “Os detalhes gráficos de tortura de Jesus fazem o filme difícil de sentar-se com e qualquer que seja obscura mensagem que ele está tentando transmitir”. O filme também tem uma pontuação de 47 em 100 no Metacritic com base em 43 críticos que indicam ‘críticas mistas ou média”. Roger Ebert deu ao filme quatro em quatro estrelas, e chamou-lhe “o filme mais violento que eu já vi”, refletindo também sobre a forma como o filme pessoalmente afetado-o como um antigo coroinha. Crítico de cinema do New York Press Armond White elogiou o trabalho de Gibson, comparando-o a Dreyer, por transformar arte em espiritualidade. No entanto, revisor da Slate David Edelstein chamou-lhe “um filme snuff de duas hora e seis minutos”, enquanto Jami Bernard do New York Daily News o chamou de “o filme anti-semita mais virulentamente feito desde os filmes alemães de propaganda da Segunda Guerra Mundial”. Time listou como um dos filmes mais violentos de todos os tempos.

Moura, do site Noset, disse que a grandeza do filme não elimina a mensagem, mas que a violência em si deixa o espectador desconfortável com o trabalho apresentado. Infelizmente esta produção tirou por anos Gibson e Caviezel do emrcado cinematográfico hollywoodiano. A edição de junho de 2006 do Entertainment Weekly nomeou A Paixão de Cristo, o filme mais controverso de todos os tempos, seguido pelo de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica. A Paixão de Cristo foi indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor maquiagem e melhor trilha sonora original para o Oscar (2005), MTV Movie Awards 2005 Indicado na categoria de melhor ator para Jim Caviezel, People’s Choice Awards 2005 escolhido como o filme dramático favorito, Satellite Awards vencendo na categoria de melhor diretor para Mel Gibson, Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 2005  vencendo nas categorias de melhor fotografia e melhor cenografia e Premios del Círculo de Escritores Cinematográficos na Espanha vencendo na categoria de melhor filme estrangeiro.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *