Petra Belas Artes, Belas Artes À La Carte e Pandora Filmes formam grupo
O Petra Belas Artes, o cinema mais querido de São Paulo, e a Pandora Filmes, a distribuidora de filmes independentes mais antiga do Brasil, já são bem conhecidos no mercado de audiovisual. Seguindo os moldes de curadoria das duas empresas, no final de 2019, foi criado o Petra Belas Artes À La Carte, a primeira plataforma de streaming do país criada por um cinema.
Dessa forma, quando o Brasil entrou em quarentena, todos os profissionais do “Belas” e da Pandora, que já vinham trabalhando em sintonia, foram estimulados por uma força-tarefa, a desenvolver ideias e colocar em prática ações conjuntas, com resultados surpreendentes. Mesmo trabalhando em formato “home office”, o grupo se mostrou mais unido do que nunca e com a criatividade a mil, nesses últimos quatro meses, a marca “Belas Artes” foi uma que mais se destacou na mídia espontânea em todo o País.
Consolidação de projetos: Já nos primeiros meses, durante a pandemia veio uma prova do carinho de todos pelo Petra Belas Artes, com a campanha crowdfunding e um leilão virtual de itens cedidos por artistas, cujo valor arrecadado foi revertido em salários para os funcionários do cinema. Além disso, foi fundamental para o cinema, que conta com a parceria da Asas, de Paula Trabulsi, o patrocínio da Petra, que desde 2019 garante o pagamento do aluguel do espaço, um dos mais privilegiados da cidade.
Paralelo a isso, o Petra Belas Artes À La Carte teve o lançamento de sua nova fase marcado para 1º de abril e o plano coincidiu com o endurecimento da quarentena. Decidiu-se então, oferecer um mês de gratuidade do streaming, para que as pessoas tivessem a oportunidade de acessar filmes que não encontrariam nas plataformas globais. A ação, foi um enorme sucesso, com mais de 1 milhão de acessos no período e teve após a fase de gratuidade um número de assinantes crescente, com uma média de 40% ao mês.
Com o prolongamento da quarentena, o Petra Belas Artes, ainda teve que buscar manter a equipe do cinema, e foi então que surgiu outra grande iniciativa: a instalação do Belas Artes Drive-in no Memorial da América Latina. Uma incrível alternativa para os cinéfilos poderem matar a saudade de assistir aos seus filmes prediletos na tela grande, de dentro dos seus carros, com o conforto e segurança que todos precisam. O Belas Artes Drive-in, teve recorde de ingressos vendidos, com filmes esgotados em poucas horas, e conta com a equipe do próprio Petra Belas Artes, a mesma eleita nos últimos anos como melhor atendimento da cidade, na votação do público (Guia da Folha).
Foi fundamental para o sucesso do drive-in e da plataforma, que a Pandora Filmes se mantivesse em atividade, lançando filmes inéditos, tanto no Belas Artes À La Carte como no Belas Artes Drive-in, e dando oportunidade para os cinéfilos assistirem filmes como “Apocalypse Now – Final Cut”, “O Hotel às margens do Rio”, “Partida”, “Macabro”, entre outros. Com tudo, é importante frisar que a Pandora Filmes jamais suspendeu suas atividades de mais de 30 anos como a mais antiga distribuidora de filmes independentes do Brasil.
Dessa forma, as marcas Petra Belas Artes, Petra Belas Artes À La Carte e Pandora Filmes, estiveram presente na mídia e no dia a dia de espectadores de todo o Brasil, durante os quatro últimos meses, tentando levar a cultura as pessoas, em um momento de grande crise humanitária e econômica, sempre com soluções práticas, persistência e otimismo, e toda essa força é resultado de um elenco singular que ama o que faz, e por conta dessa união de marcas e talentos, não houve outra alternativa que não a de criar, o BELAS ARTES GRUPO.
BELAS ARTES GRUPO: Ao formar o BELAS ARTES GRUPO, as ações dessas três empresas estarão juntas, para oferecer ao público e ao mercado ainda mais qualidade, com a oportunidade de unir operações e potencializar resultados. Produtores, distribuidores, exibidores e agentes do setor audiovisual poderão contar com uma equipe talentosa, que dispõe de soluções integradas. E que além das três operações já conhecidas, cria ainda a unidade de Educação e Formação, que oferece cursos presenciais (quando possível) e virtuais, e a de Ações Externas, que cuida do Belas Artes Drive-in e de projetos de terceiros e consultoria.
Quem assume a Direção Executiva do Grupo é Juliana Brito, que já atuava na programação do Petra Belas Artes há 5 anos, e estava envolvida de alguma forma em todas as empresas do grupo. “Estou muito animada com a criação do Belas Artes Grupo. É um projeto que surgiu naturalmente, como resultado do intercâmbio criativo entre três equipes maravilhosas. Uma oportunidade de potencializar nossa ação cultural em São Paulo e em todo o Brasil”, declara Juliana, que é formada em Cinema pela FAAP, fez curso de Propaganda e Marketing na Austrália, e iniciou na Pandora, também na área de programação.