Looper: Assassinos do Futuro de Rian Johnson, Bruce Willis e Joseph Gordon-Levitt.

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um excelente filme de ficção científica que nos prendeu do início ao fim.

Looper: Assassinos do Futuro (2012):

Direção Rian Johnson, produção Ram Bergman e James D. Stern, roteiro Rian Johnson, elenco Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt, Emily Blunt, Paul Dano, Noah Segan, Piper Perabo e Jeff Daniels, companhia produtora Endgame Entertainment, Ram Bergman Productions, FilmDistrict e DMG Entertainment, distribuição TriStar Pictures.

Com um orçamento de US$ 30 milhões e uma bela receita US$ 177 milhões, Looper é um filme norte-americano escrito e dirigido por Rian Johnson, estrelado por Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt e Emily Blunt. As filmagens ocorreram entre janeiro e abril de 2011. Looper foi escolhido para abrir o Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2012. O filme foi lançado em 28 de setembro de 2012.

Sinopse: No ano de 2044, um assassino de 25 anos chamado Joseph “Joe” Simmons trabalha como “Looper” para uma companhia da máfia de Kansas City. Um looper mata pessoas enviadas do futuro, através de uma máquina do tempo, do quartel-general da companhia em Xangai no ano de 2074 e livra-se dos corpos. Loopers são pagos em barras de prata que chegam amarradas às costas da vítima, sob a condição que suas vítimas nunca devem escapar. Quando Joe descobre que seu novo alvo é o seu eu do futuro, ele falha em sua missão e o deixa escapar. Seus empregadores começam a caçá-lo por não ter cumprido seu trabalho, forçando Joe a lutar por sua vida enquanto caça seu eu do futuro.

Crítica: Em Kansas City, 2044, as viagens no tempo são uma realidade, mas estão apenas disponíveis para alguns. A função de Joe na Looper, máfia de assassinatos por aluguel, é de matar pessoas por encomenda. Entretanto, um dia , Joe, recebe a visita de sua versão no futuro terá de lutar contra si mesmo para tentar sobreviver.

Um filme realmente muito bom e de difícil compreensão, é daqueles Sci Fi que se sai com dúvidas sobre o que ocorreu e uma vontade louca de assistir novamente. Além disso, esta é, provavelmente, a ultima grande atuação de ator Bruce Willis, que após Looper, parou de atuar e ficou apenas aparecendo como ele mesmo nos filmes com Red, G.I.Joe e Duro de Matar. Com um dos roteiros mais interessantes do mercado cinematográfico, Loopers brinca simplesmente com a questão lógica do tempo / espaço, transformando passado, presente e futuro como um espelho de causa, efeito e consequência onde tudo pode ser escrito e reescrito dependendo de suas ações.

Ponto para o diretor Johnson que, com um roteiro que seria uma bomba para muitos, soube explorar todo o carisma de Willis e a vontade do ótimo ator Levitt, transformando a química do elenco junto com o roteiro difícil em algo delicioso para a tela, e olha que pelas últimas atuações de Willis, deve ter sido muito difícil. Uma pena que o filme nunca teve uma continuação, principalmente pelo final onde deixa dúvidas sobre o que ocorrerá ao garoto. Não se preocupe em tentar entender as questões levantadas sobre física no filme ou sobre realidades alternativas, são realmente inexplicáveis ou apenas teorias questionáveis, mas preocupe-se com o interessante roteiro e a atuação de Willis, principalmente em relação as perdas de memória quanto a sua vida, que valem muito a pena e são a mão do diretor.

O filme me fez lembrar de ótimos filmes como Timecop – O Guardião do Tempo de Peter Hyams, com Jean-
Claude Van Damme e Mia Sara, Efeito Borboleta de Eric Bress com Ashton Kutcher e Amy Smart e O Som do Trovão de Peter Hyams com Edward Burns e Ben Kingsley. Todos seguindo a mesma linha de causa e consequência com espaço / tempo e tão bons quanto se voc~e gosta de um bom roteiro Sci Fi.

Curiosidades: Depois de Rian Johnson lançar The Brothers Bloom em 2008, ele se juntou novamente com o produtor Ram Bergman com o objetivo de começar a produzir Looper.Em maio de 2010, Joseph Gordon-Levitt, que já havia trabalhado com o diretor em Brick, foi escolhido para interpretar o protagonista Joe. Alguns dias depois, Bruce Willis também entrou no elenco. Em outubro Emily Blunt também foi escalada para participar do filme. As filmagens começaram em janeiro de 2012 na Louisiana continuando até abril em Xangai. Looper estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto no dia 6 de setembro de 2012, abrindo o festival. O filme teve sua estreia nos Estados Unidos em 28 de setembro, com distribuição da TriStar Pictures.

Looper foi muito bem recebido pela crítica. No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma aprovação de 93%, baseado em 228 resenhas, com uma nota média de 8.1/10; o consenso é “Tão provocante quanto emocionante, Looper entrega uma mistura original de ficção científica futurista e ação clássica extraordinariamente inteligente.” Por comparação, no agregador Metacritic, o filme tem um indíce de aprovação de 84/100, baseado em 44 resenhas, indicando “aclamação universal.”

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *