Crítica: Os Mercenários 4 | Uma sequência de ação feita para quem gosta do gênero
Apesar de não parecer, o último filme de Os Mercenários foi em 2014, ou seja, quase dez anos desde a última vez que o grupo de caçadores de recompensas se reuniram em alguma missão alucinante e explosiva. Agora, eles voltaram em Os Mercenários 4, em que da formação original conta apenas com Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Gunnar Jensen (Dolph Ludgren) e Toll Road (Randy Couture), mas eles são escalados para uma missão mais ambiciosa e contra um inimigo desconhecido. Tudo que eles têm é: uma localização para onde teriam ido uma bomba e lançadores de misseis e um nome, Ocelot.
Para preencher as lacunas dos grandes astros hollywoodianos de ação, foram escalados novos rostos para fazerem parte do bando: Gina (Megan fox), Easy day (50 Cent), Decha (Tony Jaa), Galan (Jacob Scipio) e Lash (Levy Tran). Obviamente que eles, assim como os outros astros nos filmes antecessores tem seus minutos de estrelinhas, com piadas e sequências de tiro, porrada e bomba. Mas, não adianta Stallone e, principalmente, Statham carregam o longa-metragem nas costas.
O filme conta com a direção de Scott Waugh, que também já esteve à frente de filmes como: Projeto Extração (2023) e Ato de Coragem (2012), que no currículo do cineasta são os que mais se aproximam com a proposta de Os Mercenários 4. Com pessoas armadas e uma missão em vista. O roteiro, talvez exagerado, ficou encarregado por Kurt Wimmer, Tad Daggerhart e Max Adams e, quando digo é exagerado, é porque a proposta deles é que a missão, nas entrelinhas, seja evitar a 3ª guerra mundial. Porque o intuito de Ocelot é invadir o território Russo, soltar a bomba e os misseis, vestindo a bandeira americana estimulando estopim da 3ª guerra mundial.
Talvez essa inspiração já venha pelo histórico que as duas nações possuem de disputas e rivalidade. Mas, também, pelo momento real que a Rússia vive. Fazendo guerras, como a da Ucrânia, a fim de aumentar o seu domínio territorial e no fim das contas seu poder econômico, recursos entre outras coisas que possa firmar o país ainda mais como uma grande potência. Se de repente, Os Mercenários 4, resolvessem explorar a fundo esse assunto, tendo cara de pau mesmo como diversos outros filmes do gênero fazem, haveria um boa profundidade narrativa.
Entretanto, essa informação não passa de mero detalhe e tudo passa ser uma briga pessoal dos mercenários contra o inimigo invisível. A primeira pessoa eles enfrentam é Rahmat (Iko Uwais), que apesar de ser apenas um soldado do Ocelot, se revela um exímio lutador, atirador e um vilão bem sangue frio. Os confrontos entre eles e os caras de preto se prologam por quase todo o filme, desde o roubo da bomba e munição até a explosão disso tudo.
Os Mercenários 4, se firma realmente apenas como um filme de ação genérico, ainda mais por se tratar de uma sequência. O que significa que quando diretor e roteiristas resolvem pegar projeto eles seguem uma espécie de receita, mas em vez dos ingredientes serem alimentos são sequências de ação bizarras, piadas, muito sarcasmos a partir dessas piadas que serão a todo momento contrapostas com os comandos e ações tomadas pelos personagens.
Por fim, o filme cumpre seu objetivo principal, que é de entreter majestosamente; afinal, o conceito de obra prima pode muito bem ser relativo ao gênero e suas convenções. Neste caso, Os Mercenários 4, vale o ingresso. Até porque devido a todos os efeitos visuais, explosões, ou seja, por ser um filme muito imagético e com muitos efeitos sonoros explosivos, o ideal é mesmo ver nas telonas para desfrutar melhor da experiência. Garanto que ele vai te impressionar, te arrancar algumas risadas, vai prender sua atenção na expectativa de desvendar quem é o vilão e também um outro acontecimento que não dar spoiler.
Nota: 3,5/5
Trailer
Ficha Técnica
Título Original: Expend4bles
Direção: Scott Waugh
Duração: 103 minutos
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Megan Fox, 50 Cent, Andy Garcia, Tony Jaa, Iko Uwais, Dolph Ludgren, Randy Couture, Jacob Scipio, Levy Tran
Sinopse: O lendário grupo de mercenários liderado por Barney Ross tem uma nova missão: impedir o início da Terceira Guerra Mundial. Quando as coisas saem do controle, Christmas e os membros da equipe são recrutados para impedir que o pior aconteça.