Crítica: Mergulho Noturno | Primeiro terror do ano nos cinemas
Marcando a abertura de filmes de terror no circuito de cinemas brasileiros, estreou na última quinta-feira (18), o filme Mergulho Noturno. O longa-metragem é uma adaptação de um curta-metragem homônimo de 2014, do mesmo diretor e roteirista Bryce McGuire.
Na trama, acompanharemos a história de Ray Waller (Wyatt Russell) um ex-jogador de baseball, que precisou se aposentar em decorrência de uma doença degenerativa.
Portanto, ele se muda com a esposa, Eva (Kerry Condon) e os dois filhos, Izzy (Amélie Hoeferle) e Elliot (Gavin Warren). Para levar uma vida mais pacata e confortável, onde ele possa fazer seus tratamentos com tranquilidade e para que a esposa esteja perto do trabalho.
Um dos principais atrativos da casa é a enorme piscina localizada no quintal. Apesar de antiga, com alguns reparos a casa volta a ser habitável e aconchegante para uma família como os Waller. O que eles não imaginavam é que, essas águas possuem histórias macabras e eles só vão descobrir após eventos bizarros que irão acontecer.
Com produção da Blumhouse, especialista em filmes do gênero e que conta com produção de Jason Blum, conhecido por investir em histórias inovadoras. Um detalhe que chama a atenção. O filme Mergulho Noturno se enquadra nesses pré-requisitos dos estúdios da Blumhouse: um filme de terror e com uma premissa nova.
Mas, o roteiro peca em não se aprofundar no elemento principal do filme: o que é a piscina e a história por trás dela.
Depois de acontecer diversas coisas, Eva vai em busca de respostas, a fim de manter a segurança de sua família, ela faz buscas e pesquisas até chegar ao paradeiro da antiga proprietária do imóvel. Com o intuito de obter respostas e chegar a uma solução para o problema, ela descobre o mistério que é resumido em poucos minutos de tela e dessa forma o espectador se sente um verdadeiro bobo assistindo ao filme.
Porque Mergulho Noturno vai escalonando uma ambiência misteriosa e crescente ao longo do filme, gerando expectativas, inclusive, fazendo uso de elementos de filmes baseados nas obras de Stephen King, como: It – A Coisa, Cemitério Maldito e O Iluminado. Para quem é fã ou atento ficarão claras as referências durante o longa-metragem.
Apesar das críticas negativas que já vinha recebendo, Mergulho Noturno é um filme que fica na média se analisado de forma ampla e para o público geral. Mas, para os fãs de terror e o público mais exigente que prefere uma trama amarrada e mais autoexplicativa, pode deixar a desejar.
Nota: 3/5
Trailer
Ficha Técnica
Título Original: Nigth Swim
Direção: Bryce McGuire
Duração: 98 minutos
Elenco: Wyatt Russell, Kerry Condon, Amélie Hoeferle, Gavin Warren, Jodi Long, Ellie Araiza, Nancy Lenehan
Sinopse: Uma icônica piscina no quintal se torna uma fonte oculta de terror.