Superman/Batman: Public Enemies (Animação):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das melhores adaptações de um clássico arco do Superman e Batman que realmente poderia ir para o cinema.

Superman e Batman: Inimigos Públicos (2009)

Direção Sam Liu, roteiro Stan Berkowitz, Graphic Novel Jeph Loeb e Ed McGuinness, elenco Tim Daly e Kevin Conroy. Superman/Batman: Public Enemies é uma animação americana baseado no primeiro arco da revista Superman/Batman e lançado diretamente para vídeo. Essa é a sexta produção da linha de super-heróis da DC Comics feita pela parceria Warner Premiere e Warner Bros. Animation.

O desenho trouxe um dos maiores elencos de personagens para uma animação, com Superman, Batman, Lex Luthor, Amanda Waller, Poderosa, Metallo, Capitão Átomo, Major Força, Raio Negro, Capitão Marvel, Solomon Grundy, Giganta, Capitão Frio, Gavião Negro, Gorila Grodd, Sombra da Noite, Lady Shiva, Alfred Pennyworth, Estelar, Mongul, Banshee Prateada, Icicle, Gelada, Senhor Frio, Bane, Manta Negra, Aranha Negro, Brimstone, Mulher Gato, Mulher-Leopardo, Copperhead, Deadshot, Kestrel, Rei Tubarão, Brutale, Despero, Giganta, Girder, Lady Shiva, Capitão Bumerangue II, Parasita, e Shrike. Alguns personagens nem tiveram falas, só fazendo pontas em lutas. É a primeira adaptação em animações dos personagens Poderosa, Major Força, Lady Shiva e Sombra da Noite.

Numa conversa de Superman e Batman, eles se referem a Magpie, a primeira vilã que os dois enfrentaram juntos na fase pós-Crise dos quadrinhos, na minissérie de 1986 chamada The Man of Steel. Essa referência aparece na Graphic Novel da qual a animação se baseou. Outra referência feita é sobre a morte do Superman, após a batalha contra Apocalipse.

Sinopse: O CEO da LexCorp, Lex Luthor, é eleito Presidente dos Estados Unidos durante uma crise econômica. Luthor se torna popular com a recuperação do país e consegue que vários super-heróis colaborem com ele: Capitão Átomo, Estelar, Katana, Raio Negro, Poderosa e Major Força. Contudo, Superman e Batman não confiam em Luthor.

O governo americano descobre que um grande meteoro de Kriptonita está em rota de colisão com a Terra. Luthor acha que consegue deter a ameaça sozinho e impede que outros heróis interfiram, mas Batman e Superman realizam seus próprios esforços para deterem a ameaça. Lex finge tentar um acordo com Superman, mas o herói acaba tendo que enfrentar o guarda-costas presidencial ciborgue chamado Metallo, que possui no lugar do coração uma pedra de Kriptonita. Depois de uma luta devastadora, Superman é salvo por Batman mas Metallo aparece morto e Lex acusa Superman de ser o assassino. Ele alega em público que a proximidade do meteoro estaria afetando o equilíbrio mental do herói. E logo a seguir estipula um prêmio de 1 bilhão de dólares para quem capturar o Superman e Batman, a quem Luthor acusa de ser o Parceiro de Crime do Homem de Aço.

Vários vilões tentam derrotar Superman e Batman, e depois os heróis que apoiam Luthor também buscam aprisionar a dupla (exceto Poderosa, que é a única da equipe do presidente que sabe da verdade e pretende ajudar a dupla). Porém, quando a tentativa de Luthor de parar o meteoro falha, várias pessoas começam a duvidar da capacidade do presidente. Para Batman e Superman só resta pedirem ajuda ao Homem dos Brinquedos, que possui uma nave preparada para explodir o meteoro.

Crítica: Este poderia ser sem dúvida o roteiro do tão aguardado filme da dupla para os cinemas. Baseado no arco homônimo, Inimigos Públicos é uma história muito forte sobre manipulação governamental, muito disso devido a Luthor que sabe manipular a classe trabalhadora, através da média e do poder político.

Como sempre, o Azulão por não confiar em Luthor e suas promessas, prefere ficar fora da história da humanidade, não interferindo em momentos políticos e aproveitando-se disso, Lex Luthor se torna presidente do EUA. Luthor, manipulador ao extremo, faz do Superman o bode expiatório e Inimigo Público número 1, principalmente devido a vinda de um cometa de Kriptonita vindo a Terra e a facilidade de manipular a informação para o país, Cabe somente ao Batman ser o único aliado para enfrentar Heróis e Vilões e provar a inocência do Azulão.

E quem não queria o Batman como aliado contra o mundo? Como sempre, é o Batman, detetive e humano sem poderes a roubar o show. E esse de amigo, mosntrando toda a relação de respeito de amizade entre a dupla que faz surgir o melhor da animação. Eu li a HQ e realmente é muito superiora em questão do drama com outros personagens, mas aqui o vilão Luthor leva fácil a história, Melhor cena da animação é o beijo dado por Luthor na Amanda Waller, é simplesmente sensacional esta sequencia onde Luthor a transforma em sua reprodutora em uma nova sociedade assim que o cometa destruir mais da metade do planeta.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *