Resenha: "Feiurinha Sabe Tudo", de Ellen Moraes Senra - NoSet
Livros & HQs

Resenha: “Feiurinha Sabe Tudo”, de Ellen Moraes Senra

Pode ser que até hoje você nunca tenha tido acesso às palavras: “distorção” ou “erro cognitivo”, mas é exatamente isso que a história do Vítor e da Lívia nos mostra. A leitura do pensamento, a maximização do negativo, a personalização e até mesmo a vitimização são vistas nesta pequena história como algo que atrapalha a vida dos nossos protagonistas, já que a função dessas distorções acaba sendo a de justificar nossas atitudes com os demais, afinal, se colocamos algo como verdade, ainda que não seja, tendemos a responder à altura. Todavia, hoje aprendemos uma valiosíssima lição com eles, que quando temos a oportunidade de questionar aquilo que achávamos que sabíamos, nosso mundo pode mudar de cor, proporcionando mais saúde mental, bem-estar e autoestima. 

“Era uma vez um menino que vivia com seus pais, o Vitor, nome  que sua mãe escolheu com todo carinho”.

Assim começa o livro. Ele conta a história de Vitor, um garotinho esperto e com uma família amorosa, mas que vivia com caraminholas na cabeça. Sempre achava que estavam pensando mal dele, que não tinha amigos. Passou a ter um amigo imaginário, o Feiurinha Sabe Tudo, que apenas fazia reforçar em Vitor tudo isso de negativo que o menino trazia, fazendo com que ele se isolasse ainda mais e achasse que não era amado.
Mas essa história muda, ô se muda! Chega alguém bem especial na vida do menino e que bagunça todas as suas certezas.
O livro é muito bonito, com ilustrações ricas, coloridas. O texto é bem agradável de ler e o conteúdo vai ajudar crianças, adolescentes, pais e educadores a lidar com esse monstro escondido do “achismo” e da autoestima.
Leitura imperdível.

SOBRE A AUTORA

Ellen Moraes Senra: Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mestranda em Psicologia Social. Colunista do site O psicólogo Online na coluna “Desvendando a adolescência” e da Revista Vida Prática na coluna de orientação familiar.

FICHA TÉCNICA

  • Capa comum: 32 páginas
  • Editora: Sinopsys Editora; Edição: 1ª (2018)
  • ISBN-10: 8595011028
  • ISBN-13: 978-8595011021
  • Peso de envio: 113 g

ONDE COMPRAR

Topo