Roman Polanski The Ninth Gate (1999): - NoSet
Cinema

Roman Polanski The Ninth Gate (1999):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu ao filme e indica para jovens magos e bruxos.  

ninth-2

The Ninth Gate, O Último Portal ou A Nona Porta (1999):

Direção e produção Roman Polanski, coprodução Iñaki Nuñez, Antonio Cardenal e Alain Vannier, produção executiva Wolfgang Glattes e Michel Cheyko, roteiro Roman Polanski, John Brownjohn e Enrique Urbizu, baseado em Arturo Pérez-Reverte, elenco Johnny Depp, Frank Langella, Emmanuelle Seigner e Lena Olin.

Sinopse: Dean Corso é um especialista de má reputação em livros raros. É contratado por Boris Balkan, rico editor e bibliófilo cuja temática é o demônio. Ele é o recém possuidor do livro Os Nove Portais para o Reino das Sombras, do veneziano Aristide Torchia publicado em 1666, que pertencia a Andrew Telfer que se suicidara. Balkan não acredita na autenticidade do livro e pede a Corso compará-lo com os outros dois exemplares que restam no mundo: o da coleção Fargas em Sintra, Portugal e o da coleção Kessler, em Paris. O apartamento de Corso é revirado e Bernie, um livreiro a quem pede que guarde o livro enquanto se prepara para viajar, é assassinado. Desconfia que seja por causa do livro e tenta desistir do contrato com Balkan, mas este aumenta a oferta em dinheiro. Passa a ser seguido uma misteriosa mulher. Inicia sua pesquisa em Toledo na Espanha, onde encontra-se com os livreiros irmãos Ceniza, antigos proprietários do exemplar de Telfer, que lhe demonstra que além Torchia, algumas figuras foram assinadas pelas iniciais “LCF”. Enquanto analisa o exemplar de Victor Fargas, nota que as xilogravuras não são exatamente iguais. No dia seguinte, Fargas é encontrado morto e seu exemplar queimado. Passa a ser perseguido pelo guarda-costas da viúva de Telfer, porém é ajudado pela mulher misteriosa. Em Paris é recebido relutantemente pela baronesa Kessler, mas obtém mais informações sobre o livro: foi uma adaptação de Torchia ao Delomelanicon escrito pelo próprio Lúcifer. Enquanto analisava o livro, a baronesa é morta. Acaba perdendo o exemplar de Balkan para Liana e seu guarda-costas mas os reencontra numa reunião da sociedade secreta Ordem da Serpente de Prata. Porém Balkan irrompe no local, mata Liana e recupera seu livro. Por meio de um cartão-postal de um castelo abandonado, localiza Balkan. Este está prestes a iniciar o ritual para abrir o nono portal, convencido de que decifrou o enigma, porém a nona xilogravura era falsa.

ninth-5

Curiosidades: O roteiro baseou-se no livro El club Dumas de Arturo Pérez-Reverte. São citados ao longo do filme diversos livros históricos: Hypnerotomachia Poliphili, Os trabalhos de Persiles e Sigismunda, os quatro volumes de Don Quixote de la Mancha, La Démonomanie des Sorciers de Jean Bodin, Daemonolatreiae libri tres de Nicolas Rémy, Compendium Maleficarum de Francesco Maria Guazzo, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie, Dictionnaire Infernal de Plancy e Del compendio de’ secreti rationali de Leonardo Fioravanti. A trilha sonora foi realizada por Wojciech Kilar e contou com a participação Sumi Jo e a Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga. Filmado em locação em Portugal, Espanha, França e nos Studios d’Epinay em Paris. O Château de Puivert foi utilizado para a imagem e o local do cartão-postal.

ninth-3

Crítica: Excelente trama do diretor Polanski em um filme Cult bem estilo de suspense e terror, baseado nas cartas de tarô e no misticismo decadente europeu de Crowley e sua Golden Dawn (não que o mesmo seja mencionado diretamente). Roman Rajmund Polański é um cineasta, produtor, roteirista, ator polaco-francês e ganhador do Oscar e Palma de Ouro. Polański iniciou sua carreira na Polônia, e depois se tornou um célebre Cineasta de sucesso e prestígio. Fez filmes fantásticos como Bebe de Rosemary, O Pianista, Chinatown, A Dança dos Vampiros e o Escritor Fantasma. Dirige o filme com uma simplicidade impressionante de quem sabe bem o que faz, minha única crítica está no final do filme, mas este, para quem conhece o bem o estilo do diretor, sabe que é sua marca registrada, assim como no maravilhoso Bebe de Rosemary, Polanski deixa que o público entenda o que aconteceu ou interprete da sua melhor maneira, dizendo que a história não acabou, mas começa ali. No elenco Johnny Depp está a vontade em um papel feito sobre medida para ele. Um caçador de relíquias do submundo que por um bom preço, faz o trabalho sujo que precisar. Muito ao bom estilo John Constantine (DC – Vertigo) de ser. Emmanuelle Seigner é uma atriz de origem francesa. É casada desde 1989, com o diretor polonês Roman Polanski, com quem tem dois filhos. É só. Frank Langella é um ator norte-americano de teatro e cinema. Ao longo da carreira, conquistou três Prêmios Tony, o prêmio mais importante do teatro americano. Langella já foi de tudo no cinema, de Zorro a Drácula, passando por Superman, He Man, mais de trinta e dois filmes. Aqui ele é a alma do filme e o carrega de maneira sombria e teatral sua obcessão pelo poder místico, acredito que seu personagem seja uma sombra do famoso mago Crowley, Sua atuação é espetacular, principalmente na cena final.

ninth-4

Att.

 

Marcelo The Moura.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo