Patch Adams by Robin Williams (1998):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de um clássico do mestre do humor R.W.

1

Patch Adams – O amor é contagioso (1998):

Direção Tom Shadyac, roteiro Steve Oedekerk, elenco Robin Williams, Daniel London, Monica Potter e Philip Seymour Hoffman. Patch Adams – O Amor é Contagioso é um filme americano do gênero comédia dramática baseado em livros e na vida de Patch Adams e Maureen Mylander.

Sinopse: Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter “Patch” Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso. Mostrando a alegria de fazer seus pacientes felizes, dizendo que: você prefere terminar a vida, com alegria, coisas legais e humor, ou continuar a desgraça que é morrer, na tristeza e na ruindade? Sendo uma das frases mais conhecidas em seu livro e história. Patch Adams afirma não lembrar de onde veio o nome, mas Patch faz nós sabermos que ele é uma pessoa que mudou muitas outras pessoas.

3

Patch Adams (O Homem): Hunter Doherty “Patch” Adams, nascido em Washington D.C., em 28 de maio de 1945, é um médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos. É formado pela Virginia Medical University e o fundador do Instituto Gesundheit, em 1971. Aos 17 anos de idade, após perder o pai e ter sido deixado pela namorada, vivenciou uma grave crise depressiva e internou a si próprio numa clínica psiquiátrica. Lá chegou à conclusão que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas e, melhor ainda, se isto for feito com muito bom humor e principalmente amor. Nos anos 60, um de seus melhores amigos foi assassinado. Após a formatura no ensino médio, em 1963, Adams cursou o pré-médico na Universidade George Washington e recebeu o grau de doutor em medicina pela Universidade de Virgínia, em 1971. Durante o curso de medicina, Adams tornou-se conhecido pela conduta proeminentemente feliz e apaixonada pelos pacientes. Em 1972 fundou o Instituto Gesundheit. Em 1976 seu melhor amigo morreu atacado por um psicopata e não sua namorada, como aparece no filme Patch Adams, de 1998. Ele ficou depressivo, mas acalmou-se com o tempo. Em 1980 adquiriu 317 acres de terra montanhosa em West Virginia para a implementação física do instituto, que presta assistência de forma inteiramente gratuita. Convencido da conexão poderosa entre o ambiente e o bem estar, acredita que a saúde de um indivíduo não pode ser separada da saúde da família, da comunidade e do mundo.

5

Robin Williams (O Ator): Robin McLaurin Williams, nascido em Chicago, 21 de julho de 1951, falecido em Paradise Cay, 11 de agosto de 2014, foi um ator e comediante americano. Após conquistar fama interpretando o alienígena Mork na série de televisão Mork & Mindy, e pelo seu trabalho posterior com stand-up comedy, Williams foi destaque de diversos filmes desde 1980. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua performance no filme Good Will Hunting, de 1997, e também conquistou dois Prêmios Emmy do Primetime, seis Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys. Williams se descreveu como uma criança quieta, cuja primeira imitação foi a de sua avó, feita para sua mãe. Não foi capaz de superar sua timidez até se envolver com o departamento de dramaturgia, durante o ensino médio. Em 1973, Williams foi um de vinte estudantes a serem aceitos como calouros na renomada Juilliard School e um de apenas dois a serem aceitos por John Houseman no programa avançado daquela escola, naquele ano, o outro foi Christopher Reeve (Superman). Em suas aulas de dialeto, Williams não teve qualquer problema em dominar rapidamente todos os dialetos lecionados. Deixou a Juilliard em 1976. Williams faleceu em 11 de agosto de 2014, aos 63 anos, por suicídio. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram jogadas na baía de San Francisco, segundo o certificado de óbito.

2

Crítica: Williams, junto com Jerry Lee, foi um dos motivos de eu amar o cinema e a comédia dramática americana. Dono de uma loucura e um humor único, suas participações em filmes como Good Morning Vietnã e Sociedade dos Poetas Mortos me fizeram sempre querer ser na vida um espelho do que era o ator no cinema. Filmes como Amor Além da Vida, O Pescador de Ilusões, O Homem Bicentenário e Uma Noite no Museu sempre demonstraram a constante procura do ator por papéis familiares e com uma preocupação em mensagens positivas da vida. Patch Adams não foge a regra, lindíssimo filme sem nenhuma pretensão de ser mais do que é, uma história de amor e diedicação ao próximo. Muito do bom resultado vem também do bom diretor Shadyac, que já trabalhou com atores com o mesmo perfil como Jim Carrey e Eddy Murphy, e teve também os mesmo resultados positivos. O filme, um drama pesado hospitalar, é uma lição de vida e nos faz pensar sobre como tratamos nosso próximo e como queremos encarar os desafios da vida. Infelizmente, a vida pessoal de Williams e seus dramas engaram aquele maravilhoso personagem e nosso mega ator não resistiu e desistiu de seu maior bem, a vida. Saudades eternas do nosso mega ator de sempre, Williams Forever.

6

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *