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AUTOMOBILISMO

Verstappen vence no Catar e leva disputa do título para a grande final em Abu Dhabi

Verstappen vence no Catar e leva disputa do título para a grande final em Abu Dhabi
Foto: F1
  • Publishednovembro 30, 2025

Max Verstappen conquistou uma vitória essencial no Grande Prêmio do Catar e manteve viva a luta pelo campeonato, superando Oscar Piastri após uma corrida marcada por estratégias incomuns e uma intervenção precoce do Safety Car. Lando Norris, líder do Mundial antes da prova, terminou apenas em quarto e viu sua vantagem cair de vinte e dois para doze pontos. Piastri também continua na briga, dezesseis pontos atrás de Norris, deixando o desfecho do campeonato totalmente em aberto para a última etapa.

A vitória de Verstappen só se tornou possível devido ao plano estratégico adotado pela McLaren, consequência direta do limite obrigatório de vinte e cinco voltas por jogo de pneus imposto pela Pirelli e da entrada do Safety Car logo no início da corrida.

Quando as luzes se apagaram, Verstappen reagiu melhor que Norris e pulou de terceiro para segundo antes da longa curva à direita que marca a primeira sequência do circuito. Piastri manteve a liderança com tranquilidade. O início parecia estável até o toque entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly na primeira curva, incidente que alterou completamente o panorama.

Durante o Safety Car, quase todo o pelotão entrou nos boxes para o primeiro dos dois pit stops obrigatórios. Piastri e Norris foram exceções e permaneceram na pista. A decisão acabou custando caro. Quando finalmente fizeram suas paradas, ambos retornaram atrás de Verstappen.

Mesmo assim, Piastri demonstrou ritmo forte o suficiente para voltar à pista em segundo lugar líquido após sua parada final. Norris enfrentou situação bem mais difícil. Depois de retornar ao traçado, encontrou Carlos Sainz e Kimi Antonelli à frente e não conseguiu ultrapassá-los rapidamente. Somente na penúltima volta o britânico conseguiu superar Antonelli, que escapou na saída da curva 10.

Sainz, por sua vez, garantiu seu segundo pódio do ano com a Williams. Antonelli concluiu a corrida em quinto e ajudou a Mercedes a diminuir a distância para o segundo lugar no campeonato de construtores. À frente de Antonelli, o quarto lugar de Norris manteve viva sua campanha pelo título, mas o pressionou fortemente para a etapa final.

Isack Hadjar caminhava para terminar em sexto até sofrer um furo no pneu dianteiro esquerdo nas voltas finais, o que abriu caminho para George Russell recuperar posições e assumir o sexto lugar. O top-10 foi completado por Fernando Alonso, depois de um giro completo de trezentos e sessenta graus, Charles Leclerc, Liam Lawson e Yuki Tsunoda.

Logo atrás, Alex Albon terminou em décimo primeiro, seguido por Lewis Hamilton, Gabriel Bortoleto e Franco Colapinto. Esteban Ocon cruzou em décimo quinto, mas pagou uma penalidade de cinco segundos por falsa largada. Gasly veio logo depois. Stroll, Hadjar, Bearman e Hulkenberg abandonaram a prova, este último após o incidente que provocou o Safety Car inicial.

O início da corrida já havia sido agitado. Russell perdeu três posições ao escapar na segunda curva, permitindo que Antonelli, Sainz e Alonso ganhassem terreno. Mais atrás, Gasly também passou sobre a zebra e danificou o assoalho, ficando sob ataque de Hulkenberg, que naquele momento era um dos poucos a usar pneus macios. Pouco depois, veio o toque entre Gasly e Hulkenberg que deixou o piloto da Sauber na brita com o pneu traseiro danificado.

Quando a corrida foi retomada na volta 11, Piastri, Norris e Verstappen abriram ritmo intenso enquanto todos os demais, obrigados a uma segunda parada programada, precisaram administrar os pneus até a janela de trocas. A McLaren, que ficou fora do pit stop durante o Safety Car, era obrigada a parar antes da volta 25. Piastri entrou nos boxes na volta 24 com quatro segundos de vantagem sobre Norris e retornou em ar limpo, à frente do grupo liderado por Alonso.

Norris parou logo depois e perdeu tempo com um pit stop de apenas 2,2 segundos, o que abriu espaço para Verstappen assumir a liderança e Sainz surgir logo atrás. No retorno da pista, Piastri partiu para cima de Antonelli e fez uma ultrapassagem decisiva na abertura da volta 30. Norris tentou repetir o movimento duas voltas mais tarde, mas o piloto da Mercedes se defendeu bem naquele momento.

A corrida mudou novamente quando a maior parte do pelotão entrou nos boxes na volta 32. Verstappen retornou em terceiro, usando pneus duros, e estava a pouco mais de sete segundos e meio de Piastri. Norris, por sua vez, cometeu um erro importante na rápida curva 14, passou sobre a zebra e quase rodou, perdendo ritmo e entrando no alcance direto de Verstappen.

Piastri enfrentou momento parecido na mesma curva enquanto tentava abrir vantagem suficiente para sua última parada. Porém, ao entrar nos boxes no fim da volta 42, voltou para a pista dezessete segundos atrás de Verstappen. Norris entrou na volta seguinte e retornou atrás de Sainz e Antonelli. Somente um erro de Antonelli no fim da corrida permitiu sua ultrapassagem.

Verstappen administrou a vantagem e cruzou a linha de chegada com oito segundos de margem, conquistando sua sétima vitória da temporada. A disputa pelo campeonato chega à última etapa com a diferença entre Norris e Verstappen reduzida a apenas doze pontos, e Piastri ainda matematicamente vivo na luta.

A Fórmula 1 agora segue diretamente para Abu Dhabi, onde a decisão do campeonato será realizada entre os dias cinco e sete de dezembro.

Written By
Matheus Gama