Social Comics: Hellboy: Seed of Destruction
Salve Nosetmaníacso, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de Hellboy: Seed of Destruction, a primeira HQ que tive a oportunidade de ler e indicar para os fanboys como uma boa leitura pela Social Comics, há todo tipo de HQs, para adultos e crianças, que com certeza trará boas lembranças de sua infância ou mesmo novidades.
Hellboy: Da Criação ao Mito
Hellboy é um personagem de HQs criado por Mike Mignola, cujas histórias são editadas nos Estados Unidos pela Dark Horse. No Brasil, já foram lançadas várias revistas pela Mythos Editora e agora você pode encontrar on line no site Social Comics Hellboy: Seed of Destruction.
Nascido nas profundezas do Inferno, Hellboy, ou como é conhecido pelo seu nome verdadeiro, Anung un Rama, é um enorme ser vermelho, com chifres e aspecto diabólico, filho de um demônio com uma feiticeira. Foi descoberto pelo Professor Trevor Bruttenholm e soldados Aliados nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas em 23 de dezembro de 1944, após ter sido invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin, o monge louco e da Alemanha Nazista, que havia criado o projeto Ragnarok, com o intuito de trazer o apocalipse à terra. Hellboy, todavia, mostrar-se-ia de boa índole. Bruttenholm criou o pequeno demônio, ensinando-lhe a importância de ser humano, e treinou-o para combater as forças das trevas. Hellboy inclusive ganhou “status honorário de humano” das Nações Unidas em 1952.
Ao atingir a maioridade, Hellboy passou a integrar o B.P.R.D. (Bureau of Paranormal Research and Defence) ao lado de figuras como Abe Sapien, Liz Sherman. Suas aventuras combatendo o mal o levam a viajar por todo o mundo enquanto enfrenta ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, e finalmente, os mais importantes dos seus inimigos: um grupo de Nazistas, que sobreviveram até hoje numa câmara criogênica, e o espírito imortal de Rasputin, que assombra Hellboy com revelações sobre o seu verdadeiro propósito e o seu destino de destruir o mundo que tanto ama. Hellboy é também descendente do rei Arthur, por parte de sua mãe.
Ele empunhou a mítica espada Excalibur na mini série “The wild hunt”. Nessa história já se aproxima o clímax da série, com a guerra iminente dos seres míticos contra a humanidade e com Baba Yaga, a antiga bruxa russa, se aproximando de sua vingança contra Hellboy, Hellboy arrancou um olho dela na história curta “Baba Yaga”. Segundo Mignola, a série irá acabar, ao contrário de títulos contínuos como Batman ou X-Men, provavelmente com Hellboy morto. O escritor e artista disse que já “tentou matar Hellboy” outras vezes durante a série, como na misteriosa história “a ilha”, que conta mais acerca das origens do mundo de Hellboy.
O último episódio da saga de Hellboy será a mini série em três partes intitulada “the fury”. Todavia, as histórias do personagem seguem duas linhas: uma no presente, contando sua história e seu desfecho, em tom épico, e uma linha no passado, com histórias de Hellboy atuando como agente do Bureau de pesquisa e defesa paranormal pelo mundo. Assim sendo, é possível que o herói não se ausente por completo das HQs.
Hellboy, Aspectos e Influências: Hellboy possui uma manopla acoplada a sua mão, feita do que aparenta ser pedra. Ela é bem maior do que sua mão esquerda, razão pela qual ele prefere a mão esquerda para usar armas. Ela também é invulnerável. Seu mais sinistro propósito, porém, é o de servir como chave para libertar o Ogdru Jahad, os sete deuses do caos, de uma prisão extra dimensional, motivo pelo qual o nazistas o invocaram. Como revelado na mini série paragens exóticas, esta mão pertenceu a um dos grandes espíritos que criaram todas as coisas da terra, e foi a mão que criou o próprio Ogdru Jahad. Segundo o criador Mike Mignola, a mão direita foi idealizada como uma arma embutida, uma versão moderna do martelo de Thor, da Marvel Comics. A mão direita se tornou um ícone e marca registrada do personagem.
Mike Mignola busca inspiração principalmente na Literatura Pulp, como H.P. Lovecraft, nos clássicos das HQs, nos monstros clássicos, como os do Expressionismo Alemão e nos mitos folclóricos de todo o mundo, principalmente os do leste europeu. As construções Góticas e Vitorianas também marcam presença no universo de Hellboy. Seu estilo foi assim definido por Alan Moore: “Expressionismo Alemão encontra Jack Kirby.”
As HQs de Hellboy ganharam várias premiações, como o Eisner e o Eagle Awards. Escritores e artistas de HQs como Alan Moore, Frank Miller, Ségio Aragonés e Will Eisner já teceram elogios ao personagem e seu criador várias vezes. Eis o que Alan Moore escreveu sobre o encadernado da mini série O despertar do Demônio: “A edição encadernada que você tem em mãos destila o que há de melhor nas HQs, como se fosse o mais refinado vinho tinto. Hellboy é um passaporte para um recanto no paraíso dos gibis, de onde você pode nunca mais querer sair.” O cineastra Clive Barker declarou: “Hellboy restaura minha fé no prazer dos quadrinhos.”
Hellboy: Seed of Destruction é uma HQ norte-americana criada por Mike Mignola e publicada pela editora Dark Horse Comics em Março de 1994. Hellboy é apresentado pela primeira vez na imprensa em sua primeira edição. A revista conquistou dois prêmios Eisner Award, um para “Melhor Álbum Gráfico” e “Melhor Escritor” para Mike Mignola. Este foi, em parte, a base para o primeiro filme de Hellboy.
Sinopse: Um rito real está ocorrendo em Tarmagant Island, uma pequena ilha ao largo da costa da Escócia . Os nazistas criaram uma série de máquinas estranhas ao redor de um círculo de pedras, no centro está o lendário psíquico russo Grigori Rasputin . O bruxo, armado com um par de manoplas poderosas, tenta convocar o Ogdru Jahad de suas prisões para a terra.
Crítica: Com um gráfico próprio, quase noir, Hellboy é um dos meus anti heróis preferidos, não importa se em HQs, em Animação ou nos dois filmes que possui. Nesta história temos a apresentação do Monstro, mais humanos de todos, quase um Frankenstein ou um Monstro do Pântano, as melhores referências literária ou das HQs, se você nunca ouviu falar dele e não há como não fazer esta comparação. Hellboy muitas vezes tem um coração humano, mesmo que com um senso único de ética e humor, ele procura uma direção correta para sua sobrevivência, sempre enfrentando o “mal”.
Não é para menos que ele é a paixão de diretores como De Guillermo del Toro e do ator Ron Perlman, que o interpretou magnificamente em dois filmes e o dublou em duas animações. Hellboy estreou em 2004 nos cinemas no filme Hellboy, dirigido por Guillermo del Toro e com Ron Perlman, com uma continuação em 2008 e as animações A espada das tempestades e Sangue e Ferro. Os Games foram chamados de Hellboy: Asylum Seeker e Hellboy: The Science of Evil, além do escritor Christopher Golden, que criou uma série de histórias sobre Hellboy em livros, contando com algumas ilustrações de Mike Mignola.
Social Comics é um site, parceiro do Noset, que traz HQs On-line para sua diversão e entretenimento.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/