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AUTOMOBILISMO

Russell vence no Canadá; Antonelli conquista primeiro pódio em corrida repleta de reviravoltas

Russell vence no Canadá; Antonelli conquista primeiro pódio em corrida repleta de reviravoltas
Foto: Fórmula 1
  • Publishedjunho 15, 2025

O Grande Prêmio do Canadá de 2025 foi um prato cheio para os fãs de Fórmula 1: largada agressiva, estratégias divergentes, reviravoltas no pelotão da frente e um final dramático marcado por um acidente interno na McLaren. No fim, George Russell brilhou para conquistar sua primeira vitória do ano, liderando uma dobradinha da Mercedes no pódio com o surpreendente Andrea Kimi Antonelli em terceiro, atrás de Max Verstappen.

Largada forte de Russell e Antonelli surpreende

A corrida começou sob clima frio em Montreal, favorecendo equipes com bom equilíbrio de pneus. Largando da pole position — algo que não acontecia desde o GP do Catar de 2023 — George Russell segurou bem a pressão de Verstappen na primeira curva. Logo atrás, Antonelli surpreendeu ao mergulhar por dentro de Oscar Piastri na curva 3 e assumir a terceira colocação, mostrando agressividade e confiança.

Ainda na primeira volta, Albon escapou da pista após disputa com Franco Colapinto, cortando pela grama e abrindo espaço para Hülkenberg subir ao nono lugar. Hadjar segurava bem a 11ª posição, enquanto Tsunoda ganhava terreno sobre Stroll.

Primeiras paradas e jogo estratégico começa

Russell tentou abrir vantagem, mas Verstappen manteve o ritmo colado, mesmo com pneus médios sofrendo maior desgaste. Antonelli perdeu o contato com os dois primeiros já na volta 4, enquanto Piastri adotava abordagem conservadora e Norris, de pneus duros, começava a ganhar posições com ótimo ritmo.

Na volta 8, Verstappen partiu para o undercut e parou, retornando em 9º. Russell reagiu na volta seguinte e garantiu a frente. Antonelli também parou cedo, na volta 15, voltando atrás de Verstappen. Com isso, Piastri herdou a liderança temporária até seu pit stop na volta 17. A McLaren fez um excelente trabalho, e o australiano retornou atrás apenas de Antonelli.

Norris e Leclerc alongaram seus stints iniciais com pneus duros, sugerindo estratégias de apenas uma parada. Na volta 21, Norris liderava, seguido de Leclerc e com Russell já se aproximando rapidamente. Mais atrás, Albon via sua corrida se complicar pela demora da Williams em chamá-lo aos boxes.

Mercedes impõe ritmo; Ferrari se perde

A partir da volta 25, a corrida passou a ser definida por quem melhor administrasse os pneus e escolhesse o momento ideal para o segundo pit stop. Leclerc reclamava das chamadas da Ferrari — rejeitou o Plano B da equipe e pediu uma terceira opção, em mais um capítulo da desorganização estratégica da Scuderia.

Stroll foi o primeiro a assumir claramente uma tática de duas paradas ao colocar pneus duros pela segunda vez. Russell, com ritmo consistente, superou Leclerc com facilidade e partiu à caça de Norris. A McLaren então chamou Norris na volta 30, colocando pneus médios e apostando em uma ousada estratégia de uma parada só — algo que se mostraria arriscado.

Russell x Verstappen e Antonelli à espreita

Com Norris fora momentaneamente da briga, Russell reassumiu a ponta. Verstappen se manteve próximo, mas passou a sentir a pressão de Antonelli, que seguia em ritmo impressionante. A Mercedes antecipou o segundo pit de Antonelli, marcando Verstappen diretamente.

Russell prolongou seu stint até a volta 42, evitando tráfego e retornando na liderança com margem segura, abrindo caminho para a vitória.

Colapso da McLaren: choque entre companheiros

Nos momentos finais da prova, Piastri e Norris disputavam posição em ritmo forte. A McLaren chegou a cogitar uma troca de posições e dar prioridade para Norris. Mas a rivalidade interna escalou: na volta 67, Norris tentou ultrapassagem no fim da reta e acabou tocando no pneu traseiro esquerdo de Piastri e indo para o muro da reta principal. Norris abandonou e Piastri seguiu com um furo de pneu, mas sem grandes prejuízos devido a entrada do Safety Car, que permaneceu até o fim da corrida, congelando as posições.

Russell vence com autoridade; Antonelli conquista seu primeiro pódio

Com o safety car encerrando a corrida, Russell garantiu uma vitória estratégica e incontestável — a primeira da Mercedes desde São Paulo 2022. Verstappen cruzou em segundo após extrair o máximo da Red Bull, enquanto Antonelli celebrou seu primeiro pódio na F1 aos 18 anos, em uma atuação de destaque tanto em ritmo quanto em leitura de prova.

Piastri, mesmo após o acidente com Norris, finalizou em quarto, à frente de Leclerc e Hamilton. Alonso salvou bons pontos em sétimo, seguido por Hülkenberg, Ocon e Sainz. A Red Bull conseguiu limitar os danos, mas a Mercedes saiu de Montreal como a grande vencedora da etapa.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas com o Grande Prêmio da Áustria.

Written By
Matheus Gama