Review | Gotham Knights

Imagina você poder voltar para a icônica cidade de Gotham e reviver todas as experiências que teve com os jogos da franquia Batman: Arkham, porém agora com muito mais elementos agregados, aprimoramento no modo de combate, novos equipamentos, um mapa maior e com mais coisas para se explorar, parece incrível, não? Mas imagina tudo isso sem o bom e velho morcegão? Agora já não parece mais tão interessante, certo? Assim vem a premissa do novo jogo da Warner Bros. Gotham Knights, mas se você acha que por isso o jogo não seria bom ou interessante você está muito enganado, sem mais enrolação bora falar desse jogo que vai surpreender uma boa parte desses céticos e fanboys de plantão.

Seguindo meio que na mesma ideia de Last Of Us part 2, Gotham Knights tem o seu principal protagonista morto, e o que pode causar uma certa estranheza ou diminuir sua vontade de jogar, abre na verdade, em um clima um tanto quanto melancólico, aquela vontade de descobrir os mistérios que rondam ao redor desse crime imensurável. E para dar sucessão ao cavaleiro das trevas e desvendar esse mistério ao mesmo tempo em que deve proteger os civis das perigosas noites de Gotham, entram em cena seus pupilos como os próximos vigilantes da cidade, dentre eles Asa Noturna, Robin, Batgirl e Capuz Vermelho.

A trama principal do jogo desenrola no mistério de o porque da morte do morcegão, e assim o jogo se inicia com você decidindo com qual dos quatros cavaleiros irá optar por inicio de jogatina. Cada personagem tem o seu estilo e modo de jogo, Asa noturna com um estilo mais acrobático, Batgirl muito mais parecida com o Bruce pelos seu estilo de combate e cinto de utilidades, Robin furtivo e inteligente e Capuz vermelho com sua violência implacável e explosiva em conjunto ao seu arsenal de fogo para dar cabo dos criminosos que assolam Gotham City. Um ponto de destaque é que o jogo conta com um estilo de evolução e customização dos personagens, isso garante uma experiência muito mais aprimorada para que você veja o grau evolutivo de cada vigilante. O jogo permite que você customize seus personagens, desde a máscara, botas, luvas até as cores dos uniformes dos heróis.

Lembrando que cada um tem seu estilo, evoluir algumas características podem garantir uma gameplay muito mais facilitada na hora de confrontar os vilões principais da campanha, e se tratando de vilões o game conta com uma seleção muito boa, dentre eles Pinguim, Sr. Frio, Cara-de-Barro, Corte das Corujas e era de se esperar que também haveria a aparição da Arlequina, tendo em mente ser um personagem atualmente muito popular no cenário dos heróis e vilões de quadrinhos. Apesar de todas essas novidades e aprimoramentos, o game quando em confronto com inimigos comuns não exige que você precise necessariamente evoluir antes tanto, pois muitos inimigos morrem facilmente com combos simples, talvez uma IA mais aprimorada e desafiadora pudesse dar uma imersão maior na dificultosa tarefa de ser um cavaleiro vigilantes nas noites de Gotham. Digo noite, pois a gameplay rola em mundo aberto, porem somente no período noturno, durante o dia os quatro personagens e Alfred estão na base operativa de Belfry, a icônica torre de relógio construída estrategicamente por Bruce bem no centro de Gotham City.

Agora falando da parte visual, o jogo possui um visual muito bem construído e desenvolvido, com gráficos, texturas e movimentações muito bem detalhadas, mas deixo um ponto negativo para a sensação de escuridão, que se tivesse sido melhor explorado teria sido bem mais imersivo na proposta melancólica do jogo. Por mais que Gotham seja relativamente maior, o jogo não conta com muitas atividades pelo cenário, e dessa forma reduz aquela vontade do jogador de ficar zanzando por horas a fio pelo mapa do jogo. Vale ressaltar que o game nas versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S infelizmente não contam com a já famosa opção desempenho (reduz a resolução e aumenta a taxa de quadros) o que nos faz jogar em 30 fps(quadros por segundo), que de certa forma nos tira aquela sensação maior de fluidez do jogo, ainda mais se você é um gamer que busca isso ao invés de altas resoluções e qualidades gráficas. Isso já havia sido explicado pelos desenvolvedores que ocorreria para que o jogo pudesse rodar mais otimizado durante as partidas de multiplayer, sim você não leu errado, o jogo conta com um modo co-op para que você possa dividir a experiencia de patrulhar por Gotham em conjunto com um amigo. E se tratando do modo online, infelizmente somente pode jogar com um parceiro ao invés de quatro que são o número de vigilantes jogáveis. O que nos resta saber é se essa redução foi pra garantir uma experiencia melhor, ou para manter a ideia da equipe trabalhando em conjunto, parte internamente na torre de vigilância e parte nas ruas ou quem sabe é apenas uma limitação mesmo do jogo por prejudicar a jogatina ou facilitar demais as missões. Lembrando que tudo que você evoluir durante os jogos multiplayer são mantidos para sua campanha solo, portanto você pode se divertir a vontade que de bônus vai ganhar itens e experiencias para os seus personagens.

Um fato a se destacar é a de que o jogo possui em certos momentos abordagens diferentes em algumas situações dependendo do personagem que você estiver usando no momento, exemplo claro fica durante o encontro com a vilã Arlequina, a forma de agir e falar muda dependendo do herói que a aborda.

Mesmo com alguns pontos falhos, Gotham Knights nos traz uma experiencia de jogatina muito boa, e o destaque maior fica por conta do enredo, que foi construído de uma maneira tão boa que te prende e garante horas e horas de diversão enquanto você busca descobrir o maior e mais triste caso de todos os tempos de Gotham, a morte do cavaleiro das trevas. Devido a isso o jogo se torna obrigatório para todo fã e entusiasta de uma das sagas mais famosas de todos os tempos da indústria dos quadrinhos, Batman.

Para saber mais sobre Gotham Knights, visite GothamKnightsGame.com ou conecte-se online via Twitter (@GothamKnights), YouTube (GothamKnights), Instagram (@GothamKnights), Facebook (GothamKnights) e Discord (GothamKnights). Para saber mais sobre a história por trás dos eventos de Gotham Knights, confira a série de seis edições da DC, Batman: Gotham Knights – Gilded City, com lançamento em 25 de outubro. Cada edição inclui um código para um item resgatável dentro do jogo.

Gotham Knights tem data oficial de lançamento no dia 21 de outubro de 2022. O jogo está disponível para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Mais do NoSet