Review | FIFA 23

E chegou o momento de falar sobre o que será o último título da franquia FIFA, um dos mais se não o mais famoso jogo da saga de jogos eletrônicos voltados para a simulação do esporte mais amado pelos brasileiros e um dos mais populares do mundo que é o futebol. Sem mais delongas vamos para a analise desse jogo que tem algumas novidades tanto boas quantos ruins para citar sobre o mesmo.

Você deve estar digerindo a noticia que acabei de te dar a respeito de ser o ultimo jogo da saga, sim essa notícia é verídica, mas não tão triste como aparenta ser. A verdade é que a Electronic Arts decidiu dar um fim a longa parceria de licença que possui com a maior entidade dentro do esporte bretão a FIFA, e com isso os próximos jogos não poderão mais serem chamados de EA FIFA, e inclusive a empresa já se adiantou e noticiou que a franquia passará a ser intitulada de EA Sports FC. A parte mais impactante nessa mudança deve ser pelo fato de que agora será muito mais difícil para a EA obter todas aquelas ligas, torneios e franquias de clubes que possuía até então, só que se pararmos para pensar talvez seja algo bom para que a empresa não fique tão acomodada por possuir isso e passe a correr atrás de muito mais coisas e conteúdo para agregar a franquia. Duvidas sanadas sobre o termino dessa relação longa, bora falar da jogabilidade e o que a EA traz de novidades para o FIFA 23.

Finalmente a EA conseguiu solidificar essa ideia de crossplay, e agora sim podemos usufruir da jogatina com todos os players do independentemente da plataforma que o mesmo possui, agora quero ver o seu amigo falar que só perdeu pra você porque ele só joga no Xbox, no play ou no computador.

Em relação as cobranças de faltas e pênaltis, que acredito eu ser um dos fatores que mais se criticam entre os jogadores da franquia, foi possível notar que há mudanças sim, e acredite para melhor, agora com o auxilio de um radar é possível saber exatamente como será o efeito que o jogador vai realizar ao bater na bola, isso facilita demais os momentos que por muitas vezes são cruciais para definir um jogo duro, ou até mesmo para abrir um placar de uma partida. Os pênaltis também seguem na mesma linha, e agora o trabalho maior vai para quem precisa se defender, já que as cobranças sendo bem executadas só podem ser defendidas no caso adiantando o lado que vai saltar, caso contrario o gol é certo.

Outro ponto a se destacar é o de que a EA realmente está conseguindo aprimorar cada vez mais as animações dos jogadores e times através da HyperMotion 2, a movimentação do jogo se tornou muito mais humana e natural, o que ocasiona por diversas vezes aquela sensação incrível de realmente estar assistindo a uma partida de futebol real ao vivo. Vale lembrar que com todos esses acréscimos no aprimoramento visual causou também uma diminuição na velocidade do jogo, que será ótimo para uns e terrível para outros. Particularmente prefiro dessa forma, pois o jogo fica muito mais real e próximo de simular o que é o futebol na vida real. Galera, isso não quer dizer que o jogo em si está lento, até mesmo porque jogadores extremamente velozes ainda sim permanecem complicados de serem marcados no mano a mano, porem com essa nova cadencia de jogo, precisamos antecipar mais as jogadas para não ser surpreendido a todo momento com infiltrações para esses ligeirinhos (Speedy González) da vida real.

Uma novidade agora é o Power Shots, que seriam algo como a tão famosa bomba que o jogador da em direção ao gol, e assim como na vida real esses não são chutes que saem a torto e direto, pois além de possuir um comando para iniciar a execução pressionando simultaneamente dois botões superiores do controle (os botões variam de acordo com a plataforma ou configuração utilizada no jogo), durante esse movimento você pode ir ajustar a posição do jogador por um breve momento e a tela sofre uma espécie de zoom enfático, para passar aquela sensação marota que vai vir uma bomba em direção ao gol.

Em relação aos modos de jogo, não houve acréscimos além dos já conhecidos, mas vale um destaque para o modo carreira que apresentou uma novidade um tanto quanto curiosa. Você poderá escolher o treinador Ted Lasso, do seriado que leva o mesmo nome, e até mesmo a sua equipe fictícia AFC Richmond. Vale destacar que além desse acréscimo engraçado, o modo carreira também sofreu mudanças no seu funcionamento. Agora conta com um sistema muito similar à perks, isso causa um certo ar de jogo de RPG e permite uma complexidade maior ao lidar com os fatores principais para gerir a sua equipe. Sem novidades nas demais modalidades do jogo, até mesmo o FUT permanece com aquele ar de ou você compra ou você não tem uma boa equipe para confrontar a galera no multiplayer.

Um acréscimo interessante sem duvidas são as ligas femininas, que será algo que provavelmente a EA irá explorar e expandir cada vez mais, nessa edição possui apenas a liga inglesa e francesa, mas sem duvidas já é algo que podemos ditar como um pontapé inicial para o seguimento da inclusão do futebol feminino no cenário. E se tratando de liga, a brasileira segue incompleta e sem o nome oficial do nosso torneio nacional, e para jogar em amistoso então, aí que as coisas ficam mais estranhas, já que você precisará selecionar a opção Libertadores para visualizar as equipes disponíveis, que já adianto de antemão não são todas as participantes da competição, destaque para a ausência de Flamengo, Corinthians e Palmeiras.

Infelizmente a FIFA encerra sua parceria nos jogos eletrônicos com muitos problemas a serem corrigidos, mas isso não estraga a experiencia e nem sequer diminui a diversão em se jogar o game. Aos poucos a EA mostra que está ajustando e aprimorando o titulo para se tornar cada vez melhor e virar o jogo definitivo para os amantes do futebol e agora só nos resta esperar para ver se o EA Sports FC conseguirá manter a franquia no mesmo eixo e destaque que sempre vinha nos trazendo.

FIFA 23 tem data de lançamento oficial para o dia 30 de setembro de 2023 e será disponibilizado para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Stadia. Confira abaixo o trailer oficial de lançamento.

Mais do NoSet