Review: F1 2020

Algo extremamente comum em jogos de esporte é o fator de serem lançados anualmente, com suas edições numeradas de acordo com o ano de temporada do esporte. Isso passou a ser algo comum em algumas linhas de jogos de corrida como vem ocorrendo com a saga do jogo Formula 1, para os fãs isso é algo ótimo tendo em vista que todo ano recebem um novo exemplar de seu jogo favorito, mas a grande problemática é a de que com o curto espaço de tempo é possível realizar implementações novas a cada edição que justifique a compra anualmente do jogo? Bom vimos que isso vem sendo um problema nos jogos de futebol como FIFA que não apresenta nada relativamente significativo desde sua edição 2017. Diferentemente do que ocorre com a saga de Formula 1, no qual a Codemasters vem apresentando novidades satisfatórias e entregando uma experiência cada vez mais fidedigna a realidade do esporte.

Campanha
F1 2020 segue na mesma ideia de modo campanha como na edição 2019 do jogo, porém com o diferencial de terem eliminado toda aquela trama que havia sido inserida anteriormente. Agora você parte do mesmo principio de se tornar um piloto consagrado de Formula 1, mas sem aquela rivalidade criada como um filme, algo bem menos cinematográfico e bem mais natural. O destaque dessa vez fica pela possibilidade de ter a real experiência da Formula 2, já que o game agora possibilita o jogador de escolher entre jogar apenas três corridas de F2, meia temporada ou a temporada completa, além é claro de também deixar entrar diretamente na Formula 1. Vale lembrar que a Formula 2 tem um sistema de pontuação diferente da Formula 1, no qual os eventos contam com duas corridas, uma corrida principal mais longa e outra mais curta de Sprint, ambas rendem pontos dependendo da sua colocação final. O modo Carreira de piloto sofreu algumas mudanças sutis, como por exemplo os benefícios do piloto, ao qual você acumula pontos para usa-los para adquirir algumas melhorias que vão desde respostas diferentes para as entrevistas, diminuição no desgaste de componentes do seu veículo, entre outras opções. E se tratando de entrevistas vale ressaltar que agora elas têm uma importância maior no modo carreira, já que através delas é possível melhorar o desempenho do veiculo de acordo com as suas preferencias, já que suas respostas refletem diretamente no que será realizado pela sua equipe de pesquisa e desenvolvimento.
A grande novidade para essa edição sem duvidas nenhuma é o modo carreira Minha Equipe, ao qual você pode está iniciando uma nova equipe própria para competir na Formula 1. Esse modo permite que você crie não apenas o nome da equipe, como também o emblema, cores do veículo, cores da equipe e até mesmo qual será o seu patrocinador principal. De início assim que você define essas informações iniciais você recebe um orçamento inicial e deve definir o seu fornecedor de motores e seu segundo piloto para assim iniciar a trajetória da sua equipe na Formula 1. Um fator muito interessante é que conforme você corre juntamente com seu parceiro de equipe ambos evoluem como piloto em quesitos como experiência, pilotagem, atenção e ritmo.
O foco principal desse modo não apenas correr e vencer para se consagrar um piloto campeão, mas sim evoluir toda a sua equipe sua própria escuderia, o jogo disponibiliza a possibilidade de evoluir categorias como motor, durabilidade, aerodinâmica, chassis, área pessoal e marketing. O mais interessante é que conforme você evolui esses setores é possível ver a mudança visual nos ambientes, com animações muito bem construídas e visualmente bonitas. Lembrando que a figura homenageada na versão de luxo da vez foi o grande piloto alemão Michael Schumacher, heptacampeão e um dos maiores pilotos da Formula 1, porém diferente da edição anterior que contava com uma rivalidade entre Senna e Prost essa edição contou apenas com alguns conteúdos de customização e os carros clássicos.

Multiplayer
Em termos de jogatina online, F1 2020 mantém a mesma base de seu antecessor, que claramente se foca no Esports, mas uma nova ressalva fica pela possibilidade de jogar novamente o modo local de tela dividida, que querendo ou não atrai aquele público que gosta de jogar uma partida com um amigo ou familiar em sua própria residência.

Jogabilidade
Não consegui senti uma grande mudança se tratando de jogabilidade, o jogo se mantem solido, fluido e muito bom de se jogar, vale ressaltar que com volante a experiencia fica muito mais interessante e imersiva do que com o controle, mas isso não quer dizer que não será divertido da mesma maneira.

Visual
Visualmente o jogo se mantém lindo e bem trabalho, com algumas melhoras em aspectos que já vinham sendo aperfeiçoados na edição anterior, como corridas noturnas e a parte sonora, destaque para o trabalho realizado nos efeitos de quando se passa próximo de paredes. Basicamente a Codemasters não quis arriscar muito e manteve praticamente a mesma qualidade que vem apresentando, que sem dúvidas nenhuma entrega um jogo muito bem construído e imersivo.

Prós
Modo carreira de piloto melhorada
Modo Minha Equipe
Inserção da reverberação espacial

Contras
Entrevistas repetitivas
Edição de luxo bem sem graça

Conclusão Final
Formula 1 2020 sem duvidas é um jogo com uma experiência completa que definitivamente merece ser adquirido, porem em termos de salto de evolução em relação a sua versão 2019 deixou um pouco a desejar em alguns aspectos como mudança visual e modos, já que aparenta somente mudanças sutis. Mas quando vemos toda a repaginada que o modo carreira sofreu é onde se percebe que o jogo sem duvidas deve ser notado, já que o modo Minha Equipe entrega uma experiencia nova para os fãs de jogos de corrida e de velocidade.

F1 2020 está disponível nas plataformas Playstation 4, Xbox One, Google Stadia e PC. Confira abaixo o trailer de lançamento oficial.

 

Mais do NoSet