Piastri domina e vence GP da China

A segunda corrida da Fórmula 1 do ano de 2025 teve como palco a China, e consequentemente para nós brasileiros, foi na madrugada adentro. Oscar Piastri, que fez a pole, largou na frente e dominou a prova de ponta a ponta. Lando Norris que largou de terceiro, atacou e ultrapassou George Russell logo no começo da prova. Max Verstappen, que vinha logo atrás, largou mal e foi superado pelas Ferraris de Hamilton e Leclerc, caindo para sexto.
Ainda na primeira volta, Bearman que largou de 17º, saiu da pista e as duas Ferraris se tocaram, ocasionando uma quebra no bico do carro de Leclerc e um dano na asa traseiro do carro de Hamilton. Enquanto isso, Bortoleto rodou sozinho e foi parar na brita, caindo para a última posição e tendo uma diferença enorme de tempo dos demais carros. Fernando Alonso teve problemas nos freios e precisou abandonar a corrida ainda no começo.
Na liderança, Piastri manteve a ponta, mas com Norris e Russell logo atrás, ambos com DRS ativado. Leclerc, mesmo com a asa dianteira danificada, conseguiu acompanhar Lewis Hamilton e impor um ritmo melhor e, com isso, a Ferrari ordenou a troca de posições.
Quando os primeiros pit stops começaram, o grid se misturou bastante. Norris perdeu tempo tentando ultrapassar Stroll e Russell que ganhou a posição da McLaren de Norris no undercut. Leclerc demonstrou ritmo consistente mesmo com o bico do carro danificado, abrindo vantagem sobre Hamilton, e Verstappen subiu para sexto após passar Antonelli, que vinha perdendo rendimento.
A Haas fez uma boa estratégia e com isso conseguiu impor um bom ritmo, Ocon escalou para a sétima posição e Bearman fez uma excelente corrida de recuperação, ultrapassando diversos carros durante a prova, terminando em 10º lugar.
No stint final da prova, Verstappen que já tinha passado Hamilton após a Ferrari parar e fazer uma nova troca de pnesu, reduziu a diferença para Leclerc e o atacou faltando 3 voltas para o final da prova, ficando assim com a 4ª posição. Enquanto isso, lá na frente, Norris começou a ter problemas nos freios, o pedal estava baixando volta a volta, fazendo com que o inglês diminuisse o ritmo de corrida.
Piastri cruzou a linha de chegada com 4.4s de vantagem sobre Norris, garantindo sua terceira vitória na Fórmula 1. Russell fechou o pódio, enquanto Verstappen conseguiu um quarto lugar impressionante após uma corrida difícil. Leclerc terminou em quinto, seguido por Hamilton.
Ao final da corrida, Piastri comemorou sua vitória: “Foi um fim de semana incrível do início ao fim. O carro estava fantástico e estou muito orgulhoso da equipe. Esta é a recompensa que sinto que merecia desde a semana passada. O trabalho da McLaren foi espetacular, e essa dobradinha mostra o nosso potencial para a temporada”.
Desclassificações [ATUALIZAÇÃO]
Após a corrida, um verdadeiro drama se desenrolou nos bastidores, com Leclerc, Pierre Gasly e Hamilton sendo desclassificados por irregularidades técnicas. Leclerc e Gasly foram punidos por violação no peso dos carros, enquanto Hamilton teve sua desclassificação confirmada devido à espessura inadequada do assoalho da sua Ferrari. Com isso, Ocon, Antonelli, Albon e Bearman subiram no top 10, e Lance Stroll e Sainz herdaram os últimos pontos.
Próximo desafio: GP do Japão.
Após uma semana de descanso, a F1 segue para o tradicional circuito de Suzuka para o Grande Prêmio do Japão, entre os dias 4 e 6 de abril.