Em meio ao caos Norris vence a primeira corrida do ano na Austrália

O Grande Prêmio da Austrália abriu a temporada de 2025 com uma corrida caótica. Com a pista molhada e condições adversas, o GP em Melbourne se transformou em um verdadeiro teste de habilidade e tomada de decisões para os pilotos e suas equipes.
O clima chuvoso já anunciava dificuldades desde a volta de apresentação, quando Isack Hadjar, da Racing Bulls, perdeu o controle do carro ao tentar aquecer seus pneus, batendo e abandonando antes mesmo da largada. O incidente causou um atraso, e a largada precisou ser adiada.

Quando as luzes finalmente se apagaram, Lando Norris manteve a liderança ao contornar a primeira curva, mas atrás dele, Oscar Piastri não conseguiu segurar Max Verstappen, que assumiu a segunda posição. Mais atrás, Jack Doohan da Alpine perdeu o controle e bateu o carro acionando assim o primeiro Safety Car da prova, durante as voltas com o carro de segurança Carlos Sainz também bateu no ínicio da reta principal.

Batalhas, Estratégias e Mudança de Clima
Com a pista ainda molhada, os pilotos enfrentaram um dilema estratégico: esperar pelo momento certo para trocar para pneus slicks ou apostar em um undercut ousado.
Enquanto isso, Piastri demonstrava grande ritmo e pressionava Verstappen, que cometeu um erro e saiu da pista na volta 18, permitindo a ultrapassagem do australiano. Com isso, a McLaren reassumia a dobradinha na liderança.
O clima seguiu mudando, com a chuva ameaçando voltar, mas sem se intensificar o suficiente para exigir uma nova troca de pneus. Pilotos como Charles Leclerc e Lewis Hamilton enfrentavam dificuldades adicionais, com Leclerc reclamando de um vazamento de água dentro do cockpit de sua Ferrari e Hamilton pedindo para ser deixado em paz pelo engenheiro durante a corrida.
A corrida parecia tranquila quando, na volta 34, Fernando Alonso perdeu o controle do carro ao passar agressivamente sobre a zebra e possivelmente tocar na faixa branca molhada. O espanhol bateu no muro, provocando mais um Safety Car e desencadeando uma nova rodada de paradas nos boxes.

Norris e outros pilotos aproveitaram o momento para trocar para pneus duros, enquanto Verstappen optou por um composto médio, buscando um ritmo mais forte no stint final.
Sprint Final e Chegada Dramática
Com a saída do Safety Car, a corrida recomeçou com Norris mantendo a liderança, seguido por Piastri e Verstappen. A tensão na McLaren aumentou quando Piastri recebeu a mensagem de que estava “livre para correr”, mas logo depois foi instruído a manter a posição até que a pista estivesse completamente seca.
Max Verstappen buscava tirar proveito do composto médio e se aproximou bastante das McLaresn, porém a chuva voltou a ficar forte, e as duas McLarens saíram da pista no mesmo ponto, com Norris conseguido recuperar o carro e Piastri ficando atolado na grama, com isso Verstappen conseguiu assumir a liderença da corrida.
Verstappen parecia estar em uma posição favorável e decidiu adiar sua parada, mas com a pista ficando cada vez mais molhada, ele teve de parar depois de Norris, com isso o piloto inglês reassumiu a liderança, posição que já havia controlado com maestria nas fases iniciais da corrida.
Na volta 47 Liam Lawson bateu e logo na sequência o brasileiro Gabriel Bortoleto bateu em outro ponto da pista em uma possível quebra de suspensão, com isso mais uma vez o Safety Car foi acionado.
Com a saída do Safety Car e a reproximação dos carros, na relargada Norris teve que enfrentar um ataque feroz de Verstappen que durou até as últimas voltas. Mesmo sob forte pressão e com o rival dentro da zona de DRS, o britânico conseguiu administrar a vantagem e cruzou a linha de chegada na frente.
George Russell aproveitou os acontecimentos caóticos para garantir um lugar no pódio para a Mercedes, terminando em terceiro. Atrás dele, Alex Albon teve um desempenho impressionante pela Williams e ficou em quarto lugar, seguido pelo estreante Kimi Antonelli que chegou a ultrapassá-lo no final, mas uma penalização de cinco segundos por um erro nos boxes o fez cair para quinto.
Lance Stroll mais uma vez demonstrou sua habilidade em condições molhadas, terminando em sexto, seguido por Nico Hülkenberg e Charles Leclerc. Oscar Piastri, que se recuperou após sua saída da pista, também garantiu pontos valiosos ao superar a Ferrari de Hamilton nas últimas voltas.
Lewis Hamilton, que chegou a liderar brevemente a corrida ao tentar prolongar sua permanência nos pneus slicks, acabou fechando o top 10 após um pit stop tardio, frustrando as esperanças de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, que ficaram fora da zona de pontuação.
Novatos enfrentam desafios na estréia
Os estreantes tiveram uma corrida difícil no circuito mais desafiador do calendário. Isack Hadjar e Jack Doohan não passar do começo da corrida, sendo vítimas das traiçoeiras condições da pista. Gabriel Bortoleto chegou a fazer uma boa prova apesar dificuldades que incluiam problemas no carro, logo no shakedown Gabriel reclamou dos freios com a equipe, que disseram estar tudo certo, seu acidente também foi estranho com uma quebra de suspensão antes de qualquer batida.

Ollie Bearman que bateu nos treinos livres e teve problemas com o carro na qualificação fez uma corrida modesta terminando em último, a Haas ainda tentou arriscar ficando na pista com pneus intermediários antes da chuva intensa, mas acabaram tendo que fazer múltiplos pit stops, terminando em posições abaixo do esperado.
Kimi Antonelli foi o destaque dentre os novatos, laragando da 16ª posição, o jovem italiano conseguiu emplacar um bom ritimo, ele chegou até rodar durante a prova mas conseguiu sair com o carro inteiro da situação. E mesmo com a penalização no final, conseguiu um bom resultado, terminando a prova na quinta colocação.
O Que Esperar das Próximas Etapas
Com essa vitória, Norris começa a temporada de 2025 na liderança do campeonato seguido por Verstappen. Uma prova bastante equilibrada que indica que teremos um campeonato bastante disputado.
A próxima etapa promete mais emoção, com uma rodada dupla com o Grande Prêmio da China, já no próximo final de semana.