Close
HQS, LIVROS E MANGÁS Review

Mensagens certas na hora certa – “Ideias que transformam”

  • Publishedjunho 8, 2017

Tem horas na vida que tudo que a gente quer é ouvir ou ler alguma coisa para acalentar o coração, como naqueles dias pesados que a gente esquece o que é ter paciência com os pequenos obstáculos, acreditar em si mesmo ou em seus relacionamentos.

Em dias assim, ou até mesmo para evitar dias como esse, o bom mesmo é abrir um livro como “Ideias que Transformam”, do autor paulista e espírita Cleber Galhardi. É um livro pequeno que cumpre o que promete, transformar sua visão sobre algum aspecto da vida.

São reflexões curtas baseadas em uma passagem de “O Evangelho segundo o Espiritismo” escolhido de acordo com o tema. É o tamanho certo para você se desligar um pouco do mundo e realmente refletir sobre aquilo.

Os temas são os mais diversos, como aprender a valorizar seus sentimentos, saber dizer “não”, acreditar em si e em seus projetos, ter coragem de enfrentar desafios, aprender a ser resiliente, dentre tantas outras coisas que fazem parte do nosso cotidiano e, talvez justamente por isso, acabamos deixando no automático, esquecemos de que é possível fazer diferente.

Esses temas marcam o que seriam os capítulos do livro, que são independentes entre si, podendo ser lido de forma aleatória, dependendo do que você está precisando ler naquele momento. Por isso é muito bom para consulta, deixar sempre a mão para o caso de precisar se inspirar.

Imagina o primeiro dia em um emprego novo ou do seu empreendimento. Isso pode ajustar muitos, é uma nova fase, algo que você nunca fez. Isso pode definir o seu futuro. Antes de sair de casa você pega o livro na página 50, em que tem como tema “Enfrente o desafio” e ler:

As provas têm por objetivo exercitar a inteligência, assim como a paciência e a resignação; um homem pode nascer numa posição penosa e difícil, precisamente para o obrigar a procurar os meios de vencer as dificuldades”

Depois você ainda ler:

“Na próxima vez em que deparar com algo desconhecido e se sentir inseguro, pense que isso é natural; o medo está ali para protegê-lo, e ele não pode ter força para impedi-lo de seguir em frente”

Pode até não afastar completamente o medo de enfrentar aquele desafio, mas dá um ânimo para desistir e seguir em frente.

Tem três passagens que me marcaram muito porque são coisas que preciso ser lembrada diariamente. A primeira foi o “Siga sua intuição”, porque muitas vezes duvido se o que faço diariamente vale a pena só porque acho que isso será bom para mim, nesse “capítulo” há um incentivo a acreditar na sua intuição. Olha como termina a reflexão:

“Aprenda a ouvir sua voz interior. Ela é um recurso precioso para nortear seus passos”

É ou num é uma frase digna de estar no subnick do MSN? Se não entendeu é porque não foi adolescente entre 2002-2010, mais ou menos kkkk.

A segunda é o que fala sobre “Coragem para continuar”. Qualquer um precisa disso em algum ponto. Para uma concurseira, que só faz estudar e num ganha um centavo por isso, é muito preciso ter essa injeção de ânimo às vezes, inclusive saber que talvez seja necessário seguir caminhos mais difíceis do que o esperado. Leiam:

“Tenha a certeza de que, para atingir uma vida satisfatória, será indispensável caminhar, investir tempo e e energia buscando uma nova forma de agir, ao invés de ficar paralisado em situações frustrantes”

Por último foi o “Valor da amizade”. Com o tempo a gente começa a avaliar nossas amizades, e é aí que o verdadeiro valor da amizade se manifesta. Ver se você não concorda com isso:

“Acredite que aqueles que querem o nosso bem nem sempre concordarão conosco. Existem momentos em que em que é mais importante um ‘não’ que ajude a refletir que um ‘sim’ que estimule a cometer erros”

Você que não é religioso não se preocupe com o fato de ser um livro espírita, nada nele tem a finalidade de te converter (não que eu tenha percebido), é simplesmente uma reflexão que qualquer um pode fazer.

Espero que os ajudem de alguma forma.

Beijinhos e até mais.

Written By
Nivia Xaxa

Advogada, focada no Direito da Moda (Fashion Law), bailarina amadora (clássico e jazz) e apaixonada por cultura pop. Amo escrever, ainda mais quando se trata de livros, filmes e séries.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *