Max Verstappen vence em corrida agitada no Catar
O Grande Prêmio do Catar, realizado no Circuito Internacional de Lusail, foi marcado por uma série de incidentes, três aparições do Safety Car e reviravoltas que testaram pilotos e equipes. Em meio a todo o caos, Max Verstappen, da Red Bull, mostrou mais uma vez por que é o grande nome da temporada, conquistando uma vitória incontestável.
Mesmo largando em segundo após uma penalização que o tirou da pole position, Verstappen rapidamente assumiu o controle da corrida e liderou de maneira magistral até a bandeira quadriculada. Essa foi a nona vitória do holandês na temporada, consolidando sua posição como um dos maiores da Fórmula 1 atual.
Antes mesmo da largada, a corrida já prometia ser movimentada. Verstappen foi penalizado em uma posição no grid por desaceleração desnecessária na volta de desaceleração durante a classificação, o que promoveu George Russell à pole position. Contudo, na largada, Verstappen rapidamente se impôs, ultrapassando Russell e resistindo à pressão de Lando Norris, que tentou uma investida pela liderança.
Logo na primeira curva, um incidente envolvendo Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Franco Colapinto trouxe o Safety Car à pista. Hulkenberg escapou para a brita e acabou colidindo com Ocon, que por sua vez atingiu Colapinto. Ocon e Colapinto foram forçados a abandonar, enquanto Hulkenberg conseguiu retornar, mas foi investigado por causar a colisão.
Mais atrás, o caos também se desenrolava. Lance Stroll e Alex Albon se tocaram, o que forçou Stroll a fazer um pit stop precoce. Já Sergio Perez, que largou em nono, conseguiu ganhar posições iniciais, enquanto Yuki Tsunoda subiu para o top 10.
Após o Safety Car deixar a pista na quinta volta, Verstappen manteve a liderança, mas enfrentou a pressão de Norris. Os dois chegaram a andar separados por menos de dois segundos, mas o holandês conseguiu controlar a diferença enquanto os pneus médios iam se desgastando.
As estratégias começaram a entrar em jogo a partir da volta 24, com George Russell sendo o primeiro dos líderes a parar nos boxes, trocando para pneus duros. Contudo, um pit stop lento o colocou de volta à pista no meio do tráfego, dificultando sua recuperação.
Enquanto isso, Verstappen e Norris seguiram na pista por mais algumas voltas, mantendo o ritmo forte e deixando claro que estavam confiantes em suas estratégias. A situação tomou um rumo inesperado quando Lewis Hamilton e Carlos Sainz sofreram furos nos pneus, forçando ambos a fazerem paradas emergenciais.
A corrida teve momentos de tensão para vários pilotos. Lando Norris, que até então estava em posição de pódio, foi penalizado em 10 segundos por não reduzir a velocidade durante bandeiras amarelas. Essa punição o fez cair para o fim do grid, de onde teve que lutar para salvar um ponto com a 10ª posição.
Outro destaque foi Lewis Hamilton, que além do furo de pneu, enfrentou duas penalizações: uma por um falso início na largada e outra por excesso de velocidade no pit lane. Após receber um drive-through, Hamilton pediu para abandonar a corrida, mas foi incentivado pela equipe a continuar, terminando apenas em 12º.
No pódio, Verstappen foi acompanhado por Charles Leclerc, da Ferrari, que terminou em segundo lugar, e Oscar Piastri, da McLaren, que garantiu o terceiro lugar com uma performance sólida. George Russell foi o quarto, mesmo descontente com a escolha dos pneus duros em sua segunda parada.
Pierre Gasly, da Alpine, ficou em quinto, resistindo à pressão de Carlos Sainz, que se recuperou de um início difícil para terminar em sexto. Fernando Alonso, com a Aston Martin, levou a sétima posição, enquanto Zhou Guanyu brilhou ao conquistar o oitavo lugar e marcar os primeiros pontos da temporada para a Kick Sauber.
Kevin Magnussen, da Haas, assegurou o nono lugar, e Norris completou o top 10. Valtteri Bottas chegou próximo de pontuar, mas ficou em 11º.
A temporada 2024 da Fórmula 1 chega ao fim com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, de 6 a 8 de dezembro, no Circuito Yas Marina. Além de decidir os últimos pontos do campeonato, a corrida será uma despedida para alguns pilotos e equipes antes da pausa de inverno.