Close
HQS, LIVROS E MANGÁS

Livro: “Carta de Amor aos Mortos” de Ava Dellaira

Livro: “Carta de Amor aos Mortos” de Ava Dellaira
  • Publishedagosto 25, 2016

Carta de Amor aos Mortos é um romance de Ava Dellaira publicado pela editora Seguinte. O que me chamou atenção nesse livro inicialmente foi à capa linda e o titulo bem sugestivo. A história tem sua carga de drama real, onde se pode observar facilmente ao nosso redor, pessoas na mesma situação de Laurel, a protagonista da história.

Carta de Amor aos mortos

Laurel é um adolescente de 15 anos que enfrenta um momento difícil em sua vida. Sua irmã May, morreu há seis meses e desde então a vida de Laurel se transformou, ela se culpa pelo ocorrido. Com os pais separados, a mãe morando em uma cidade distante, Laurel vive com um pai solitário e melancólico e de tempos em tempos passa a semana com uma tia beata. E para não ter que lidar com as pessoas que sabiam sobre a morte de May, Laurel muda de escola para que ninguém soubesse quem é ela.

Na primeira semana de aula, Laurel recebe como tarefa em uma aula de inglês, escrever uma carta para alguém que já morreu. Ela acaba fazendo desse trabalho um tipo de diário, onde conta tudo o que está acontecendo em sua vida e despeja sentimentos nas suas palavras. O que Laurel não sabia era que essa tarefa de inglês poderia ajudá-la mais do que imaginava.

Carta de amor aos mortos 02

“Você acha que conhece alguém, mas essa pessoa sempre muda, e você também continua mudando. Então eu entendi, de repente, o que significa estar vivo. Nossas armaduras invisíveis se deslocando dentro de nossos corpos, começando a se alinhar nas pessoas que vamos nos tornar.”

Comecei a fazer a leitura de Carta de Amor aos Mortos com certo receio, e o único motivo para isso foi minha decepção em Simplesmente Acontece onde o livro todo era escrito em formas de cartas, cartão, mensagens, e-mail e afins e eu sabia que este livro seria todo escrito em formas de Cartas, mas antes de eu pensar que iria não gostar, a leitura me surpreendeu, porque por mais que fosse escritos em forma de cartas, existe os diálogos entre às pessoas, deixando nós leitores sentir o que o personagem estava passando naquele momento.

As Cartas de Laurel era sempre direcionadas a alguns famosos que não eram escolhidos ao acaso, todos eles tinham alguma relação com sua vida. Ava Dellaira foi criativa. Sua narrativa é doce e leve, fazendo o leitor flutuar pela história, mas não pense que tudo são flores, Dellaria toca em um ponto sensível, a trama tem uma carga emocional forte fazendo o leitor a questionar as escolhas dos personagens.

Carta de amor aos mortos 01

“Eu estive pensando sobre isso. Sobre o que significa ver a imensidão de cada momento, de cada pedaço dele. Quero ser limpa – eu quero queimar todas as memórias ruins e tudo de ruim dentro de mim.”

Além de todo drama vivido por Laurel, podemos acompanhar os conflitos de outros personagens, Dellaira mais uma vez me surpreendeu nesse ponto, pois dentro da história de Laurel, ela mostrou que conflitos e decisões difíceis estão em todos os lugares, bem a nossa frente, e até às vezes os problemas dos outros podem ser maiores que os nossos. A autora abordou assuntos complicados com naturalidade, quebrando tabus.

Um fato que me incomodou, é que mesmo achando o livro muito bem elaborado, com carga emocional grande, ele não me emocionou e não me cativou tanto, por isso deixei de dar nota máxima. Mas isso vai de cada leitor, em suma posso afirmar que o livro é maravilhoso, tem uma história boa sem falhas, ideal para ler em um final de semana.

“Quando estamos apaixonados estamos ambos completamente em perigo e completamente salvos.” 

Titulo: Carta de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Compre: Amazon ✦ SaraivaSubmarino

Written By
Leisiane Peloi

Leisiane Peloi, 23 anos, formada em Administração de Empresas, capricorniana, apaixonada por romances, compradora compulsiva de livros que adora ouvir música alta, beber vinho e comer pizza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *