Livro: “A Lista Negra” de Jennifer Brown

A Lista Negra, escrito pela autora Jennifer Brown, publicado pela editora Gutenberg, é um livro de volume único que traz uma história intensa e chocante sobre a vida de uma adolescente transformada após um massacre, que de algum modo indireto ela ajudou a contribuir.

Valerie Leftman, uma estudante do ensino médio bem comum, não tinha muitos amigos, mas namorava Nick Levil, um jovem que adorava Shakespeare e viva o mesmo problema que sua namorada. Ambos eram alvos de bullying e sofriam em casa com a família desunida, mas eles tentavam levar uma vida dentro da normalidade.

“E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava”

Um dia, Valerie, para aliviar todo o estresse que tem passado, ela criou uma lista com o nome de todas as pessoas que a afetava de alguma forma, ela intitulou de Lista Negra. Quando começou a namorar, Nick tomou conhecimento dessa lista e também passou a colocar alguns nomes.

Para a Val a lista era um meio de extravasar sua frustração e a raiva, estava tão apaixonada por Nick que não percebia o quanto ele levava aquela lista a sério. Em um dia comum de aula, Nick aparece na escola com um comportamento estranho, e foi na Praça de Alimentação da escola que aconteceu um massacre, quando Nick sacou uma arma e saiu atirando em todas as pessoas que estavam naquela lista.

Valerie chocada com o que vê, ela entra na frente de Jessica Campbell, uma garota que tem atormentado Val desde o dia em que se conheceram, e acaba levando um tiro na coxa e impedindo o massacre que ocorria. Nick Levil por fim, aponta a arma para sua própria cabeça e atira. Agora Valerie precisa se recuperar todo o drama que viveu, mas não vai ser fácil, as pessoas a culpam por causa da lista, e ninguém a vê como uma heroína que interrompeu o massacre, e para piorar Val precisa voltar para a escola e seus pais estão cada vez se desentendendo mais.

“E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tão incerta sobre até mesmo quem eu era. Por que “quem você é” deve ser a pergunta mais fácil de ser respondida, certo?”

A Lista Negra é um livro intenso, a todo o momento deixa o leitor arrepiado e com uma estranha sensação. A história é alternada entre o passado e presente, Jennifer Brown mostra como o bullying era terrível para os personagens antes do massacre. A autora fez como foco, a recuperação de Valerie e todo o drama que ela enfrentaria pela frente ainda. Senti muito medo por essa protagonista, tudo levava a crer que poderia acontecer o pior no final da história. É muito fácil se afeiçoar por essa personagem, ela é apenas uma jovem comum tentando sobreviver com os pedaços de sua vida.

A edição do livro é impecável, a capa tem efeito em relevo, cada inicio de um capitulo tem um desenho e as folhas são grossas e amareladas. A narrativa é bem simples e de fácil leitura.

“As pessoas más, são aquelas que não dão uma segunda chance a você.”

Enfim, A Lista Negra não é apenas um livro, mas sim O Livro e merece ser lido por todos. Ele traz muitas reflexões. Nós não sabemos o que passa na vida dos outros, por isso uma brincadeira pode acabar com o dia de alguém. Recomendo Muito.

 “Às vezes, em um mundo onde os pais se odeiam e a escola é um campo de batalha, era ruim ser eu.”

Título: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Compre: Amazon ✦ Saraiva ✦ Submarino 

Sair da versão mobile