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AUTOMOBILISMO

Le Mans 2025: Vitória histórica da AF Corse #83 (Ferrari) com emoção até a última volta

Le Mans 2025: Vitória histórica da AF Corse #83 (Ferrari) com emoção até a última volta
Foto Fabrizio Boldoni/WEC
  • Publishedjunho 15, 2025

Duas décadas após o último triunfo de uma equipe privada nas 24 Horas de Le Mans, a lendária corrida de resistência viu a glória voltar às mãos de independentes. A vitória deste ano ficou com o carro #83 da AF Corse – não uma equipe oficial de fábrica, mas um projeto cliente da Ferrari – superando os dois protótipos 499P da própria equipe oficial da marca italiana.

Na edição de número 93 da prova, válida também como a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2025, a Ferrari manteve sua hegemonia no Circuito de La Sarthe: venceu com três carros diferentes nas últimas três edições. Em 2023, o #51 quebrou o jejum desde 1965, em 2024 foi a vez do #50, e agora, em 2025, o #83 assumiu o protagonismo diante de um público recorde de 332 mil pessoas.

O brilho de Kubica e a redenção histórica

Com Robert Kubica como destaque absoluto, o #83 conquistou uma vitória memorável. O polonês, ex-piloto de Fórmula 1, assumiu a responsabilidade nos momentos decisivos da prova, completando impressionantes 43% das voltas do carro – incluindo cinco stints consecutivos no final da corrida. Foi ele quem cruzou a linha de chegada com 14 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, coroando uma atuação impecável.

Kubica, que já havia batido na trave em 2021 com uma falha mecânica na última volta da LMP2, e conquistado dois vice-campeonatos na classe nos anos seguintes, finalmente subiu ao topo do pódio geral. Ao seu lado, Will Stevens Hanson, vencedor da LMP2 em 2020, e Ye Yifei, agora o primeiro chinês a vencer Le Mans, completaram um trio que largou apenas em 13º e desafiou todas as probabilidades.

“Não foi uma corrida perfeita, mas fomos rápidos, consistentes e cometemos poucos erros,” disse Kubica. “Não era planejado que eu fizesse cinco stints no fim, mas consegui controlar tudo e levar o carro até o fim. É um dia muito especial, ainda estou processando tudo.”

Porsche em recuperação espetacular

Outro destaque da prova foi o Porsche #6 da equipe Penske, que partiu do fim do grid dos Hypercars após desclassificação no treino classificatório e terminou em segundo. Em apenas 23 voltas, Kevin Estre já era o segundo colocado, mostrando ritmo impressionante ao lado dos companheiros Laurens Vanthoor e Matt Campbell. O trio garantiu o melhor resultado da temporada para a montadora alemã até aqui.

Ferrari oficial no pódio, Cadillac decepciona

Mesmo enfrentando problemas no motor na reta final, o Ferrari #51 – pilotado por Giovinazzi, Calado e Pier Guidi – completou o pódio. Um erro de Guidi ao entrar no pit lane, que resultou em um giro na brita, custou caro para a equipe. O #50, também da Ferrari, chegou em quarto, seguido pelo Cadillac #12 da equipe JOTA, que largou da pole mas não conseguiu manter o desempenho ao longo da corrida.

A Cadillac, apesar da boa classificação, não conseguiu transformar o ritmo de volta única em competitividade real na prova. Já a Toyota, campeã mundial de construtores, teve uma jornada para esquecer: o sexto lugar do carro #7 foi o máximo que conseguiu alcançar em um fim de semana apagado.

LMGT3: Manthey conquista mais uma

Na classe LMGT3, a equipe alemã Manthey manteve sua invencibilidade em Le Mans com o Porsche #92 de Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick. A vitória veio após uma prova consistente, superando o Ferrari #21 da Vista AF Corse e o Corvette #81 da TF Sport. Para Lietz, foi o sexto triunfo na mítica prova.

Valentino Rossi chegou a liderar com a BMW #46 da Team WRT, mas uma falha elétrica com Kelvin van der Linde no volante encerrou prematuramente os sonhos do multicampeão das motos.

LMP2: drama no fim entrega vitória à Inter Europol

Na LMP2, a Inter Europol parecia encaminhada para mais uma vitória com o protótipo #43, mas uma punição por excesso de velocidade no pit lane quase arruinou tudo. A vantagem passou para o carro da VDS Panis Racing, até que Esteban Masson desacelerou repentinamente nos 20 minutos finais, permitindo que Nick Yelloly retomasse a liderança e confirmasse o segundo título da equipe polonesa em três anos.

Próxima parada: Interlagos

A temporada do Mundial de Endurance segue agora para o Brasil. A quinta etapa será disputada entre os dias 11 e 13 de julho, nas 6 Horas de São Paulo, no tradicional Autódromo de Interlagos. A expectativa é de mais uma batalha acirrada entre Ferrari, Porsche, Toyota e Cadillac, agora com a torcida brasileira no embalo das arquibancadas paulistanas.

Written By
Matheus Gama