Janelas da Mente – Mentes em Pane
Título: Janelas da Mente
Autores: Ana Beatriz Barbosa Silva & Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros
Páginas: 192
Adicione: Skoob
Classificação:
Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.
Conto 12 de 12
E finalmente chegamos ao último conto do livro Janelas da Mente e confesso que de longe Mentes em Pane foi o conto mais tranquilo, considero assim, um bom desfecho do livro.
Abílio tem o doutorado em filosofia e da aulas no Instituto de Filosofia da UERJ. Ele é conhecido por defender ideias com firmeza e se envolver em discussões longas com colegas. Além de admirar Nietzsche, Abílio acredita em cada palavra que Richard Dawkins escreveu em seu livro ‘Deus, um delírio’, afirmando sempre que possível que esse exemplar é sua verdadeira bíblia. Mas um dia, o professor foi questionado na sala de aula sobre Nietzsche usar metáforas, no qual o professor não acredita, nada de interpretações metafísicas. E do nada Abílio começa a passar mal e precisa ser levado para o hospital. Desde então, quando alguém contesta sobre algo que Abílio acredita, o homem simplesmente passa mal.
Mente em Pane foi uma leitura prazerosa, apesar de um tanto de arrogante, Abílio mostra uma transformação impressionante. O homem não podia ser contrariado que se encontrava em choque desencadeando a doença do síndrome do pânico.
O Síndrome de pânico é um transtorno de ansiedade que é caracterizado por um intenso medo ou mal-estar, tendo como sintomas físicos e cognitivos, causando medo de morrer. E durante a história é mostrado com clareza como o transtorno age. Por isso recomendo prestar atenção a qualquer tipo de mal-estar, a doença é mais comum do que parece.
Contos: