Janelas da Mente – Mentes Depressivas

Título:  Janelas da Mente
Autores: Ana Beatriz Barbosa Silva & Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros
Páginas: 192
Adicione: Skoob
Classificação: 

Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.

Conto 06 de 12

Mentes Depressivas é o sexto conto do livro Janelas da Mente, publicado pela editora Globo Livros. Nesta história vemos em como a depressão começa a surgir, e como erramos em compara-la com o cansaço ou muitas vezes ao stress.

Marcelo é casado com Katia e juntos é um casal feliz, pelo menos era até ele começar a se sentir sempre cansado, desanimado e alegando ser estresse do trabalho. Marcelo é considerado um grande gênio da informática, em seu trabalho todos admira sua inteligência, mas não percebem o esforço terrível que ele faz para tentar sorrir por conta de uma piada, ou até mesmo coisas simples e boas da vida. Ele parece sempre uma pessoa pra baixo e tudo começa a ficar estranho quando percebe que tudo ao seu redor esta sumindo a cor, ficando apenas em tons de cinza.

A depressão é uma doença perigosa, ela começa silenciosamente e às vezes é difícil do indivíduo detectar. Ao ler a história, fiquei chocada ao perceber que essa a doença pode alterar alguns fatores físicos, inclusive a diminuição de ver as cores em um ambiente.

Esse conto foi um dos que me deixou um pouco triste e até mesmo com receios. Pois eu fiquei em duvidas até que ponto isso foi real ou se partes dessa história poderia ser um pouco fantasiosa, mas mesmo assim recomendo a leitura pelo pouco ensinamento que traz sobre a depressão.

Contos:

Mais do NoSet

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *