Close
AUTOMOBILISMO

IndyCar pode retornar ao Brasil com etapa em Goiânia

IndyCar pode retornar ao Brasil com etapa em Goiânia
Foto: Indycar
  • Publishednovembro 4, 2025

A IndyCar tem demonstrado há alguns anos interesse em retornar à América do Sul, e as informações mais recentes indicam que essa possibilidade ficou mais concreta com a chance de a categoria voltar ao Brasil, desta vez com uma etapa em Goiânia.

A categoria já teve passagem pelo país entre 2010 e 2013, quando realizou provas no circuito de rua do Parque Anhembi, em São Paulo. Em 2015, uma corrida chegou a ser confirmada em Brasília, com ingressos vendidos e data marcada para a abertura da temporada. No entanto, a menos de 40 dias do evento, um impasse político com o Governo do Distrito Federal levou ao cancelamento da etapa.
Na época, representantes da IndyCar chegaram a inspecionar o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e se reuniram com membros do governo estadual na tentativa de remanejar a prova para a capital goiana, o que acabou não se concretizando.

Agora, dez anos depois, essa corrida pode finalmente sair do papel.

A categoria tem sondado há algum tempo um retorno ao Brasil. Em meados de 2023, a IndyCar teria iniciado negociações com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, para realizar uma etapa no Autódromo de Interlagos em 2024. Também havia conversas para uma corrida em sequência na Argentina, no circuito de Termas de Río Hondo.
Mais recentemente, em 2025, as tratativas com São Paulo teriam sido retomadas, com o objetivo de viabilizar uma corrida em Interlagos a partir de 2027.

Porém, Goiânia entrou na disputa.
Uma fonte ligada ao Governo de Goiás confirmou que há, sim, uma negociação em andamento (a mesma fonte que havia antecipado o retorno da MotoGP ao estado).

De acordo com informações apuradas pelo NoSet, Goiânia disputa com São Paulo o direito de sediar a corrida, que está prevista para o primeiro semestre de 2027. O evento aconteceria no circuito oval do Autódromo Internacional Ayrton Senna, com possibilidade de uma etapa conjunta com a NASCAR Brasil.

A capital goiana aparece como forte candidata por diversos motivos. O autódromo está em fase final de reformas para receber a MotoGP em 2026 e conta com um traçado oval, característica que o diferencia de Interlagos e agrada à organização da IndyCar.
Outro fator que fortalece a candidatura brasileira é o interesse da categoria em expandir seu calendário internacional. Uma corrida no México estava prevista para 2026, mas foi cancelada devido ao conflito de datas com a Copa do Mundo.

Por enquanto, não há confirmação oficial da IndyCar, mas as conversas estão avançando.
Fique atento com a possível volta da categoria ao Brasil.

Written By
Matheus Gama