O produtivo diretor e roteirista chileno Sebastián Lelio especializou-se em fazer filmes sobre o universo feminino. Começou com Glória, de 2013,
Como o nome sugere, seu último filme é uma refilmagem do primeiro, com algumas atualizações na história e variações no local e contexto. A diferença significativa está nas atuações. Em Glória, Paulina Garcia está ótima. Em Glória Bell Julianne Moore está excelente. O filme é dela. Todos os planos convergem e fecham em Glória. Ela é o centro do roteiro, da narrativa e das imagens. E merece cada um desses destaques, devolvendo uma interpretação irretocável. Em nenhum momento, o público que já a viu em centenas de outras produções tem a mínima dúvida de que Julianne é Glória. Não há qualquer distanciamento entre a atriz e a personagem.
Glória é uma mulher de meia-idade, separada há mais de dez anos e com dois filhos adultos. Ela aparece como um personagem marcante nessa
Se o centro da narrativa é Glória, são as relações com as pessoas no seu entorno que estabelecem o andamento da história. E o filme explora cada uma destas relações de forma crível e tocante. Lelio, além do básico, utiliza sublinguagem, símbolos, música, gestos, ou seja, todo o arsenal que o cinema deve explorar, sem subestimar a inteligência do público.
Julianne é secundada por John Turturro, outro que sempre entrega
É interessante prestar atenção às músicas da boa trilha sonora, que marcam de forma representativa, com suas letras, diversos momentos do
O filme é especialmente significativo para aqueles que, como Glória, atingem a meia-idade separados e com filhos. Para os que se equilibram entre relações familiares fragmentadas e exigências profissionais cada vez maiores, tentando manter-se à tona em um mundo que parece querer lhes afogar.
Embora Glória Bell não seja filme que se possa dizer magnífico ou que vá se tonar objeto de culto, é difícil apontar nele algum defeito. Todas as escolhas foram felizes: roteiro, ritmo, fotografia, trilha sonora e, principalmente, as atuações somam-se para esse retrato comovente da beleza e feiura da vida adulta.