Close
AUTOMOBILISMO

FIA WEC em Austin: Porsche vence nos Hipercar e McLaren celebra primeira vitória na LMGT3

FIA WEC em Austin: Porsche vence nos Hipercar e McLaren celebra primeira vitória na LMGT3
Foto: FIA WEC
  • Publishedsetembro 7, 2025

Um domingo marcado por clima instável transformou as 6 Horas de Austin, no Texas, em uma das corridas mais emocionantes da temporada do Mundial de Endurance (FIA WEC). A prova teve início atrás do safety car devido à chuva fora de época, seguida por bandeira vermelha, e só ganhou ritmo competitivo após o primeiro terço completado.

Hipercar: Estre imbatível com a Porsche

Na classe principal, os Ferraris #83 e #51 largaram na frente e controlaram o início da corrida, mas a Porsche mostrou constância desde os primeiros giros. O momento decisivo ocorreu já perto da quarta hora, quando Kévin Estre aproveitou uma relargada cautelosa de Alessandro Pier Guidi para assumir a liderança com o Porsche #6.

A partir daí, Estre foi impecável. Mesmo após neutralizações que apagavam sua vantagem, o francês reconstruía o ritmo e levou a equipe à vitória com menos de dez segundos de diferença sobre o rival mais próximo.

“As condições eram muito difíceis, principalmente quando a pista começou a secar. Tivemos de arriscar na escolha dos pneus, mas a equipe fez a chamada correta”, destacou Estre.

O Ferrari #50 da AF Corse, com Miguel Molina, garantiu a segunda posição após ultrapassar Stoffel Vandoorne nos instantes finais. A Peugeot conquistou seu melhor resultado no WEC, colocando os protótipos #94 e #93 9X8 em terceiro e quarto.

Apesar de um furo de pneu após contato, Pier Guidi conseguiu recuperar posições e levou o Ferrari #51 ao quinto lugar, mantendo liderança no campeonato. O Cadillac #38 terminou em sexto, enquanto o independente Ferrari #83 enfrentou punições e ficou em sétimo — ainda assim, garantindo à AF Corse o título da Copa do Mundo de Equipes Hypercar.

LMGT3: McLaren conquista vitória inédita

Se na Hypercar a Porsche brilhou, a classe LMGT3 foi um verdadeiro jogo de estratégia. A Proton Competition, com o Ford Mustang #77, liderou grande parte da prova após conquistar a pole. Porém, a escolha de permanecer com pneus de chuva no stint final custou caro. Com a pista secando rapidamente, Ben Barker caiu de primeiro para sexto nos giros finais.

A vitória parecia encaminhada para a Ferrari #54 da VISTA AF Corse, após Davide Rigon superar Barker. Contudo, um toque na manobra rendeu-lhe punição de cinco segundos, relegando o time ao terceiro posto.

Quem aproveitou foi a United Autosports, com o McLaren #95 de Sean Gelael, Marino Sato e Darren Leung, que herdou a vitória — a primeira da McLaren no WEC.

“Nas últimas voltas discutíamos a cada curva no rádio se a pista estava seca o suficiente para slicks. Foi arriscado, mas a decisão certa”, contou Marino Sato, responsável pelo stint final.

O outro McLaren, o #59, terminou em quarto, enquanto o BMW #46, pilotado por Ahmad Al Harthy, Kelvin van der Linde e Valentino Rossi, brilhou na estratégia e cruzou em segundo, igualando seu melhor resultado do ano.

Na contramão, o Porsche #92 da Manthey e os Corvette da TF Sport não conseguiram acompanhar a mudança de condições. O Porsche terminou em sétimo, mas ainda ampliou a liderança do campeonato para 19 pontos, já que rivais diretos também não pontuaram bem.

Próxima parada: Fuji

O campeonato segue para a reta final com as 6 Horas de Fuji, no Japão, entre 26 e 28 de setembro, prova que antecede o grande desfecho da temporada.

Written By
Matheus Gama