Close
AUTOMOBILISMO

Ferrari conquista vitória histórica em casa e lidera o Mundial de Endurance 2025

Ferrari conquista vitória histórica em casa e lidera o Mundial de Endurance 2025
Foto: DPPI/Wec
  • Publishedabril 20, 2025

Em uma corrida marcada por estratégias ousadas e decisões precisas nos pneus, a Ferrari brilhou em casa com o protótipo #51 da equipe AF Corse e venceu com autoridade as 6 Horas de Imola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) 2025. Mesmo com reviravoltas e múltiplos períodos de safety car, o trio Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi manteve a calma e cruzou a linha de chegada com quase 10 segundos de vantagem.

A Ferrari chegou a liderar com uma diferença de quase meio minuto, mas o segundo safety car, acionado pouco depois da metade da prova, embaralhou as posições e trouxe emoção até os minutos finais. Sob pressão intensa de Porsche, Toyota e BMW, os italianos souberam administrar a vantagem diante da torcida em Imola e garantiram uma vitória histórica: é a primeira vitória da Ferrari em provas de endurance em solo italiano, como equipe oficial, desde 1973.

“Foi um fim de semana sensacional”, declarou Giovinazzi, que mantém sua invencibilidade nas sessões de Hyperpole do WEC em 2025. “Desde sexta-feira, estivemos sempre no topo. Tivemos muitos períodos de bandeira amarela e safety cars, o que torna tudo mais difícil, mas o time fez um trabalho perfeito. O carro estava incrível, meus companheiros foram impecáveis e o apoio dos tifosi fez tudo ainda mais especial. Foi um domingo inesquecível.”

Com a vitória, o trio do #51 assume a liderança do campeonato de pilotos, enquanto a Ferrari amplia sua vantagem na briga pelo título entre os construtores, com um quarto da temporada já concluído.

A BMW utilizou uma estratégia diferente para conquistar seu primeiro pódio na temporada com o carro #20 da equipe M Team WRT. Mesmo após René Rast sofrer danos na asa traseira em um toque com o Toyota de Mike Conway na Curva Gresini, o protótipo alemão — dividido com Robin Frijns e Sheldon van der Linde — recuperou terreno e garantiu a segunda colocação.

O terceiro lugar ficou com a Alpine, que largou bem e se manteve competitiva durante toda a prova. Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki terminaram a corrida a menos de quatro segundos da BMW, completando um pódio diversificado e muito comemorado pela equipe francesa.

O carro #83 da AF Corse também teve destaque, levando a quarta colocação com Robert Kubica, Philip Hanson e Yifei Ye, garantindo pontos importantes na Copa do Mundo de Equipes de Hypercar.

A Toyota colocou seu melhor carro, o #8 GR010 Hybrid, em quinto lugar, muito graças à atuação impressionante de Sébastien Buemi, que segurou com maestria os ataques de Antonio Fuoco durante seu stint. No início da corrida, Nicklas Nielsen chamou atenção ao sair da última posição no grid — 18º — e escalar até o top 6 com ultrapassagens arrojadas.

O BMW #15, que também chegou a disputar o pódio, caiu para a sexta posição, seguido pelo Toyota #7. Os atuais campeões de 2024, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, finalmente somaram seus primeiros pontos no ano, chegando em oitavo com o Porsche Penske #6. Matt Campbell também brilhou, resistindo por diversas voltas aos ataques de Giovinazzi com pneus mais desgastados, em um dos duelos mais intensos da corrida.

Na categoria LMGT3, a emoção ficou reservada para os momentos finais. Após conquistar a pole com o lendário Valentino Rossi, o BMW #46 da Team WRT liderou boa parte da corrida, com Ahmad Al-Harthy e o próprio Rossi ampliando a vantagem. Mas um toque com a Ferrari #21 de Simon Mann jogou o adversário na brita e resultou em uma punição de stop-and-go, que tirou a equipe da disputa direta pela vitória.

Mesmo assim, Kelvin van der Linde protagonizou uma impressionante recuperação nas voltas finais, colocando o BMW novamente na briga, colado na traseira do Porsche #91 de Richard Lietz. O austríaco, porém, defendeu com firmeza e garantiu a primeira vitória da Manthey 1st Phorm em 2025, enquanto Rossi teve que se contentar com o segundo lugar em casa pelo segundo ano consecutivo.

A Lexus, com a equipe Akkodis ASP, completou o pódio e ainda ficou com a quarta posição, celebrando seu melhor desempenho no Mundial até agora.

A terceira corrida da temporada 2025 do FIA WEC será disputada entre os dias 8 e 10 de maio, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A expectativa é de mais disputas intensas e possíveis viradas na tabela, tanto entre os pilotos quanto entre as montadoras.

Written By
Matheus Gama