Close
DICAS GEEK

Evento Coletivo Bepunu Mebengokré no MASP exibe filmes sobre a arte da pintura corporal

Evento Coletivo Bepunu Mebengokré no MASP exibe filmes sobre a arte da pintura corporal
  • Publicado em: março 8, 2023

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) abre suas portas para a Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré, exibindo dois curtas-metragens sobre a ancestral arte da pintura corporal. A mostra acontece no 2º subsolo do museu e apresenta Menire djê: grafismo das mulheres Mebengokré-Kayapó (2019) e Mê’ok: nossa pintura (2014). Os documentários mostram o processo de produção dos grafismos nos rituais de pintura corporal, desde a extração dos pigmentos até os sentidos simbólicos e ancestrais dessas práticas.

O Coletivo Bepunu Mebengokré, coordenado pelo cineasta e líder indígena Bepunu Kayapó, tem como objetivo apresentar as histórias e ancestralidades do povo Mebengokré para a sociedade não indígena por meio de produções audiovisuais. Os projetos documentais mostram as cosmologias, as relações com a floresta e a visibilidade das histórias pouco conhecidas para pessoas não indígenas. O Coletivo contribui com a efetivação dos direitos desse povo nos dias atuais e no combate ao ecocídio na Amazônia brasileira.

A prática ancestral da pintura corporal é retratada em Menire djê: grafismo das mulheres Mebengokré-Kayapó (2019) e Mê’ok: nossa pintura (2014), que exaltam os simbolismos da transmissão de conhecimentos às novas gerações. Os documentários mostram entrevistas e registros com pessoas que cresceram com a pintura do jenipapo e urucum feita por suas mães, tornando-se processos de manutenção da tradição até os dias atuais.

A Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré fica aberta ao público de 24 de março a 18 de junho de 2023. A exposição tem curadoria de Edson Kayapó, curador-adjunto de arte indígena do MASP. Bepunu Mebengokré ministra palestras em universidades e outras instituições no Brasil e no exterior.

Não perca a oportunidade de conhecer e aprender sobre a ancestral arte da pintura corporal dos Mebengokré. Venha visitar a Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré no MASP.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
01310-200 São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas. Entrada gratuita em todas as primeiras quintas-feiras do mês – um oferecimento B3.
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)

www.masp.org.br
facebook.com/maspmuseu
twitter.com/maspmuseu
instagram.com/masp

Written By
Weskley Vieira