Close
Documentário

Dia Internacional da Mulher: Vamos falar sobre os Documentários com poder Feminino!

Dia Internacional da Mulher: Vamos falar sobre os Documentários com poder Feminino!
  • Publishedmarço 8, 2017

História do 8 de março

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia. No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Documentários 

  Malala

Malala é um documentário americano de 2015 dirigido por Davis Guggenheim. Ele apresenta a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, que se pronunciou pelos direitos das meninas, especialmente o direito à educação, desde muito jovem.

O documentário demostra como ela milagrosamente sobreviveu e tornou-se ainda mais eloqüente em sua busca depois de ter sido caçada e baleada por Taliban Gunman como parte da oposição violenta da organização à educação das meninas no Vale Swat no Paquistão.

What Happened, Miss Simone?          

Esse documentário é produzido pela NetFlix, sobre a vida de uma das maiores cantoras e pianista de Jazz, deste mundo Nina Simone. O documentário tem a principal narrativa por Lisa Simone Kelly, filha de Nina que demostra o quanto a vida de sua mãe Eunice Waymon foi angustiante e em alguns momentos dura, e que Eunice chegou a viver somente como Nina e não mais como ela mesma. Nina era uma artista ativista, um espetáculo em suas performances e utilizava sua voz para defender seu povo, mas fora dos palcos algo aconteceu, o que aconteceu Miss Simone?. Leia mais em nosso Site sobre esse documentário!

 As Praias de Agnès

As Praias de Agnès (francês: Les plages d’Agnès) é um documentário francês de 2008 dirigido por Agnès Varda. Ele é um ensaio autobiográfico onde Varda revisita lugares de seu passado, relembra sobre a vida e celebra seu 80º aniversário na câmera. “Ela disse que provavelmente será seu último filme.” Varda usa uma grande variedade de técnicas, combinando imagens fixas de pessoas, incluindo seus antigos amigos, colaboradores, amantes e família, com o que Claude Lévi-Strauss poderia chamar bricolage de artigos de garagem, bugigangas e objetos coloridos justapostos em combinações criativas, E combina belas imagens em um formato de colagem que gira em torno do tema das praias.

Gloria: In Her Own Words               

Este documentário é original da HBO, tem como base, explorar a história da jornalista Gloria Steinem, que, nos anos 60, se infiltrou nos bares da Playboy para investigar as condições de trabalho das “coelhinhas” e denunciar abusos na indústria. Depois desse episódio, Steinem se tornou um ícone do movimento feminista.

 The September Issue

O documentário gira em torno da criação da edição Vogue setembro 2007. Ela retrata o esforço que faz para fazer a revista, e a paixão que Grace Coddington, um ex-modelo virou diretor criativo, ela é a única pessoa que se atreve a se levantar para Anna Wintour, tem para a revista de moda altamente considerado. No documentário, Coddington é frequentemente retratado como a principal vítima da personalidade agressiva de Wintour. A relação entre Wintour e Coddington revela-se simbiótica, como Wintour reconhece a competência de Coddington e olho afiado para o design. No final, Wintour aprova a maioria das idéias de Coddington e elas aparecem na versão final da edição de setembro. (A Vogue de setembro é tradicionalmente a maior e mais importante edição do ano.)

Written By
Marcos Santiago

Contador de Formação. Agora vai... Vai, criança Beija-flor, ô ô. Voar no azul do infinito .Quem semeia paz e amor (paz e amor). Faz o mundo mais bonito. Se esta via fosse minha. Eu mandava ela brilhar. Com as cores do meu mundo de alegria Só pro tempo não parar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *