Introdução
Broforce é um jogo indie lançado em 2015 para a Steam e Playstation 4 , desenvolvido na Unity Engine pela Free Lives Games. O jogo é um shoot’em up pixelado baseado nos filmes de ação dos anos 80 e 90 de onde o jogo tira seus personagens, deixando bem claro pela aparência e habilidade em quem esses personagens são inspirados.
Diferenciado,arriscado e divertido
Num mundo em que cada vez mais o publico é bombardeado por grandes produções que possuem gráficos produzidos de maneira extremamente realística que muitas vezes disfarça o quão fraco o jogo realmente é, existe um pequeno grupo de jogos que nadam contra a maré, fugindo do padrão imposto pela industria e buscando ser diferente, e é nesse grupo que broforce se encaixa, algo que pode facilmente ser percebido desde a tela de entrada estilizada que simula as antigas telas de fliperama que buscavam ser as mais chamativas possíveis para conseguirem vencer a concorrência que muitas vezes estavam a poucos passos de distancia.
Claro, o risco de ir contra a maré que a indústria dos games segue é grande, mas vale lembrar que em muitos momentos de transição surgem jogos mais simples ou que não usam da tecnologia que outros usam para se destacar. O que acontece nos tempos atuais é parecido, a diferença vem do fato de não ser um titulo mas sim um gênero em que alguns jogos como Broforce se destacam, justamente por serem mais ousados, visto que muitos dos jogos que se dizem retrôs (para atrair público) ainda se mantêm presos as regras criadas pela indústria de games.
O fator diversão se deve pela jogabilidade fácil e intuitiva; qualquer pessoa, tendo ou não prática com jogos, após passar cerca de dez minutos jogando é capaz de dominar o básico da mecânica de Broforce, o que permite a diversão e o entretenimento para qualquer um que deseje apenas passar o tempo jogando algo de maneira descompromissada. Aliado à jogabilidade simples e objetiva, temos o visual que não deve ser apenas analisado pelo seu jeito mais estilizado, mas também pela complexidade que é fazer um gráfico nesse estilo que, apesar de parecer mais simples , possui um nível de complexidade bem elevado muitas vezes ultrapassando o nível de dificuldade de jogos 3D.
Outro elemento que difere Broforce de outros jogos é a inspiração que o mesmo possui, visto que apesar de não ser o único do gênero que se inspira nos filmes de ação anos 80, Broforce é um dos poucos (senão o único) que tem coragem de ir até a raiz do tema a ser explorado, não só caracterizando cada personagem de maneira que o mesmo venha a ser diferente dos outros, como mostrando outras característica dos filmes dessa época: o exagero. Há desde tripas voando para todo lado, personagens aparentemente imortais e até mesmo os vilões novelescos típicos de filmes mais clichês dessa época.
Conclusão
Broforce merece ser jogado pelos seus feitos tanto em nível de jogabilidade quanto por seus gráficos estilizados e seu jeito único de abordar um tema já saturado pela indústria de maneira que o jogo faça parecer que é o único que está explorando este tema.
1 Comment
Realmente esses jogos indies em 90% dão um show nestes jogos modernos com gráficos realistas e tal, sempre curti jogos 2D desde a época do Fliper (Arcade) alias até hoje jogos muitos desses jogos clássicos no emulador, são os melhores.