A Sedução dos Inocentes: A História do Código das HQs em 1954.

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falaremos do polêmico psiquiatra alemão Wertham e seu trabalho sobre as HQs da década de cinquenta.

Seduction of the Innocent do psiquiatra alemão Fredric Wertham: Seduction of the Innocent é um livro do psiquiatra alemão Fredric Wertham, publicado em 1954, que alertou os leitores sobre a tese que as HQs da época seriam um incentivo a delinquência juvenil e sexualidade. O livro causou um rebuliço entre os pais americanos e influenciou uma campanha para a censura desse tipo de publicações. Ao mesmo tempo, o Congresso americano lançou uma investigação tendo como foco a indústria de HQs. Logo após a publicação de Seduction of the Innocent, o Comics Code Authority (Código dos Quadrinhos) foi elaborado pelos próprios editores, que passaram a regular o conteúdo do setor e se autocensurarem. O livro traz inúmeras citações de revistas publicadas, que aludiriam a violência, sexo, uso de drogas e outros assuntos adultos, reunidos todos sob o jargão usado pelo autor de “Quadrinhos do Crime” que servia para que Wertham incluísse além das populares histórias de gângster e assassinatos, também super-heróis e  terror. As HQs, especialmente os de crime e horror, muito comuns na época, publicados pioneiramente pela empresa EC, tiveram os desenhos largamente reproduzidos por Wertham, que disse que os mesmos “feriam os olhos”, uma alusão a moral e bons costumes.

Várias outras conjecturas foram feitas sobre as imagens e enredos, particularmente os que supostamente traziam menções sobre sexo, tabu na época. Existe até hoje a insinuação de que Batman e Robin mantivessem uma relação homossexual, divertidamente parodiado no seriado clássico do Batman em 1966 para tv. Wertham também afirmou que a Mulher Maravilha tinha um subtexto de “servidão sexual” que foi bem documentado, com o próprio criador da personagem, William Moulton Marston, admitindo essa possibilidade; contudo, Wertham também disse que a força e a independência da Mulher Maravilha a caracterizavam como lésbica. Tradicionalmente, a heroína sempre foi mostrada como heterossexual e virgem. Outro herói a ser comentado foi o Superman, que foi definido como fascista e antiamericano. Wertham criticou as relações comerciais envolvendo as editoras e o mercado de varejo. Ele simpatizava com os varejistas que não queriam vender as HQs de horror, mas eram compelidos a isso pelos distribuidores. Desde 1948, Wertham escreveu artigos e palestrou sobre o assunto, discutindo sobre os efeitos prejudiciais que a leitura de HQs tiveram sobre os jovens.

Comics Code Authority: A fama angariada por Seduction of the Innocent transformou Wertham em celebridade e lhe deu a reputação de perito nesses assuntos, o que levou a que fosse chamado para testemunhar no Subcomitê do Senado que investigava a delinquência juvenil, liderado pelo cruzado anticrime Estes Kefauver. Num longo depoimento diante do comitê, Wertham repetiu seus argumentos escritos no livro e apontou as HQs como a maior causa dos crimes juvenis. A testemunha seguinte a ser ouvida foi o editor da EC, William “Bill” Gaines, indagado sobre as HQs violentas que Wertham havia descrito. O comitê apresentou um relatório final que não culpava as HQs pelos crimes, mas recomendava aos empresários do setor que mudassem o conteúdo voluntariamente. Possivelmente tomada como uma ameaça velada de intervenção, fez com que os editores resolvessem aprovar o Comics Code Authority, se autocensurando. O texto aprovado não somente bania as imagens violentas, mas também proibia o uso de várias palavras e conceitos, tais como “terror” e “zumbis”, além de determinar que os criminosos fossem sempre punidos. O código acabou com a maioria dos títulos do estilo EC, permanecendo apenas os de super-heróis, bastante “higienizados”, que se tornaram o principal gênero das HQs por gerações.

Wertham contudo achava que o Código era inadequado como proteção da juventude. Seu Seduction of the Innocent foi ilustrado com reproduções de HQs, mostrados como evidências da tese do livro, acompanhados de legendas em que Wertham fazia comentários sarcásticos. A primeira edição do livro tinha uma lista bibliográfica das revistas das quais foram copiadas as ilustrações, porém, com receio de processos judiciais por parte das editoras, a página foi arrancada das edições em circulação. Os livros com essa lista se tornaram raros e disputados pelos colecionadores. Entre esses aficionados, aliás, as histórias cujas cenas foram usadas ou citadas no livro passaram a ser referidas como uma das “sedutoras”, o que valorizava a referida revista. Wertham sempre negou que fosse a favor da censura ou era contra as HQs de forma geral e em 1970 ele se concentrou o seu interesse sobre os aspectos benignos das HQs de ficção científica; em seu último livro, The World of Fanzines (1974), ele concluiu que fanzines eram “válidos e construtivas.

Análise da Obra de Wertham: De acordo com Carol L. Tilley, Wertham “manipulou, exagerou, comprometeu e fabricou evidências” em apoio às alegações expressas em Sedução do Inocente. Ele desvalorizou tanto o tamanho da amostra quanto a substância de sua pesquisa, tornando-a mais objetiva e menos anedótica do que realmente era. Ele geralmente não aderiu a padrões dignos de pesquisa científica, ao invés disso usou evidências questionáveis ​​para seu argumento de que as HQs eram um fracasso cultural. Wertham usou adolescentes da cidade de Nova York de origens problemáticas, com evidências prévias de distúrbios comportamentais como sua amostra primária de população. Por exemplo, ele usou crianças na Lafargue Clinic para argumentar que as HQs pervertiam os jovens, mas de acordo com o cálculo de um funcionário, setenta por cento das crianças menores de dezesseis anos na clínica tinham diagnósticos de problemas de comportamento. Ele também usou crianças com transtornos psiquiátricos mais graves que exigiam hospitalização no Bellevue Hospital Center, no Kings County Hospital Center ou no Queens General Hospital. As declarações usadas pelos entrevistados de Wertham eram às vezes alteradas, combinadas ou extraídas de modo a serem enganosas. A experiência pessoal relevante foi às vezes deixada de lado. Por exemplo, ao argumentar que as HQs do Batman toleravam a homossexualidade por causa da relação entre Batman e seu ajudante Robin, há evidências de que Wertham combinou as declarações de dois sujeitos em uma, e não mencionou que os dois sujeitos já mantinham um relacionamento homossexual por anos.

Ele novamente não informou aos leitores que um assunto havia sido recentemente sodomizado. Apesar de os sujeitos notarem especificamente uma preferência ou a relevância superior de outros quadrinhos, ele deu maior peso à leitura de Batman. Wertham também apresentou como histórias em primeira mão que ele só poderia ter ouvido através de colegas. Suas descrições de conteúdo cômico às vezes eram enganosas, seja por exagero ou elisão. Ele menciona um “homem sem cabeça” em uma edição do Capitão Marvel, enquanto a história em quadrinhos mostra apenas o rosto do Capitão Marvel salpicado com uma poção de invisibilidade, não uma figura decapitada. Ele exagerou o relato de uma garota de 13 anos que roubou uma HQ de um evento isolado para um sempre ocorrente. Comparou o Besouro Azul a um pesadelo kafkiano, deixando de mencionar que o Besouro Azul é um homem e não um inseto.

O Mundo: Embora tenha sido a própria indústria de HQs dos EUA que impôs a autocensura na forma da Comics Code Authority, a França já havia aprovado a Lei de 16 de julho de 1949 sobre as publicações destinadas à justiça (Lei de 16 de julho de 1949 sobre Publicações Destinadas Juventude) em resposta ao influxo pós-libertação das HQs americanas. Ainda em 1969, a lei foi invocada para proibir a HQ Fantask, que apresentava versões traduzidas das histórias da Marvel Comics, após sete edições. A agência governamental encarregada de defender a lei, particularmente na década de 1950 e na primeira metade da década de 1960, chamava-se Comissão de Vigilância e Controle de Publicações Destinadas à Liberdade e à Adolescência. Após a agitação social de maio de 1968 na França, artistas-chave de quadrinhos, incluindo Jean Giraud , organizaram uma revolta nos escritórios editoriais da revista de quadrinhos Pilote , exigindo e finalmente recebendo mais liberdade criativa do editor-chefe René Goscinny. A Alemanha Ocidental, de 1954, tinha o Bundesprüfstelle für jugendgefährdende Medien (Departamento Federal de Mídia Prejudicial para Jovens), uma agência do governo destinada a eliminar publicações, incluindo quadrinhos, consideradas insalubres para a juventude alemã.

Esta agência surgiu por causa da lei “Gesetz über die Verbreitung jugendgefährdender Schriften” aprovada em 9 de junho de 1953, resultante da cláusula “provisões para a proteção dos jovens” do artigo 5 da Constituição alemã, regulando a liberdade de expressão. A indústria alemã de quadrinhos em 1955 instituiu o Freiwillige Selbstkontrolle für Serienbilder (Voluntário de Autocontrole para Quadrinhos). O ministro holandês da Educação, Theo Rutten, do Partido do Povo Católico, publicou uma carta na edição de 25 de outubro de 1948 do jornal Het Parool, dirigindo-se diretamente às instituições de ensino e órgãos do governo local, defendendo a proibição dos quadrinhos. Ele afirmou: “Esses folhetos, que contêm uma série de ilustrações acompanhadas de texto, são geralmente de caráter sensacional, sem qualquer outro valor. Não é possível agir contra os impressores, editores ou distribuidores desses romances, nem nada pode ser alcançado por não disponibilizar o papel para eles, pois o papel necessário está disponível no mercado livre “. Exceções foram feitas para um pequeno número de produções cômicas “saudáveis” do estúdio Toonder, que incluía a história em quadrinhos de Tom Poes.

As Interpretações dos Heróis na Sexualidade: Interpretações sobre sexualidade têm sido parte do estudo acadêmico da franquia Batman, pelo menos desde que o psiquiatra Fredric Wertham afirmou em seu livro de 1954 Seduction of the Innocent que “as histórias de Batman são psicologicamente homossexuais”. Wertham, assim como em paródias, descreveram Batman e seu ajudante Robin, na época Dick Grayson, como homossexuais, possivelmente em um relacionamento um com o outro. A DC Comics nunca indicou que Batman ou qualquer de seus aliados masculinos sejam gays, mas vários personagens das HQs do Batman na Era Moderna são expressamente gays, lésbicas ou bissexuais. As primeiras histórias da Era de Ouro do Batman eram sombrias e violentas, mas durante o final dos anos 1940 e início dos anos 50 elas mudaram para um estilo mais suave, mais amigável e mais exótico, que era considerado ” exagerado “. Esse estilo despertou associações contemporâneas e posteriores com a cultura homossexual. Em Sedução do Inocente, Fredric Wertham afirmou: “O tipo de história do Batman pode estimular as crianças a fantasias homossexuais, da natureza das quais podem ser inconscientes” e “Apenas alguém ignorante dos fundamentos da psiquiatria e da psicopatologia do sexo pode não perceber uma atmosfera sutil de homoerotismo que permeia as aventuras do maduro “Batman” e seu jovem amigo Robin “.

Este livro foi lançado no contexto do ” susto de lavanda “, onde as autoridades consideravam a homossexualidade como um risco de segurança. Andy Medhurst escreveu em seu ensaio de 1991 Batman, Deviance e Camp que Batman é interessante para o público gay porque “ele foi um dos primeiros personagens fictícios a serem atacados com base em sua suposta homossexualidade”, ” a série de TV dos anos 1960 continua sendo uma referência do campo “e” ele merece a análise como uma construção notavelmente bem-sucedida da masculinidade “.

O site Boletim de Quadrinhos colocou a questão “É Batman Gay?” para sua equipe e vários profissionais de quadrinhos. O escritor Alan Grant declarou: “O Batman que eu escrevi por 13 anos não é gay. Batman de Denny O’Neil, Batman de Marv Wolfman, Batman de todo o mundo até Bob Kane … nenhum deles escreveu ele como um personagem gay. Apenas Joel Schumacher pode ter tido uma opinião oposta “. O escritor Devin Grayson comentou: “Depende de quem você pergunta, não é? Já que você está me perguntando, eu direi não, eu não acho que ele seja … Eu certamente entendo as leituras alegres, no entanto.” Embora Frank Miller tenha descrito a relação entre Batman e o Coringa como um “pesadelo homofóbico”, ele vê o personagem sublimando seus impulsos sexuais para a luta contra o crime, concluindo: “Ele seria muito mais saudável se fosse gay. ” Grant Morrison , escritor de Batman e Batman Incorporated disse em uma entrevista à Playboy que “Gayness é construído em Batman. Eu não estou usando gay no sentido pejorativo, mas Batman é muito, muito gay … Obviamente como um personagem fictício que ele pretende ser heterossexual, mas a base de todo o conceito é totalmente gay “. Morrison mais tarde disse que a Playboy o citou erroneamente e explicou em uma entrevista com o New Statesman que a citação era “o oposto do que ele havia dito”. Enquanto um “poderia facilmente discar os aspectos de noite-fetichista-de-couro-preto de Batman, e a masculinidade de Batman, e conseguir um bom e alegre Batman, no final ele não é gay porque ele não tem vida sexual “. Burt Ward, que interpretou Robin no programa de televisão dos anos 1960, também comentou essa interpretação em sua autobiografia, Boy Wonder: My Life in Tights ; ele escreve que a relação poderia ser interpretada como sexual, com o duplo envolvimento e o trabalho generoso do programa oferecendo também interpretações ambíguas.

Batman de Joel Schumacher: O longa-metragem de 1995 Batman Forever e, especialmente, a sequência de 1997, Batman & Robin , ambos dirigidos pelo diretor abertamente gay Joel Schumacher , atraíram a atenção por suas muitas insinuações homo-eróticas. Muitos observadores acusaram Schumacher de adicionar insinuações homossexuais no enredo. James Berardinelli questionou a “quantidade aleatória de mamilos de borracha e close-ups de ângulo de câmera das pontas e bastões do Dynamic Duo”. Semelhante a Batman Forever, isso incluiu principalmente a decisão de adicionar mamilos e peças ampliadas aos macacões Batman e Robin. Schumacher afirmou: “Eu não tinha ideia de que colocar mamilos no terno de Batsuit e Robin ia despertar manchetes internacionais. Os corpos dos ternos vêm de estátuas gregas antigas, que exibem corpos perfeitos.

Eles são anatomicamente corretos”. Chris O’Donnell , que interpretou Robin, sentiu que “não eram tanto os mamilos que me incomodavam. Era a peça. A imprensa obviamente tocou e fez um grande negócio, especialmente com a direção de Joel. Eu não fiz isso.” pense duas vezes sobre a controvérsia, mas voltando e olhando e vendo algumas das imagens, foi muito incomum. ” George Clooney brincou: “Joel Schumacher me disse que nunca fizemos outro filme do Batman porque o Batman era gay”. O próprio Clooney falou com desprezo sobre o filme, dizendo “Acho que poderíamos ter matado a franquia”, e o chamou de “um desperdício de dinheiro”. Em 2006, Clooney disse em uma entrevista com Barbara Walters que em Batman & Robin ele interpretou o Batman como gay. “Eu estava de terno de borracha e tinha mamilos de borracha. Eu poderia ter interpretado o Batman diretamente, mas o deixei gay.” Walters então perguntou: “George, o Batman é gay?” Ao que ele respondeu: “Não, mas eu o fiz gay”.

A Dualidade de Batman em Outras Mídias: Na animação da DC direto para vídeo, Batman e Harley Quinn, a história faz alusão à noção de um relacionamento homossexual entre Batman e Robin, e a Sedução do Inocente, quando Harley Quinn aborda Nightwing sobre esse tópico com as palavras: “É engraçado. Eu sempre achei que você e Batman não gostavam de garotas. […] Você sabe. Aquele livro. Com os faróis e o globo ocular? Eu tive que escrever um artigo sobre isso na faculdade. Tenho um B menos. ” Aliás, o dublador de Batman em Batman: The Animated Series e o filme supracitado, Kevin Conroy, é abertamente gay. Essas interpretações homossexuais de Batman e Robin atraíram ainda mais atenção durante a Era Moderna de Quadrinhos, à medida que os temas sexuais e LGBT se tornaram mais comuns e aceitos nos quadrinhos convencionais. O escritor Warren Ellis abordou a questão da sexualidade de Batman obliquamente em sua HQ The Authority da Image Comics, onde ele retratou o personagem Midnighter, um claro Batman, como abertamente gay e envolvido em um relacionamento de longo prazo com o analógico Apollo.

O Duo Ambiguamente Gay é uma paródia animada de 1996, apresentada anteriormente no Dana Carvey Show e no Saturday Night Live, com muitas semelhanças com Batman, não menos importante, a sequência animada do título da série de TV dos anos 1960. Outro exemplo notável ocorreu em 2000, quando a DC Comics se recusou a permitir a reimpressão de quatro painéis (de Batman # 79, 92, 105 e 139) para ilustrar o artigo de Christopher York All in the Family: Homofobia e Batman Comics na década de 1950. A idéia do “homossexual” Batman também foi revitalizada por volta de 2005, quando uma montagem de painéis da “Comédia de Erros do Coringa” em Batman # 66, lançada em 1951, começou a circular como uma brincadeira. O episódio usou a palavra “boner” várias vezes; na história em quadrinhos original, significava “erro”, mas no vernáculo dos dias atuais a palavra é principalmente a gíria para uma ereção. Um caso semelhante de uma interpretação gay não intencional foi o Rainbow Batman de 1957.

Outro incidente aconteceu no verão de 2005, quando o pintor Mark Chamberlain exibiu uma série de aquarelas retratando tanto Batman quanto Robin em poses sugestivas e sexualmente explícitas. DC ameaçou tanto o artista quanto a galeria de Belas Artes Kathleen Cullen com ação legal se eles não parassem de vender as obras e exigissem toda a arte restante, assim como qualquer lucro derivado deles. Will Brooker argumenta em Batman Unmasked: Analisando um Ícone Cultural, que uma leitura “queer” de Batman é uma interpretação válida, e que os leitores homossexuais naturalmente se sentiriam atraídos pelo estilo de vida representado, se o personagem do próprio Bruce Wayne é explicitamente homossexual ou não. Ele também identifica um elemento homofóbico ao vigor com o qual o fandom mainstream rejeita a possibilidade de uma leitura homossexual do personagem. Escrevendo para The Guardian, Brooker expandiu esse tema, afirmando que Batman nunca pode ser amarrado a qualquer identidade. Batman tem sido um escoteiro ridículo, um vigilante temível, um pai protetor, um solitário, um palhaço. Batman é um mito e um mosaico, um ícone que capta a luz em diferentes ângulos em diferentes momentos e assume múltiplas formas. Mas a homossexualidade – do alto campo ao intenso homoerotismo – é um aspecto importante desse ícone … A constante necessidade de insistir na heterossexualidade de Batman sempre, inconscientemente, nos lembra das encarnações exageradas quando tenta reprimi-las; e quanto mais forte o empurrão em direção à “escuridão”, mais o “arco-íris Batman” se esgueira através das lacunas. [24]

Batwoman: A Mudança da Sexualidade na Era Moderna das HQs: Em 2006, DC chamou a atenção da mídia anunciando uma nova versão lésbica da bem conhecida personagem Batwoman, mesmo quando personagens abertamente lésbicas como a policial Renée Montoya de Gotham City , a capitã da polícia Maggie Sawyer e a protetora de Catwoman (e, por um tempo, sucessora como Catwoman) Holly Robinson , já existia na franquia Batman. Em resposta, na Comic Con de Nova York de 2009, a repórter Alison Flood chamou a super heroína gay de o maior perfil da Batwoman na DC Comics. Batwoman apareceu em uma nova HQ da Liga da Justiça escrita por James Robinson e assumiu como o personagem principal em Detective Comics. Greg Rucka disse que os editores de DC não tiveram problemas em escrever Montoya ou Batwoman como lésbicas, mas a controvérsia da mídia sobre a sexualidade de Batwoman “anulou qualquer efeito positivo que Batwoman possa ter sobre a indústria” e forçou o personagem em papéis menores durante grandes enredos. Isso mudou em setembro de 2011, quando, como parte de um relançamento de seus títulos de super-heróis, a DC lançou um título mensal Batwoman estrelado por Kate Kane. Ironicamente, a Batwoman original, Katherine Kane, foi criada na década de 1950, junto com a Bette Kane, como um interesse romântico por Batman (e Bat-girl como tal por Robin), para deter a noção de que Batman e Robin eram gays e em um relacionamento. Além disso, os personagens da Batwoman, compartilhando um sobrenome, foram escritos para serem relacionados.

Curiosidades: Em 2015, Selina Kyle foi confirmado como bissexual em Catwoman número 39, escrito por Genevieve Valentine, no qual ela beijou sua substituta como Catwoman, Eiko. A parceira do Coringa Harley Quinn também foi revelada como bissexual pelo Twitter oficial da DC Comics em junho de 2015, já que ela não considera o gênero ao iniciar relacionamentos. Ela está em um relacionamento “sem monogamia” com sua parceira de longa data no crime, a Era Venenosa. O vilão Catman foi confirmado mais tarde como bissexual pelo escritor Gail Simone. Em 2011, DC apresentou Alysia Yeoh , colega de quarto de Batgirl, e uma mulher transexual bissexual. O ajudante de Batman, Bluebird (Harper Row), também é uma mulher bissexual. Outros personagens foram retratados como bissexuais nas adaptações dos personagens de Batman como Barbara Kean e Tabitha Galavan, da série Gotham, também estão confirmadas como bissexuais. Barbara tinha tido um relacionamento com Renee Montoya no passado e ela também tem estado em um triângulo amoroso incluindo Tabitha. Os personagens masculinos gays dos quadrinhos do Batman incluem o irmão de Harper Row, Cullen, e o super-herói gay Midnighter. Midnighter começou como um análogo abertamente gay e ultraviolento de Batman nas HQs publicadas pela Wildstorm Comics. Em setembro de 2011, o The New 52 reiniciou a continuidade do DC, fundindo-se na continuidade do Wildstorm. Nesta nova linha do tempo, Midnighter faz parte do Universo DC e tem sido um personagem de apoio regular de Dick Grayson em Grayson e Nightwing. Em 2016, a adaptação da série Gotham, o vilão Pinguim (Oswald Cobblepot) revelou sua homossexualidade ao se apaixonar pelo Charada.

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