Verstappen faz corrida épica em meio ao caos e chuva em São Paulo
Max Verstappen brilhou no Grande Prêmio de São Paulo com uma performance de tirar o fôlego, saindo da P17 para conquistar sua primeira vitória desde junho. O piloto holandês enfrentou o caos do início ao fim, numa corrida marcada por mudanças climáticas, acidentes e momentos dramáticos. A Alpine também surpreendeu, garantindo um raro pódio duplo.
O drama começou antes da corrida oficial, quando Lance Stroll rodou durante a volta de apresentação. Isso gerou uma situação de confusão durante o procedimento de largada que teve de ser abortada, e com Lando Norris, na pole position, saiu para uma segunda volta de apresentação seguido por um grupo de carros, outros permaneceram no grid.
Russell fez uma excelente largada, ultrapassando Norris e assumindo a ponta, enquanto Verstappen avançava pelo pelotão com facilidade. Com a chuva variando de intensidade ao longo das voltas, o caos tomou conta da corrida, o Safety Car foi acionado pela direção de prova na volta 30 e logo após 2 voltas Franco Colapinto da Williams bateu, fazendo a direção de prova acionar a bandeira vermelha.
Este incidente ocorreu logo depois que Russell e Norris foram ao pit stop assim que um Safety Car Virtual terminou, fazendo com que pilotos que ainda não tinham feito o pit stop pudessem trocar os pneus em regime de bandeira vermelha, Ocon assim assumiu a liderança seguido por Max e Gasly.
Após o recomeço da prova o Safety Car foi acionado novamente após o acidente de Carlos Sainz, volta 40. Com a pista limpa durante a relargada, Verstappen atacou Ocon e assumiu a ponta, a partir desse momento, não foi mais ameaçado, finalizando com uma vantagem confortável de 19.477 segundos.
A Alpine, com Ocon e Gasly mantiveram suas posições e faturaram um pódio duplo. Esse resultado impulsionou a equipe do nono para o sexto lugar na classificação dos construtores, coroando uma performance excelente dos pilotos e do time em um circuito desafiador.
Russell finalizou em quarto pela Mercedes, seguido por Charles Leclerc na Ferrari. Norris, que começou na pole, terminou em sexto, perdendo terreno para Verstappen na disputa do campeonato. Oscar Piastri, da McLaren, chegou em sétimo, mas foi penalizado em 10 segundos por uma colisão com Lawson, o que o fez cair para oitavo lugar. Tsunoda subiu para a sétima posição, e a RB comemorou uma pontuação dupla com Lawson em nono. Lewis Hamilton completou o top 10, segurando a pressão de Sergio Perez, que ficou em 11º.
O jovem Oliver Bearman teve uma corrida desafiadora com uma penalidade de 10 segundos devido a um incidente com Colapinto, finalizando em 12º pela Haas. Stroll não pôde largar após sua rodada na volta de formação, e Alex Albon, da Williams, também ficou fora da corrida, pois o carro não pôde ser reparado após um acidente na qualificação.
O GP de São Paulo de 2024 entregou uma das corridas mais emocionantes da temporada, e Verstappen, com um desempenho incrível, reafirmou seu domínio. “Minhas emoções hoje foram uma montanha-russa, com a qualificação sendo realmente azarada com aquela bandeira vermelha”, disse Verstappen. “Começando em P17, eu sabia que seria uma corrida muito difícil, mas ficamos longe de problemas, fizemos as escolhas certas, ficamos calmos e estávamos bem. Todas essas coisas juntas, é claro, tornaram esse resultado possível. Quero dizer, inacreditável vencer aqui depois de tanto tempo.”, completou o tri-campeão.
Próxima Etapa:
A formula 1 entra agora em uma rodada tripla de corridas, começando com o Las Vegas no fim de semana de 21 a 23 de novembro.