Janelas da Mente – Mentes Paranoides
Título: Janelas da Mente
Autores: Ana Beatriz Barbosa Silva & Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros
Páginas: 192
Adicione: Skoob
Classificação:
Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.
Conto 09 de 12
Mentes Paranoides é o nono conto do livro Janelas da Mente, publicado pela editora Globo Livros. Esse é o conto mais louco do livro… literalmente.
Alceu vive recluso em um apartamento totalmente dependente do porteiro, Juarez, para trazer suas quentinhas diariamente. Ele é um homem de quarenta e cinco anos que vive recluso do mundo, passa na maior parte do dia olhando com um binoculo pela janela, e também ao olho mágico da porta, principalmente quando escuta algum barulho. Alceu acredita que foi implantado um chip em sua cabeça e que as informações que contém nesse chip é alvo dos inimigos.
Mente Paranoides foi uma leitura tão surreal na minha concepção, o conto é literalmente louco, e pensar que existem pessoas como Alceu me faz pensar no bem-estar. Pois para o protagonista dessa história acabou de um jeito triste, mas bem esperado.
Pessoas com paranoias podem se sentirem ameaçadas por uma ou várias pessoas, por objetos, ou até mesmo por uma ida abstrata. No caso de Alceu ele se sentia ameada por várias pessoas, e criou uma história em sua cabeça e acreditava nela veementemente. Achei que foi o conto mais curto do livro, porém bem explorado o problema desde o começo.
Contos:
- Mentes apagadas
- Mentes obsessivas
- Mentes disformes
- Mentes que amam demais
- Mentes consumistas
- Mentes depressivas
- Mentes jogadoras
- Mentes sexualizadas
- Mentes paranoides
- Mentes hiperativas
- Mentes perigosas
- Mentes em pane
2 Comments
[…] Mentes paranoides […]
[…] Mentes paranoides […]