DC Showcase: O Vingador Fantasma (2020) - NoSet
Review

DC Showcase: O Vingador Fantasma (2020)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais um DC Showcase, uma curta produção da Marvel Comics que acompanha a animação Liga da Justiça Sombria: Guerra em Apokolips.

DC Showcase: O Vingador Fantasma

Diretor: Bruce Timm, produtor: Sam Registe, Bruce Timm e Amy McKenna, roteiro Ernie Altbacker. DC Showcase: The Phantom Stranger é um curta de animação de 2020 focado no personagem Phantom Stranger.

Sinopse: Situado na década de 1970, o curta segue a jovem Jess, quando a mesma se junta a um grupo de jovens em uma festa em uma mansão em ruínas, hospedada pelo misterioso Seth. Quando coisas estranhas começam a acontecer com Jess e suas amigas, o Vingador Fantasma intervém para salvá-la de um destino sombrio.

Critica: Um dos personagens que mais adoro, principalmente por unir décadas de HQs e o universo do terror, Vingador Fantasma é um dos mais antigos, enigmáticos e desconhecidos personagens da DC Comics, que assim como o Monstro do Pântano, Constantine e Espectro, contam histórias sobre magia agora no selo da Vertigo.

Para os fãs de HQs mais antigos, podemos dizer que o Vingador Fantasma é a representação dos contos de terror das HQs do século passado, próximo aos anos 60, onde quarinhos como os Contos da Cripta faziam um tremendo sucesso e o terror era vendido nas bancas. Essa representação é bem clara, colocando o Vingador como um narrador das histórias, onde o mesmo lida com a quarta parede entre a HQ e o público, vê tudo que acontece, mas raramente participa da trama.

O Vingador Já contracenou em algumas histórias com a própria Liga da Justiça e vilões como Darkseid, sendo tratado de igual para igual, enigmático, poderoso, é capaz de em alguns momentos ser tratado como um Lord da Magia e em outros ser derrotado fisicamente com um simples soco.

Aproveite então o curta DC Showcase: O Vingador Fantasma. Apesar de ser um curta, o personagem tem muita história nas HQs e este é uma boa introdução para aguçar sua vontade de conhecer o universo mágico da DC Comics, como em Livros da Magia de Neil Gaiman.

Curiosidades: Vingador Fantasma é um super-herói de origens paranormais não especificadas, que luta contra forças ocultas e misteriosas em vários títulos publicados pela DC Comics, às vezes sob a marca Vertigo . O personagem apareceu pela primeira vez em uma HQ publicada em agosto / setembro de 1952 e fez sua primeira aparição live action na série de TV Swamp Thing de 2019,na DC Streaming da, aqui interpretado pelo ator Macon Blair .

Criado por John Broome e Carmine Infantino em 1952, após uma aparição no Showcase # 80 (fevereiro de 1969), recebeu outra série, começando em maio e junho de 1969, que durou até fevereiro e março de 1976 . A aparição no Showcase e as três primeiras edições de Phantom Stranger consistiram em reimpressões do título dos anos 50. A partir da edição # 4 (novembro a dezembro de 1969), a série começou a apresentar material totalmente novo, com histórias produzidas por Robert Kanigher, Len Wein, Jim Aparo, Neal Adams, Tony DeZuniga e outros.

Nessas histórias, enquanto o passado do Estranho permaneceu um mistério, os escritores acrescentaram um elenco semi-regular de personagens para ele. Uma feiticeira demoníaca chamada Tala, se tornaria sua maior inimiga; um alquimista / feiticeiro chamado Tannarak, seu primeiro inimigo e que mais tarde o ajudaria contra o Círculo Escuro; e um vidente cego chamado Cassandra Craft. As histórias sugeriam uma atração romântica entre Stranger e Craft, mas ele finalmente a deixou, decidindo que ela não poderia fazer parte de sua vida, convencendo-a de que ele havia sido morto na batalha final contra o Círculo Escuro.

O Vingador Fantasma é mais conhecido por seu papel como assistente sobrenatural de outros heróis, como da Liga da Justiça. Seu status como membro pleno, reserva ou honorário da Liga é discutível. Depois de uma votação da maioria da equipe na Liga da Justiça # 103, eles ofereceram a ele associação, com Superman declarando o Vingador como “um membro” sem qualificação, embora o Vingador tenha saído antes de aceitar. Esta edição faz parte de um crossover não oficial da DC Comics com a Marvel Comics , abrangendo títulos de ambas as principais empresas de quadrinhos. Começando em Amazing Adventures # 16 da Marvel (de Steve Englehart com arte de Bob Brown e Frank McLaughlin ), a história continua na Liga da Justiça da América # 103 da DC (de Len Wein, Dick Dillin e Dick Giordano ) e é concluída em Thor # 207 (de Gerry Conway e penciler John Buscema ). Cada quadrinho contou com os escritores Steve Englehart, Gerry Conway e Len Wein, bem como a primeira esposa de Wein, Glynis , interagindo com os personagens da Marvel ou da DC no Rutland Halloween Parade em Rutland, Vermont .

O Vingador Fantasma também estrelou uma minissérie em 1987. Esta série o retratou como um agente dos Senhores da Ordem. Eles tiraram temporariamente do Vingador seus poderes, devido ao seu desejo de continuar uma batalha contra os Senhores do Caos. Isso foi contra a vontade dos Senhores da Ordem, que acreditavam que uma vitória das trevas sobre a luz era necessária e predeterminada. No entanto, o Vingador afirma que não pertence a nenhum grupo.

O Vingador Fantasma recebeu uma nova série em setembro de 2012, escrita por Dan DiDio e desenhada por Brent Anderson . Esta série foi nomeada como Trindade do Pecado: O Vingador Fantasma, a partir da edição nº 9 (agosto de 2013) e cancelada a partir da nº 22 (outubro de 2014).

Possíveis Biografias do Vingador Fantasma:

Incomum para um personagem de HQs com tanta longevidade, não existe uma verdade sobre seus dados pessoais, seu nome real e sua verdadeira natureza ou suas origens, isto nunca foi revelado pela DC Comics. Na verdade, a DC produziu uma edição especial de Origens Secretas  que postulava quatro possíveis origens, mas até o momento, entre muitas outras, nenhuma foi oficializada.

Numa variação da história dos judeus errantes , o Vingador era um homem chamado Isaac com uma esposa (Rebecca) e um filho em Belém durante o tempo da infância de Jesus . Quando o rei Herodes soube que havia nascido um filho que seria rei dos judeus, ele ordena o massacre dos inocentes para matar o menino cristo. Entre as pessoas mortas estavam a esposa e o filho de Isaac. Cego de raiva, Isaac passa os próximos 30 anos se enfurecendo contra Jesus. Durante a Paixão de Jesus, Isaac suborna um guarda para deixá-lo tomar seu lugar e participar da flagelação de Cristo . Jesus condena Isaque a “ficar neste mundo até que eu volte “. Séculos após a crucificação, Isaac se arrepende e decidiu passar a vida ajudando a humanidade desde então e, nos dias atuais (no final dos anos 80), recusa educadamente uma oferta de Deus para libertá-lo de sua penitência.

O Vingador era um homem nos tempos bíblicos que foi poupado da ira de Deus por um anjo. Questionando as ações de Deus, ele comete suicídio. O anjo proíbe seu espírito de entrar na vida após a morte, reanima seu corpo e o condena a andar pelo mundo para sempre como parte da humanidade, mas também para sempre separado dele. O anjo também apaga todas as memórias do homem de sua vida passada. Ele então descobre sua carga divina: desviar a humanidade do mal, uma alma de cada vez. Algumas versões desta história implicam que o anjo foi a encarnação do Espectro daquele período.

O Vingador Fantasma é um ser preso em um loop de tempo. Perto do fim do nosso universo, O Vingador Fantasma se aproxima de um grupo de cientistas que estão tentando transferir energia do Big Bang para prolongar a vida do universo. O Vingador percebe que um dos cientistas é, na realidade, um Avatar da Anti-Vida, e que seus esforços impedirão a existência do universo. A história termina com o Vingador Fantasma passando uma parte de si para um cientista, que mergulha através do portal para o Big Bang, intercepta o raio que teria drenado o Big Bang e se torna o Vingador Fantasma no início de tudo, completando o ciclo.

O Vingador Fantasma era um anjo caído que não ficou do lado do Céu nem do Inferno durante a rebelião de Satanás e, portanto, foi condenado a andar na Terra sozinho o tempo todo. Na minissérie The Trenchcoat Brigade, John Constantine vê que a quarta história de origem está essencialmente correta. Em Phantom Stranger # 1 de Alisa Kwitney e Guy Davis, a HQ se baseia na história do anjo caído de Moore e adiciona a história da mulher Naamah, que foi condenada ao inferno por amar um anjo. Este anjo é fortemente sugerido por ter se tornado o Vingador Fantasma.

Outra origem possível foi sugerida em O Reino (a sequência de Kingdom Come), na qual estava implícito que Jonathan Kent, o futuro filho de Superman e Mulher Maravilha, poderia crescer e se tornar o Vingador Fantasma. Isso também vinculou algumas de suas habilidades ao conceito Hypertime , dando-lhe a capacidade inata de inserir linhas do tempo alternativas e de existir nos espaços entre elas.

Em Phantom Stranger: vol. 4 (2012), o Vingador Fantasma é Judas Iscariot . Ele é julgado pelo Círculo da Eternidade, que está implícito como procurador de um poder superior. O Vingador é condenado a andar na Terra para sempre como um agente de Deus. Ele usa um colar feito das 30 moedas de prata que ele recebeu como pagamento por trair Jesus. Quando o Vingador facilita a transformação de Jim Corrigan no Espectro, uma das moedas cai do colar e desmorona, aproximando-o um pouco da redenção.

O Vingador Fantasma teve um papel importante na clássica HQ Os Livros da Magia (The Books of Magic) , do mestre Neil Gaiman (Sandman), levando o protagonista Tim Hunter através do tempo para mostrar a história e a natureza da magia.

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

 

Topo