Novo Universo (Marvel Comics – 1986):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de um antigo projeto da Marvel Comics com seu Novo Universo Marvel.

background (2)

Novo Universo (Marvel Comics – 1986):

Criada em 1986, por altura do 25º aniversário da Marvel, o então diretor Jim Shooter lançou esta nova linha para HQs na Marvel. Tratava-se de um universo completamente separado, com a sua própria continuidade e sem a existência de crossovers com personagens de outras linhas ou editoras. Pretendendo ser mais realista, não existiram seres mitológicos, deuses, magia, supertecnologia ou extra-terrestres, muito semelhante a série Heroes da TV. A quantidade de super-seres e super-poderes seriam também limitados, não sendo os personagens tão sensacionalistas ou perfeitos. Tal era um contraste direto com o Universo Marvel tradicional, o qual não é mais do que um espelho do mundo real no qual o conhecimento público de super-heróis, super-vilões e das suas atividades tem pouco efeito no quotidiano do cidadão comum. A limitação dos elementos de fantasia e as atividades dos seus personagens serem pouco expostas ao público, tornou-o mais real. No entanto, este Novo Universo permitiu também eventos catastróficos, antes da sua extinção, os quais dificilmente ocorreriam no universo tradicional, como a destruição de Pittsburgh em The Pitt e a guerra com a África do Sul em The Draft e The War.

3357911_orig

Conceito e criação: O presidente Jim Galton realizou uma reunião entre os vice-presidentes da Marvel, incluindo Jim Shooter , que também era o editor chefe da Marvel e propôs uma ideia semelhante à linha Ultimate Marvel. Acabar com o Universo Marvel da época e relançar todos os títulos em um universo refeito que usaria os mesmos personagens e conceitos de história como o Universo Marvel original, mas atualizado para a presente época. Um Reboot total de todo universo. Esta ideia foi rejeitada porque era visto como intromissão com uma linha que foi muito bem sucedida na época e assim Shooter propôs a criação de um novo universo inteiramente separado que iria completar o universo Marvel, em vez de substituí-lo. Esta nova proposta foi aprovada e dado um orçamento de US $ 120.000. Depois de uma tentativa fracassada com Tom DeFalco no comando do projeto sem resultados positivos, Shooter concebeu uma linha de HQs que seria a próxima inovação para maior realismo. As novas idéias foram propostas em uma reunião com Shooter, DeFalco, Archie Goodwin , Eliot R. Brown , John Morelli , e Mark Gruenwald. A premissa por trás da linha de HQs era que, antes de 22 de julho de 1986, o novo universo era idêntico ao do mundo real. Primeira divergência do novo universo de realidade normal foi o Evento Branco, um fenômeno astronômico estranho que ocorreu em 22 de Julho de 1986, 04:22, EST, e durou meros momentos. A Terra é banhado por uma luz branca brilhante que causou anomalias genéticas em dois de cada um milhão de seres humanos, o que levou eles a desenvolverem poderes sobre-humanos. A anomalia resultou em uma manifestação física que levou à desfigurações horríveis em alguns, mas outros não. Os seres humanos que desenvolveram uma reação para o Evento Branco foram referidos como paranormais . De acordo com Goodwin, pretendeu-se desde o início que todos os personagens principais no novo universo seriam ou paranormais ou de alguma outra forma ligada ao evento Branca. No entanto, três dos títulos oito lançamentos, incluindo dois criado por o próprio Goodwin, não tinha qualquer ligação de qualquer espécie para o Evento Branco.

justice3
Primeiro ano: O novo universo foi fortemente comercializados, mas enfrentou problemas substanciais. Jim Shooter tinha planejado contratar os melhores criadores, mas isso se tornou inviável quando controladora da Marvel, Cadence Industries , ameaçou de vender a empresa, criando uma enorme pressão para a Marvel cortar custos e aumentar as receitas. Como resultado, o Novo Universo teve seu orçamento cortado em quase nada. Devido aos atrasos no desenvolvimento do conceito Novo Universo, dos primeiros problemas enfrentados pressões duras com os prazos e as reclamações de muitos leitores que sentiram que a linha não seguia o realismo que tanto foi prometido, ou o “mundo fora de sua janela”. Muitas edições foram canceladas com o passar do tempo ou passando a ser bimestrais até serem realmente canceladas.

background (1)

O “Novíssimo Universo” : Em um esforço para salvar a linha, DeFalco (agora editor-chefe da Marvel), Gruenwald, John Byrne e editor Howard Mackie acabaram removendo alguns dos elementos mais fantásticos a partir dele e em alguns casos fazendo reavaliações radicais nos personagens, tentando trazer de volta o conceito inicial de realidade a série: “Houve um grande mal-entendido entre todos os criadores, que deveríamos manter o New U com o conceito de o mundo fora de sua janela, e que nunca deveríamos mudar isso, ou então perderiamos a identificação com o leitor. Perdemos o ponto de ter um universo virgem, organizada por super-seres conhecidos, estrangeiros, outras dimensões, civilizações escondidas, e tudo isso. O ponto é permitir que o leitor a experimentar a primeira vez que o material estranho começa a acontecer. E, mais importante, deixando o material estranho realmente afetar o status quo do mundo.” Apesar de tudo isto, o Novo Universo foi interrompida no final de 1989 depois de um total de 170 revistas publicadas. Os Leitores frequentemente entenderam que o Novo Universo tinha vendas fracas, mas, na verdade, todos os quatro séries foram solidamente rentáveis até seu cancelamento. A verdadeira razão para descontinuar a linha foi a de que, com a Marvel Comics em uma de suas eras de maior sucesso, notou-se que os recursos humanos e produção seriam melhor utilizados em uma nova série mais promissora. A interrupção do lineup foi imediatamente seguido por uma série limitada que foi concebido como a conclusão do novo universo.

background
Resultado: O Novo Universo não foi o sucesso esperado pela Marvel. Os críticos queixavam-se que os conceitos dos personagens eram pouco inspirados e alguns eram derivados de outros já estabelecidos, sendo Estigma, a Marca da Estrela considerado quase uma cópia do Lanterna Verde. As vendas eram baixas e em 1989 o conceito foi abruptamente encerrado, tendo no entanto existido nos meses seguintes a publicação de The War, que tentava resolver algumas pendências. Posteriormente, o Novo Universo tem tido algumas aparições fugazes. Peter David introduziu Justice como o Profeta da Rede no universo Marvel 2099 e Fabian Nicieza deu um pequeno papel a Estigma em Gambit. Mark Gruenwald trouxe o Novo Universo de volta num número na revista Quasar #31, em Fevereiro de 1992, o que originou a mini-série Starblast em 1994, um crossover onde se viram as personagens do Novo Universo pela última vez. Os títulos publicados foram Trovão (1986-1987), A Marca da Estrela (Estigma) (1986-1989), P.N.7(1986-1989), Justice (1986-1989), Torpedos (1986-1987), Merc, o Cão de Guerra (1986-1987), Máscara Noturna (1986-1987), Força Psi (1986-1989), P.N.7 Anual (1987), Merc, o Cão de Guerra Anual (1987), Força Psi Anual (1987), A Marca da Estrela Anual (1987), The Pitt (1988), The Draft (1988), The War (1989-1990). A maioria destes títulos foram publicados no Brasil pela Editora Abril. Algumas das histórias dos oito títulos principais foram publicados nas revistas Justice e Força Psi, exclusivas do Novo Universo, as quais duraram 12 números. Parte da restante saga de Estigma foi publicada na revista Superaventuras Marvel.

heroes-wallpapers-10

Comparações com Heroes:
Se você leu O Novo Universo em 1989 e depois viu Heroes na TV em 2006, sabe que não há como deixar de comparar os conceitos das séries, tão semelhantes inclusive no símbolo principal, o Eclipse solar. Heroes é uma série de televisão dramática americana, criada por Tim Kring, que estreou na NBC no dia 25 de setembro de 2006. Conta a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, etc. Esses indivíduos percebem que estão conectados e que têm por missão evitar desastres normalmente previstos nas imagens feitas por pessoas com o dom de precognição. A série segue o estilo das HQs americanas de super-heróis, com acontecimentos que se desenvolvem em mais de um episódio. Foi produzida pela Universal Media Studios, filmada principalmente em Los Angeles, Califórnia e teve em um dos seus capítulos a inusitada participação de Stan Lee dirigindo um ônibus. Os produtores executivos são Allan Arkush, Dennis Hammer, Greg Beeman e Tim Kring. Heroes garantiu vários prêmios e indicações. A série foi indicada em oito categorias no Primetime Emmy Awards 2007, incluindo Outstanding Drama Séries, e foi também indicada para a Melhor série dramática da televisão, no Globo de Ouro 2007. Ganhou ainda um People’s Choice Award em 2007 na categoria de Melhor novo drama e foi indicada o Programa do Ano em 2007 pela Television Critics Association e Melhor Programa Internacional no Bafta Awards 2008.

images (1)