Close
HQS, LIVROS E MANGÁS Review

Shang-Chi: O Mestre do King Fu da Marvel Comics.

Shang-Chi: O Mestre do King Fu da Marvel Comics.
  • Publishedmaio 20, 2021

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e depois de já conhecermos o Punho de Ferro live action da Netflix – Marvel, é hora de conhecermos um outro herói das artes marciais que tem sua origem e vilão principal com ninguém menos que o polêmico Fu Manchu, ou talvez Mandarim (Homem de Ferro 2), e seus dez anéis mágicos. Aproveitando que agora já saiu o trailer desta nova produção, que tal conhecermos mais um pouco deste incrível herói baseado no mestre do kung fu Bruce Lee, assim como Fei Long dos games da Capcom.

Shang-Chi (A ascensão do espírito) muitas vezes chamado de Mestre do Kung Fu, é um herói das HQs publicadas pela Marvel Comics. Criado por Steve Englehart e Jim Starlin, apareceu pela primeira vez em Special Marvel Edition #15 (dezembro de 1973) na Era de Bronze das HQs, durante a década de 1970, o período dos filmes de artes marciais e da série de televisão Kung Fu com o ator David Carradine. A Marvel obteve a licença de Fu Manchu de Sax Rohmer, que foi incorporado na origem do herói. Em edições posteriores, sua conexão com Fu Manchu foi subestimada depois que a Marvel perdeu os direitos dos personagens de Sax Rohmer para DC Comics.

Depois de testar o personagem em Special Marvel Edition, que anteriormente era uma revista de republicações, a editora trocou o nome da revista para The Hands of Shang-Chi, Master of Kung Fu a partir do número 17, em 1974. Durou até a edição 125 (1983). Enquanto isso, Shang-Chi também apareceu na revista Deadly Hands of Kung Fu, dedicada aos personagens da Marvel que praticam artes marciais (como Punho de Ferro, Filhos do Tigre, Colleen Wing e Misty Knight).

Shang-Chi é um mestre extraordinário de todos os estilos de wushu, tanto em combates desarmados, quando armados, incluindo o uso do bastão gun, nunchaku e jian. Mais tarde, ao ingressar nos Vingadores, em última instância, ganha o poder de criar incontáveis duplicatas de si mesmo. Shang-Chi usa suas habilidades para combater o mal e em particular seu pai Zheng Zu (originalmente chamado de Fu Manchu).

Shang-Chi está pronto para fazer sua estréia em um filme live-action, Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings, ambientada no Universo Cinematográfico Marvel. Ele será interpretado pelo ator sino-canadense Simu Liu.

Por iniciativa do desenhista Paul Gulacy, o herói ganhou as feições do ator chinês Bruce Lee. Gulacy era um fã de cinema, e muitos personagens foram inspirados em estrelas de cinema: Juliette em Marlene Dietrich, James Larner em Marlon Brando, Clive Reston (muitas vezes amplamente insinuado como sendo o filho de James Bond, bem como o sobrinho-neto de Sherlock Holmes), ocasionalmente, se parecia com Basil Rathbone e Sean Connery, e um personagem menor Ward Sarsfield (inspirado no nome real de Sax Rohmer, Arthur Henry Sarsfield Ward) que se parecia com David Niven. Em Master of Kung Fu #19, Shang-Chi (já com as feições de Bruce Lee) conhece um lutador chamado Lu Sun, o lutador possuía o rosto parecido com o de David Carradine e ostentava um bigode.

Shang-Chi teve mais duas séries curtas: Master of Kung Fu: Bleeding Black (1990) e a minissérie do selo Marvel MAX, Master of Kung Fu: Hellfire Apocalypse (2002), novamente com a arte de Paul Gulacy. O personagem teve duas histórias na série antológica Marvel Comics Presents, incluindo uma roteirizada por Moench, publicada nos primeiros oito números da série em 1988, e co-estrelou uma história com o Cavaleiro da Lua em Moon Knight Special (1992). Em 1997, um arco de história estrelado por Shang-Chi foi lançado em Journey into Mystery # 514-516, e teve a intenção de publicar uma minissérie do personagem em 1998.

Embora tenha sido criado em uma série com personagens licenciados, Shang-Chi é um personagem de propriedade da Marvel e foi firmemente estabelecido como parte do Universo Marvel, com participações em vários outros títulos, como Marvel Team-Up, Marvel Knights e X-Men. A maioria dos personagens originais licenciados no elenco de apoio foram eliminados nas séries e histórias mais recentes. Em 2015, a editora anunciou que obteve a licença apenas para republicar as histórias dos anos 70.

Em algumas de suas aparições modernas, seu pai é mencionado como um vilão em termos enigmáticos ou usando uma variedade de novos nomes, porque a Marvel não tem mais os direitos de Fu Manchu. Em Secret Avengers #6-10, o escritor Ed Brubaker oficialmente contornou toda a questão através de um enredo onde um grupo desonesto de agentes de S.H.I.E.L.D. ressuscitaram uma versão zumbificada de Fu Manchu apenas para descobrir que “Fu Manchu” era apenas um pseudônimo; que o pai de Shang-Chi era realmente Zheng Zu, um antigo feiticeiro chinês que descobriu o segredo da imortalidade. Da mesma forma, a meia-irmã de Shang-Chi, Fah Lo Suee, foi rebatizada como Zheng Bao Yu/Cursed Lotus em Fearless Defenders #8 de 2013, enquanto Smith e Petrie não apareceram em nenhuma propriedade da Marvel desde o final da série de Kung Fu em 1983.

Shang-Chi retornou como personagem principal nas HQs Heroes for Hire de 2007. Shang-Chi estrelou uma minissérie de cinco edições auto-intitulada a partir de junho de 2020. A série será escrita pelo autor de O Chinês Americano, Gene Luen Yang com arte de Dike Ruan e Philip Tan. Segundo Yang, a história explora os relacionamentos de Shang-Chi com seu pai Zheng Zu e seus meio-irmãos. Shang-Chi vai estrelar uma nova série contínua com Yang e Ruan retornando em 2021.

Assista séries e filmes assinando Disney Plus!

A História de Shang-Chi: Shang-Chi nasceu na província de Honã, na República Popular da China, e é filho de Fu Manchu, o criminoso chinês que repetidamente tentou conquistar o mundo e tinha sede de sangue. Shang-Chi foi criado e treinado nas artes marciais por seu pai e seus instrutores. Ele foi enviado em uma missão para assassinar o Dr. Petrie, mas ele conheceu o arqui-inimigo de Fu Manchu, sir Denis Nayland Smith, e descobriu que Fu Manchu era mau. Então, se rebelou contra seu pai. Shang-Chi lutou contra Sol da Meia-Noite, e então conheceu seu próximo aliado, Black Jack Tarr. Shangi-Chi tornou-se um aliado dele, de Sir Denis Nayland Smith e do MI-6, e se opôs a Fu Manchu. Lutou contra os assassinos Si-Fan.

Apesar de, muitas vezes, entrarem, em conflito, seu espírito pacifista e seu desejo de fazer justiça, Shang-Chi entende que, às vezes, é necessário usar a força para salvar vidas. Ao longo de suas aventuras, conheceu Homem-Coisa, e conheceu o super-herói Homem-Aranha. Shang-Chi, então, conheceu seu amigo Clive Reston. Shang-Chi lutou contra o Espreitador das Sombras e Fu Manchu e resgatou o Dr. Petrie de Fu Manchu. Ele, então, se opôs à sua meia-irmã, Fah Lo Suee. Ele se opôs a Carlton Velcro, e primeiro lutou contra Punho de Lâmina e Pavane. Shang-Chi, então, conheceu seu amor, Leiko Wu. Ele se opôs a Mordillo e Brynocki. Ele teve seu primeiro encontro com o Gato. Em seguida, encontrou, pela primeira vez, o Punho de Ferro. Depois, lutou contra Punho Elétrico. Após outra batalha contra Fu Manchu, Shang-Chi deixou o MI-6.

Como um aventureiro, ele se juntou ao Punho de Ferro, Tigre Branco e Valete de Copas contra a Corporação. Ele então conheceu o Coisa e lutou contra a Hidra. Ele se envolveu em um jogo entre Doutor Destino e Prime Mover. Ele primeiro lutou contra Massacrador de Crânios, e depois lutou contra Zaran. Shang-Chi então se juntou ao Homem-Aranha, a Viúva Negra e Nick Fury contra Víbora, Bumerangue e Samurai de Prata. Shang-Chi se opôs a Fu Manchu e Fah Lo Suee mais uma vez. Com Smith, Tarr, Reston e Wu, ele formou a Freelance Restorations, Ltd, baseada no Castelo de Stormhaven, na Escócia. Shang-Chi finalmente testemunhou a morte de Fu Manchu. Ele então se uniu com Rom contra os Espectros. Não muito tempo depois da morte de seu pai, Shang-Chi deixou a Freelance Restorations, Ltd, abandonou sua vida como aventureiro e se retirou para a remota Yang-Tin, na China, para viver como pescador.

Algum tempo depois, Shang-Chi retornou da China e se juntou a Tarr, Reston e Wu. Eles lutaram contra o grupo terrorista de Argus, formado para fazer com que os Estados Unidos agissem mais agressivamente contra todos os terroristas. A fim de obter informações, Argus mandou torturar Wu, cortando sua mão esquerda como uma mensagem. Ela foi resgatada por Shang Chi e pelos outros, mas não antes de ele sofrer uma dose de veneno de ação lenta. Antes que o veneno pudesse matá-lo, ele foi curado dos seus efeitos pelo elixir vitae de Fu Manchu.

Shang-Chi se uniu a uma versão restaurada do grupo Heróis de Aluguel. Ele começou um relacionamento com Maria Vasquez (Tarântula). Foi ele quem matou seu companheiro de equipe Zumbido, controlado por uma raça insectoide que escapou da nave de Hulk quando este retornou à Terra. Este ato de sangue-frio o traumatizou e ele deixou a equipe.

Era Heroica: No arco Shadowland, Shang-Chi é um dos heróis que lutam contra os ninjas do Tentáculo. Mais tarde, ele trabalha junto com o Homem-Aranha contra o Senhor Negativo, e temporariamente toma os poderes do Senhor Negativo até ser trazido de volta ao normal pelo Homem-Aranha. Em Secret Avengers, Steve Rogers rastreia Shang-Chi para ajudar a reverter o Conselho das Sombras, que ressuscitou o pai de Shang-Chi, Zheng Zu, e empregou o Hai-Dai, um esquadrão de assassinos, para caçar Shang-Chi. Pelas instruções da nova Madame Teia, Shang-Chi começou a treinar o Homem-Aranha em kung fu para ajudá-lo a compensar a perda recente de seu sentido de aranha. Durante o relançamento Nova Marvel, Shang-Chi se junta aos Vingadores depois de ser recrutado por Capitão América e Homem de Ferro.

Shang-Chi se juntou a vários outros super-heróis asiáticos-americanos (Amadeus Cho, Silk, Ms. Marvel, Jimmy Woo e o agente de S.H.I.E.L.D. Jake Oh) para uma campanha beneficente em Flushing, Queens. Mais tarde, enquanto o grupo está passando a noite em Koreatown, Manhattan, eles são emboscados pelo príncipe alienígena Regent Phalkan e seu pequeno exército de Seknarf Seven. Shang-Chi e seus aliados brevemente lutam contra os invasores antes deles e um grande grupo de transeuntes é teletransportado perto de Seknarf Seven, onde Phalkan exige que o grupo ofereça algumas pessoas para a comida dentro de um limite de tempo. Nomeando seu grupo “Os Protetores”, Woo reúne o grupo e os espectadores a trabalhar juntos para escapar, enquanto Shang-Chi lidera um ataque com Silk e Ms. Marvel. Os Protetores eventualmente se libertaram e derrotaram Phalkan e suas forças com a ajuda dos espectadores. O Programa Espacial Tropa Alpha chega para resgatar os Protetores e transeuntes e prender Phalkan, que Sasquatch revela ter sido exilado de Seknarf Seven por traição.

Império Secreto: Durante o enredo do Império Secreto, Shang-Chi foi considerado um prisioneiro da Hidra em Madripoor após a aquisição da Hidra dos Estados Unidos. Após a derrota de C.O.L.M.É.I.A. e Gorgon, a inteligência artifical Tony Stark encontra-o e ele afirma que não tem mais o fragmento do Cubo Cósmico. Um flashback revelou que Emma Frost levou o fragmento do Cubo Cósmico dele quando ele estava inconsciente. Shang-Chi foi visto mais tarde com o metrô quando eles e outros super-heróis estão lutando contra as forças da Hidra em Washington, D.C.

Buscando uma maneira de lutar contra sua habilidade de roubar o adversário Topázio, Dominó se aproxima de Shang-Chi (que foi encaminhado a ela por seu companheiro de equipe Protetores, Amadeus Cho) em seu retiro na Ilha de Lantau para treinamento. Após uma longa sessão de treinamento, os dois passam uma noite romântica em Hong Kong, apenas para serem emboscados em uma boate por um grande grupo de inimigos de Shang-Chi, liderados por Meia-Noite e incluindo Punho de Lâmina, Shen Kuei, Punho Elétrico, Devastador, Espreitador das Sombras, Garra de Tigre e outros. Dominó e Shang-Chi os derrotam com relativa facilidade. Os dois são confrontados por Topázio, que Dominó derrota usando os ensinamentos de Shang-Chi. Apesar dos pedidos de misericórdia de Shang-Chi, Dominó mata Topázio. Decepcionado, Shang-Chi termina com Dominó e a dispensa como sua aluna.

A Guerra dos Reinos: Depois de participar de uma demonstração para a Escola Pan-Asiática de Jimmy Woo para os Excepcionalmente Superdotados em Bombaim, Shang-Chi e os Protetores são oferecidos como membros dos Agentes do Atlas de Woo. Shang-Chi e os outros são repentinamente alertados pela notícia da invasão da Terra por Malekith; a maioria dos Novos Agentes do Atlas segue para Seul, enquanto a Ms. Marvel se junta a Jake Oh e os Campeões em Nova York. Shang-Chi e os outros defendem Seul da aliada Rainha Sindr de Malekith e suas forças Goblin do Fogo de Muspelheim com a ajuda dos heróis coreanos Raposa Branca, Crescente, Io e Luna Snow. Após Sindr ameaçar convocar um vulcão no meio da cidade e matar milhões de inocentes, Brawn teletransporta Atlas e seus novos aliados para longe da batalha, permitindo que Sindr anexasse pacificamente a Coreia do Sul. Brawn finalmente convoca os heróis chineses Sword Master e Aero, a heroína filipina Wave e a Deusa do Fogo havaiana e os vulcões Pelé de Xangai para ajudar na luta contra o Sindr. Os heróis recém-convocados não estão nada satisfeitos por terem sido retirados de sua batalha anterior, mas Pelé rapidamente interrompe a luta interna, avisando o grupo que o Sindr planeja derreter as calotas polares se eles não trabalharem juntos. Depois de formular um plano, Brawn confronta Sindr e suas forças diretamente enquanto Aero, Wave e Luna usam o Bifrost Negro de Sindr para viajar ao Ártico para diminuir sua temperatura; Shang-Chi e os outros são teletransportados para o aliado de Atlas, o Rei-Macaco, no norte da China, onde Shang-Chi começa a treinar os membros restantes para a luta final. Conforme planejado por Brawn, a Rainha das Cinzas chega ao norte da China com um Brawn capturado, apenas para ser pega de surpresa por Shang-Chi e os outros, que derrotam Sindr com o treinamento de Shang-Chi, embora Pelé (que revelou ter sido M-41 Zu, um Atlas Android misticamente aprimorado e Monkey King se sacrificam no processo. Apesar de ter tido a chance de se render, Sindr foge usando o Black Bifrost, apenas para Shang-Chi e os outros seguirem com o teletransportador de Brawn, onde ajudam o Capitão Marvel a derrotar ela e suas forças restantes na Grande Muralha da China perto de Pequim. Shang-Chi é mais tarde mostrado lutando contra os Goblins do Fogo restantes ao lado de Wolverine, Hawkeye, Misty Knight e os Warriors Three em Shanghai. Após a derrota de Malekith, Shang-Chi é visto com os outros Agentes em Xangai observando enquanto os Goblins do Fogo capturados são escoltados de volta para Muspelheim.

Novos Agentes de Atlas: Pouco depois do evento Guerra dos Reinos, Shang-Chi encontra o Sword Master na cidade de Nova York, que está procurando por seu pai desaparecido. Percebendo a inexperiência e imprudência do herói iniciante, Shang coloca Lin Lie sob sua proteção para melhorar suas habilidades. Enquanto Shang-Chi e Sword Master continuam seu treinamento em Flushing, eles são interrompidos quando luzes brancas começam a engolfar a cidade. Os dois, que estão reunidos com os outros agentes do Atlas e o Homem-Gigante, descobrem que as cidades em que estavam (junto com outras cidades asiáticas, pacíficas e predominantemente asiáticas fora da Ásia) foram fundidas e conectadas com portais. Mike Nguyen da Big Nguyen Company revela estar por trás da cidade recém-fundida, “Pan”, que ele afirma que por 24 horas permitiria a cada cidadão explorar facilmente as respectivas cidades sem quaisquer restrições políticas e econômicas. Pouco depois do anúncio, Pã é repentinamente cercado por wyverns, que os agentes confrontam com Isaac Ikeda, o autoproclamado “Protetor de Pã”.

Algum tempo depois, Shang-Chi e o Sword Master são confrontados por Ares, que tenta pegar a espada Fuxi de Lin Lie. Shang-Chi faz um compromisso com Ares: em troca de Shang-Chi e do Mestre da Espada ajudá-lo, Ares ajudaria a encontrar o pai desaparecido de Lin Lie. Ares aceita, explicando que seu filho drakon Ismênio foi sequestrado e que ele desejava usar a espada para matar o sequestrador de Ismênio, que Ares acredita ser outro deus. Usando Pan Portals, os três são capazes de rastrear Ismenios até um templo em Madripoor. No entanto, a destruição da prisão de Ismênios pelo Mestre da Espada convoca Davi Naka, a Deusa Mãe de Madripoor. Naka revela que Ismenios tentou saquear o tesouro de Atlântida durante a ausência de seu guardião da serpente marinha, mas foi capturado por Namor. Devido ao seu dever de proteger todos os dragões, Naka resgatou Ismenios da ira de Namor e aprisionou o jovem drakon em seu templo para sua proteção e aplacar o reino subaquático. Naka ainda avisa ao grupo que, apesar de seus esforços, Atlântida ainda está indignada com o desaparecimento de sua serpente marinha e implora que a encontrem.

Amadeus mais tarde aborda Shang-Chi e o incumbe de localizar Jimmy Woo, que não contatou a equipe desde a fusão. Junto com Crescent, Shang-Chi se infiltra no escritório de Woo na Escola Pan-Asiática para os Excepcionalmente Superdotados no setor de Mumbai em Pan, onde ele descobre uma fotografia de Woo e Nguyen juntos. Shang-Chi e Crescent descobrem um túnel secreto no escritório de Woo que os leva para a sede da Atlas Foundation no setor Pan de San Francisco, onde eles ficam cara a cara com Woo e o conselheiro dragão da Atlas Foundation, Sr. Lao, que se apresenta a os agentes Atlas. Ao mesmo tempo, Amadeus, Silk, Sword Master e White Fox invadem a torre de Nguyen e descobrem uma serpente marinha presa em um laboratório. Nguyen nega que ele e Woo estejam em aliança um com o outro, exceto por assinar um tratado de não agressão entre Atlas e Pan, que os agentes acabaram de violar. Nguyen explica que, uma vez que as escamas do dragão contêm propriedades mágicas associadas a portais e teletransporte, o dragão aprisionado estava tendo suas escamas colhidas para fornecer o portal de Pan e a tecnologia de teletransporte. Suspeitando da identidade da serpente, Lao e Woo ordenam aos agentes que a libertem para não despertar a ira de todos os dragões do planeta, enquanto Nguyen e Ikeda argumentam que libertar o dragão causará o colapso dos portais, deslocando todos os cidadãos e refugiados que se estabeleceram no cidade-portal. Antes que uma decisão possa ser tomada, uma grande tempestade começa a engolfar a cidade. Enquanto Ikeda revela que o dragão aprisionado não é outro senão o guardião desaparecido de Atlântida que ele capturou há um ano por aterrorizar o Mediterrâneo, Namor emerge das águas da costa de Pan e começa a invadir a cidade.

No arco de histórias Ataques Atlantes, Shang-Chi e os outros Novos Agentes de Atlas são convocados por Brawn durante seu confronto com Namor. Namor avisa o grupo para devolver o dragão de Atlântida em um dia ou então enfrentar a ira de Atlântida antes de recuar. Após a batalha, Shang-Chi e os outros Novos Agentes são apresentados aos Agentes de Atlas originais por Woo. Quando Woo envia Namora, Venus, Aero e Wave para Atlântida para uma missão diplomática, Brawn discretamente ordena Shang-Chi e Sword Master para espionar Namora, devido a seus laços familiares com Namor. O dragão é finalmente libertado do cativeiro, mas ao chegar em casa ela fica furiosa e ataca o reino subaquático. Testemunhando a destruição causada pelo dragão, Shang-Chi relata a Amadeus que os cientistas de Atlântida descobriram um implante embutido nas escamas do dragão como a fonte de seu comportamento e que Namor acredita que Amadeus está por trás da sabotagem, levando o rei a retomar seu ataque no Pan.

Família: Ansiando por uma vida normal, Shang-Chi se muda para a Chinatown de São Francisco, mas cruza o caminho de Leiko-Wu, que voltou ao MI-6. Quando Leiko informa que a organização de seu pai pode estar ativa novamente, eles são atacados por assaltantes desconhecidos, mas são resgatados pelo Irmão Saber e pela Irmã Dagger, que se revelam meio-irmãos de Shang-Chi. Os dois revelam a Shang-Chi que ele foi escolhido pelo espírito de Zheng Zu como o próximo Comandante Supremo da Sociedade das Cinco Armas, uma organização secreta criada por seu pai há séculos; também é revelado a Shang-Chi que o retiro de Honã em que foi criado era a Casa da Mão Mortal, uma das cinco casas da Sociedade, e que ele era seu campeão designado, o Irmão Hand. Saber e Dagger pedem a seu meio-irmão que retorne para sua família e recupere seu lugar de direito como líder da Sociedade de sua líder ilegítima Irmã Hammer, que usurpou o controle do Comandante anterior, Estado-Maior Irmão, e enviou Guerreiros do Estado-Maior para matar Shang-Chi para manter seu governo. Percebendo que Hammer é sua irmã há muito perdida, Shang-Chi jura salvá-la do culto de seu pai.[49] Shang-Chi chega à House of Deadly Staff em Londres, onde ele e Shi-Hua surpreendentemente têm uma reunião chorosa. Shi-Hua explica a Shang-Chi a história da Sociedade das Cinco Armas e suas cinco casas, que passaram por muitos nomes, incluindo Si-Fan, Golden Dawn e Hai Dai; Shi-Hua revela que ela foi enviada para a Casa do Martelo Mortal na Rússia. Shang-Chi revela a verdade sobre a natureza de seu pai e tenta convencer Shi-Hua a deixar a Sociedade, mas é repreendido. Acreditando erroneamente que Shang-Chi assassinou Zu, Shi-Hua está indignado que o espírito de seu pai escolheria Shang-Chi para sucedê-lo e revela que ela só pode ser legitimada como Comandante Supremo da Sociedade matando Shang-Chi. Shang-Chi percebe que sua irmã o envenenou e começa a sucumbir aos seus efeitos. Em vez de morrer, Shang-Chi acorda em um dos laboratórios da Sociedade e é atacado por um enxame de jiangshi. Depois de receber um ferimento enquanto lutava contra o jiangshi, Shang-Chi descobre que seu sangue se tornou preto e brilhante. Antes de perder a consciência, Shang-Chi é mais uma vez resgatado por Sabre e Dagger. Enquanto viajava de barco para a Casa da Adaga Mortal, Shang-Chi recebe um novo uniforme cerimonial e treina com Saber e Adaga (que revelam seus nomes de nascimento Takeshi e Esme, respectivamente, a ele) para se preparar contra o jiangshi de Shi-Hua, que são alimentados pela energia espiritual e uma “queixa não vingada”. Shang-Chi percebe que seu ferimento começou a transformar sua carne para parecer a de um jiangshi, fazendo-o perceber que está lentamente se transformando em um. Um espírito dilapidado acena Shang-Chi para a sala do santuário da Casa. Acreditando que ele seja seu pai, Shang-Chi descobre um santuário dedicado ao irmão mais novo de Zheng Zu, Zheng Yi, e um mapa misterioso. O espírito se revela Yi e desaparece antes de explicar qualquer outra coisa.[50] Guiados pelo mapa, Shang-Chi e seus irmãos são direcionados à tumba de Yi em Honã, onde o espírito de Yi aparece para ele em carne e osso. Shang-Chi pede a orientação de Yi para parar Shi-Hua e seu jiangshi e para curar sua ferida purulenta infligida pelo jiangshi. Em vez disso, o espírito de Yi diz a Shang-Chi para parar de fugir de sua família, caso contrário ele se perderia como seu pai e seus ferimentos o levariam a algo maior. Yi também revela que Zu não roubou a essência de sua vida para a imortalidade, mas a deu voluntariamente quando Zu tentou salvá-lo da morte. Quando Shi-Hua e seu exército de jiangshi atacam Londres, Shang-Chi e seus irmãos chegam como apoio para Leiko e MI-6, fornecendo-lhes amuletos de papel para purificar os jiangshi. Shang-Chi começa a sucumbir ao ferimento e se transforma parcialmente em um jiangshi, permitindo que Shi-Hua controle seu corpo para atacar Takeshi e Esme. Quando Shang-Chi começa a resistir, Shi-Hua planta um microchip contendo sua reclamação não vingada nele para colocá-lo sob seu controle completo. Em vez de resistir, Shang-Chi se acalma, o que transporta os dois para um plano astral, onde eles testemunham as memórias da dura educação de Shi-Hua por seu pai na Casa da Mão Mortal na Rússia. Percebendo que sua raiva está em Zheng Zu, e não em Shang-Chi, Shi-Hua interrompe seu ataque, fazendo com que o jiangshi desmaiasse e as feridas de Shang-Chi sarassem. No entanto, Shi-Hua culpa Shang-Chi por roubar seu propósito de vida e foge antes que Leiko possa prendê-la. No dia do Ano Novo Lunar, Shang-Chi é nomeado o novo Comandante Supremo da Sociedade das Cinco Armas e com Takeshi e Esme ao seu lado, Shang-Chi promete manter a Sociedade livre da influência de Zheng Zu e usá-la para proteger toda a humanidade. Após a cerimônia, Shang-Chi é visitado pelo espírito de Zheng Zu, que o parabeniza e comenta que ele está destinado a se tornar como ele, perturbando Shang-Chi.

Durante o crossover Enter the Phoenix, Shang-Chi é escolhida pela Força Fênix para participar de seu torneio ao lado de muitos outros heróis e vilões para decidir seu próximo hospedeiro. Junto com os outros campeões, Shang-Chi é fortalecido por uma centelha do fogo cósmico da Fênix e vence sua primeira partida contra Hipérion, que é incapaz de controlar o poder da Fênix e imediatamente se rende sem lutar. Para sua próxima partida, Shang-Chi vai enfrentar o Capitão América, que planeja jogar a partida e ajudar a treinar Shang-Chi para controlar a Fênix, já que ele acredita que Shang é a escolha ideal para o próximo avatar da entidade. Antes que Shang-Chi possa acertar o golpe final, ele jura não usar seus poderes para tirar outra vida, fazendo com que a Fênix intervenha e o elimine do torneio, dando ao Capitão América a vitória.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

 

Written By
Marcelo Moura

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....