Review: F1 2019 - NoSet
Games

Review: F1 2019

A melhor forma de definir a trajetória da Codemaster no comando dos jogos da saga Formula 1 é como a de um joalheiro que está lapidando um diamante bruto, buscando deixá-lo próximo a perfeição, com calma e paciência. A cada nova edição do game é notável que ela está aos poucos lapidando o jogo, aprimorando e aperfeiçoando aos poucos para entregar uma experiência cada vez mais fiel ao maior esporte automobilístico do mundo.

A maior novidade deste ano está no modo carreira, com um uma abordagem mais aprofundada o jogo buscou mostrar um enredo com uma rivalidade entre pilotos e a inserção da Formula 2 na série. Porém se engana quem espera uma grande imersão, já que durante a carreira só é possível jogar 3 corridas na F2, e a rivalidade entre os pilotos desaparece tão rapidamente quanto as partidas na nova categoria, já que o seu maior rival não consegue manter o mesmo nível de pilotagem na F1. Outro detalhe são as entrevistas realizada durante as corridas, apesar de interessantes e que influenciam na sua reputação como piloto, acabam por se tornar genéricas e repetitivas. Lembrando que nada disso atrapalha a experiencia, já que nítido o quão prazeroso é a jogabilidade do game que vem sendo refinada cada edição.

E se tratando de jogabilidade F1 2019 castiga aqueles que estava acostumados a entrar nas curvas freando com tudo e retomando afundando o acelerador, as chances de perder o controle e rodar na curva é imensa, e faz com que o jogador aprimore as habilidades e sintam realmente como é a dificuldade de se pilotar um carro tão veloz. Essa dificuldade é maior quando se trata de jogar com os carros da F2 ou os veículos clássicos, é incrível como é dificultoso pilotar os veículos clássicos com a facilidade que é com os atuais. Só assim percebemos a dificuldade que era para os gigantes do passado como Senna e Prost.
E falando em Senna e Prost, essa edição destacou a rivalidade entre ambos os pilotos, e nos permitiu a possibilidade de jogar uma serie de desafios com ambos para realçar ainda mais uma das maiores rivalidades que já aconteceu na F1. Um ponto curioso é que a Codemaster só apresentou essa novidade quando já estava bem próximo do lançamento do jogo, que faz pensar se realmente foi pra alimentar a nostalgia dentro dos fãs ou se foi somente uma grande jogada de marketing, indiferente de qual seja a novidade foi extremamente prazeroso poder estar no controle de um dos ícones esportivos brasileiro o grande e incrível Ayrton Senna.

Definitivamente F1 2019 entra de cabeça no mundo dos Esports, com uma aba dedicada especificamente para relatas informações, como resultados de eventos, tabelas de classificação, regras e equipamentos e até mesmo a possibilidade de assistir a corridas através de um link externo que abre no navegador do console ou computador. E se tratando de pilotar a experiencia de jogar aumenta significantemente quando se joga com um volante atual, para esses testes foi utilizado o volante Logitech G29 no Playstation 4, e é notável o quão satisfatório é a experiência de jogar atrás de um volante.
Visualmente o jogo apresenta melhorias sutis em relação a versão anterior, porém são nítidas, já que o jogo está mais fluido e bonito, o destaque fica por conta do novo modo de iluminação, que permitiu com que fosse muito mais fiel as corridas noturnas, que anteriormente não transmitiam uma experiência realista. As construções, e o ambiente foram muito bem projetados, e faz com que o jogador se sinta realmente no local e na pista selecionada. O trabalho nos efeitos sonoros também foi bem trabalhado, com sons mais fieis as maquinas, o que permite o jogador distinguir a diferença entre os veículos e motores, além dos ambientes dos circuitos.

Outro fator que também sofreu alteração foi o menu principal do jogo, apresentando os modos de forma mais simplificada e esteticamente agradável, bem similar ao menu do FIFA, além da exibição de uma carteira de licença mostrando informações de cada jogador como nível de habilidade e nível, além de resultados das corridas. Há também a possibilidade de customizar insígnias, carros e o próprio piloto, isso permite que cada jogador possa ter sua própria aparência no ambiente online do jogo.
F1 2019 definitivamente é a experiência completa para os fãs e não fãs da saga, mais que buscam um ótimo jogo de corrida para se divertir.
O jogo está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC com data oficial de lançamento para o dia 28 de junho de 2019. Confira abaixo o trailer de lançamento do jogo:

Topo