Born Strong: Documentário destaca a luta para ser o homem mais forte do mundo. - NoSet
Documentário

Born Strong: Documentário destaca a luta para ser o homem mais forte do mundo.

Post com audiodescrição!

A Netflix disponibilizou esse documentário que aborda não só os bastidores do campeonato criado e dirigido por Arnold Schwarzenegger, o Arnold Strongman Classic. Na verdade, Born Strong aborda as dificuldades e a trilha traçada por cada um dos competidores do torneio que definirá quem é o homem mais forte do mundo.

Ver homens com mais de 180 quilos, capazes de levantar pesos de mais de 400 quilos, é impressionante, porém não temos a menor ideia dos percalços para que alguém chegue a esse patamar. Mais do que isso, Born Strong evidencia as dificuldades dos competidores e o esforço de seus familiares, já que ninguém chega a esse nível sozinho.

Arnold Schwarzenegger.

O ator, ex-político e oito vezes Mister Olympia fala sobre alguns dos competidores e traça paralelos com sua própria carreira como fisiculturista. Por ser alguém que viveu também no meio, Arnold enxerga com perfeição os acertos, erros e cada barreira que esses gigantes precisam transpor.

Mais do que um comentarista ou narrador, Arnold faz o papel de um analista e admirador desses homens que se entregam quase em tempo integral para alcançar seus sonhos.

Luta diária.

Ao se deparar com um cara de 2,10m e 190 quilos é impossível não se impressionar. Gigantes entre nós, eles são muralhas que intimidam e servem de inspiração para outros que também buscam chegar ao nível de excelência deles. Contudo, há muito mais do que as aparências podem revelar.

Para se tornar um Strongman é vital ter foco. É preciso saber que o tempo com sua família será pouco, que as diversões darão lugar aos treinos e, acima de tudo, ter a consciência que sua atividade pode decretar a sua morte. Afinal, forçar o corpo a limites inimagináveis para nós, pessoas comuns, pode também significar a aproximação de um ponto onde a estrutura física não mais suporte.

Os competidores do Arnold Strongman Classic treinam para alcançar o ápice daquilo que o ser humano pode fazer. Alguns deles pagam um alto preço e vivem em uma rotina muitas vezes solitária, mas certamente são exemplos de determinação e vontade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modalidades.

Após algumas particularidades dos principais competidores, incluindo Hafthór Júlíus Björnsson (o Montanha de Game of Thrones), Eddie Hall (recordista mundial de levantamento terra), Brian Shaw (o arqui-inimigo de Z) e Zydrunas Savickas (sete vezes campeão do Arnold Strongman, popularmente conhecido por Z), chega a hora da competição. Para quem não conhece o evento, a primeira ideia é a de que basta levantar o maior peso e ganhar o cinturão de homem mais forte do mundo. Só que as coisas não são tão simples…

A primeira modalidade é a de levantamento de peso terra, onde o menor peso levantado é de 317 quilos. Nesse documentário vocês verão o esforço para a quebra do recorde mundial de Eddie Hall, a Besta.

A segunda é chamada de Austrian Oak ou Carvalho Austríaco e requer muita força e concentração.

Na terceira modalidade temos o arremesso de peso, onde o Strongman deverá levantar em uma mão e permanecer por alguns segundos com 136 quilos.

Depois chega uma modalidade que abusa na quantidade de peso. Em trinta segundos o competidor deverá levar por 4 metros o peso inacreditável de 700 quilos. Esse é o Fardo de Carregar.

A última competição é mais leve que a anterior, porém acrescenta um obstáculo: uma subida. São 500 quilos que o levantador terá que transportar no menor tempo possível. Sem paradas, sem descanso.

Ao assistirem esse documentário, vocês descobrirão quem foi o campeão dessa edição do Arnold Strongman Classic Ohio. Isso, porém, não é um resultado definitivo. Os demais competidores não irão ficar cabisbaixos e interromper suas trajetórias. Tal qual armas disparadas, eles só pararão ao encontrar o alvo… ou outro obstáculo de igual ou maior poder. Esse é o mundo dos Homens Fortes. Fortes física e mentalmente, cientes de seus limites e dispostos a superá-los.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 115.080 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo