Years and Years da BBC & HBO
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das mais completas séries que já vi sobre família, política, tecnologia e futuro diatópico.
Years and Years: Criador e roteiro Russell T Davies, diretores Simon Cellan Jones e Lisa Mulcahy, produtor Karen Lewis, produtores executivos Simon Cellan Jones, Michaela Fereday, Lucy Richer e Nicola Shindler, distribuída por StudioCanal. Elenco Emma Thompson, Rory Kinnear, Russell Tovey, T’Nia Miller, Jessica Hynes, Ruth Madeley, Anne Reid e Jade Alleyne. Compositor da música-tema Murray Gold, empresa de produção Red Production Company, emissora de televisão original BBC One e HBO.
Years and Years é uma série de TV dramática produzida em cooperação entre a BBC e HBO. Começou a ser transmitida na BBC One no Reino Unido em 14 de maio de 2019 e na HBO em 24 de junho de 2019. A série foi criada e escrita por Russell T Davies, e estrelada por Emma Thompson como Vivienne Rook, uma celebridade que ingressa na política e cujas opiniões controversas dividem a nação, ao lado de Rory Kinnear, Russell Tovey, Jessica Hynes, Ruth Madeley e Anne Reid como a família Lyons.
Sinopse: A minissérie em seis partes segue a família britânica Lyons em Manchester: Daniel vai se casar com Ralph, Stephen e Celeste se preocupam com seus filhos, Rosie está procurando um novo parceiro, e Edith está envolvida em uma causa humanitária. Presidindo a todos eles está Gran, a imperiosa Muriel. Todas as suas vidas convergem em uma noite crucial em 2019, e a história se acelera no futuro, seguindo as vidas e os amores dos Lyons nos próximos 15 anos, enquanto a Grã-Bretanha é abalada por avanços políticos, econômicos e tecnológicos instáveis.
Crítica: Uma aula de cinema e TV, simplesmente divino, um tapa na sociedade moderna, uma abordagem humana destruindo os alicerces familiares e um “purgatório político”, foi tudo isso que pensei ao assistir a belíssima obra de Russell T Davies, seu criador e roteirista. Davies nos coloca no meio de um furacão familiar, político, social e tecnológico de nossa geração, ao tirar o fôlego em cada capítulo do público, fazendo questionar o tempo todo se é uma mera obra de ficção ou uma referência a tudo que passamos neste século. Nada escapa aos olhos do roteirista que descreve exatamente o mundo atual e a onde tudo pode nos levar em quinze anos para o futuro, a liberdade de escolha sexual, o avanço da tecnologia, a política global, as guerras, a destruição do planeta, tudo isso em doses cavalares e com a família Lyons como o espelho refletido de nós, que somo os próprios Lyons do mundo real.
Do elenco todos estão incríveis, mas a atriz britânica Emma Thompson (Nanny McPhee), uma das melhores de sua geração, rouba a cena com sua Vivienne, uma versão britânica para “Trump e Bolsonaro”, com sua chegada ao poder com propostas vazias, usando um carisma propagandista até se tornar uma versão inglesa de “Hitler”, nos surpreende como sempre, não só pela qualidade de atuação, como por sua sensibilidade ao dar camadas para um personagem tão caricato. Sua Vivianne é uma ditadora simplesmente divina e a cena em que ela branda Fake News, sobre criticas ao seu trabalho e chama a imprensa de mentirosa em declaração junto aos jornalistas é sensacional e real, se compararmos a atualidade americana e brasileira. Outra belíssima atuação é da atriz Anne, a avó Muriel, que começa como uma pessoa preconceituosa e egoísta, mas que no desenrolar da série essa primeira impressão se dilui com uma demonstração de carisma e força que une a família Lyons e todas as suas adversidades. É um trabalho de equipe em uma série dramática, com humor acido em alguns momentos e muitos pontos de reflexão, como as zonas de criminalidade, xenofobia e os campos de concentração, tudo isso real demais para nossa época.
Curiosidades: Em junho de 2018, a BBC anunciou que Russell T Davies escreveria Years and Years, que foi descrito como “um drama épico que segue uma família com mais de 15 anos de avanços políticos, econômicos e tecnológicos instáveis”. Russell disse já ter o objetivo de desenvolver a série há pelo menos duas décadas. Em outubro de 2018, foi anunciado que Emma Thompson havia se juntado ao elenco como Vivienne Rook ao lado de Rory Kinnear, T’Nia Miller, Russell Tovey, Jéssica Hynes, Lydia West, Ruth Madeley e Anne Reid .[4] Years and Years foi lançado por Andy Prior. Também foi anunciado que a série seria dirigida por Simon Cellan Jones. A série começou a ser filmada em Manchester em outubro de 2018. Locais incluíram Trafford Park para o campo de refugiados e Altcar Training Camp, Liverpool em “Erstwhile”.
No site de agregadores de revisão Rotten Tomatoes, a série detém uma taxa de aprovação de 89% com base em 53 críticas e 90% em 51 revisões do público. O consenso crítico do site diz: “Years and Years critica severamente o presente com uma projeção niilista do futuro, aliviando a sátira devastadora com um senso de humor e personagens que são fáceis de serem investidos”. No Metacritic, a série tem uma pontuação média ponderada de 77 em 100, com base em 20 críticos, indicando “revisões geralmente favoráveis”.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/